Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Pandora que Hera Dora -Por Socorro Moreira - Para minha amiga Stela

Stela passou 4 anos para nos mostrar um poema primoroso. Eu passo só um instante, e me arvoro , sem ligar para a impureza dos meus versos... Confio na luz da compreensão ,que espelha, os que leem.

Essa mulher me estranha
quando penso que sou outra
Nos espelhos invertidos ,
imagens reveladoras
Na projeção de si mesma
descobre o quanto foi tola
Foi amante ,foi covarde ,
e foi procrastinadora.
O espelhou ofuscou
seu jeito de moura
Escondeu sua língua ferina ,
sua caixa de Pandora
Escondeu seu ventre de Hera
Sua espera ,
nas esquinas imaginárias
de uma esfera
Mistérios diluídos em quimeras
Mistérios escondidos
em verdades, que
os astros lhe disseram !
Véus guardados
depois da procissão de passos
Véus rasgados
depois de um último bolero
Naquele salão dos espelhos
sua imagem fundiu-se,
na fumaça das velas
A luz foi ficando parca,
como numa noite sem estrelas.

socorro moreira

6 comentários:

Stela disse...

Minha querida, você tem uma Lua na Casa Dez, a Casa mais alta do Mapa natal, onde tudo é claridade e, portanto, exposição. Daí tanta espontaneidade. Além do mais, você tem Sol e Mercúrio no signo de Virgem, o que te dá clareza e inteligência rápida, sagaz, brilhante. E não vou dizer mais nada do teu mapa não... tá?
Você compôs um poema que espelha teu espelho, brincando mercurianamente com as palavras, com as imagens, com os mitos femininos. Bravo, Pandora que Hera Dora. Muito bom!

socorro moreira disse...

Adoro quando os astros falam por ti.

Quando eu era pequena, já eras grande. E eu pensava ... Por que não sei fazer poesia como Stela ?

Realmente cada um sabe dizer o que sente de um jeito diferente. Mas eu já te admirava , poeta...Naquele tempo !


Abraços.

Stela disse...

Nem vou dizer mais nada...
Ah, vou te chamar de Hera Dora. Esse nome é demais! Mas veja: de Hera tens pouco, de Pandora um bocado, e de Dora, Muito!

ludmila disse...

Não podemos permitir que noites sem estrelas ...nos tirem o brilho...do amor...da tentativa mesmo que distante...de sermos felizes ...por vezes nos lançando em um ballet desvairado de tarefas que por engano achamos que podera preencher nosso lado afetivo..nos levando a um deserto pessoal...nos impedindo de olhar que o amor pode estar bem perto de nós...beijao carinhoso texto pra se pensar rs

socorro moreira disse...

Acho que só perdi Marina. Amélia desistiu de mim. Ela diz : se você tem preguiça de fazer café, comigo não dá pé !
Dora é frevo como fui; Pandora é ousada , irreverente, como ainda sou... Hera , foge das minhas eras... Socorro !!!!!!!!
Eu sei quem a (dora) pegar no cabo da caçarola , e mexer um vatapá, como uma falsa baiana do Ceará. Sou dos lugares que fui.Voltei com sotaques na alma, e quebrei de susto os meus espelhos... E agora, Stela ? Drummond não respondeu !

socorro moreira disse...

Ludmila,

As respostas que o coração indaga são indecifráveis.
Nem toda noite é escura. Acuidade no olhar permite enxergar o brilho perdido... Existe um manifesto sentido... Aclarar o olhar que a noite bebeu.