Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

sexta-feira, 28 de maio de 2010

ESCLARECIMENTOS NECESSÁRIOS

Há alguns pontos sobre o que faço e escrevo que o senhor José do Vale desconhece e que gosta prazerosamente de especular. Pela educação que tive em casa, sob a tutela do meu avô, senhor Raimundo Alberto Nunes e por meio do meu irmão, aprendi que: Se você não se dá nem ao trabalho de levantar todas as fontes sobre algo que você afirma ou nega... Por qual motivo você acha que deve ser ouvido? Ignorar sobre o que se fala ou acusa já seria o bastante para ficar num limbo ouvindo a própria voz. Se estou me dando ao trabalho de responder é pelo motivo de que algum leitor desatento possa se deparar com a afirmativa injuriosa que o senhor me faz tentando me reduzir a uma caricatura do senhor Olavo de Carvalho. A acusação primária se reduz a mesma lógica: todos os patos são bípedes, todos os galos são bípedes, todos os galos são patos. Uma afirmativa baseada numa lógica formal, mas, uma lógica formal nem sempre é verdadeira. Infelizmente. A mesma se interessa apenas pelas características aparentes das idéias e não verifica, não pesquisa, não observa a verdade para tirar suas conclusões apressadas. Outra acusação que me faz é que eu seja “direitista”, ficando sua simples afirmação mais uma vez no prazer das aparências. Gostaria de ver postado no blog de modo tão claro como foi postado algum documento que prove que sou de partido X ou Y, ou melhor, gostaria que postassem onde sou vetado pela constituição de poder escolher qualquer partido e/ou expressar qualquer crença que seja. Tenta-se inutilmente colocar-me dentro de um padrão facilmente reconhecido, ou uma camisa de força de argumentações que partem de um ponto falso e prossegue sem lógica do começo ao fim da afirmação. Quem quer que discuta algo em tais termos está dentro de uma gaiola, onde o que quer que diga será entendido de modo errado. Nestes termos eu não dou um “bom dia”.Sobre o que postei do Mário Ferreira dos Santos não é nada mais do que o desejo de expressar a obra de uma pessoa que tem autenticidade bem além das aparências. Tenho contato com a obra do Mário, pois o contraste de algumas de suas obras mais a escola de economia austríaca e as bases filosóficas da geografia serão tema do projeto de minha tese de mestrado, que, caso não seja feito este ano será no próximo. As referidas obras serão: “A origem dos grandes erros filosóficos”, “Filosofia da Crise” e “Análise de Temas Sociais” associadas com as obras do Allam Bloom, “O Declínio da cultura ocidental” e as obras que estão sendo por mim adquiridas ainda como: “ A tradição intelectual do ocidente” de J. Bronowski e Bruce Mazlisch, “Ciência Moderna y Sabiduría Tradicional” Titus Burckhardt, mais as algumas dos economistas austríacos. O contato com a obra do referido filósofo pode ser adquirida por outros tantos meios que reduzir a propagação do Olavo (que pelo que sei não tem espaço algum na mídia, editoras ou jornais) é querer reduzir o universo num átomo. A e-realizações, blogs, um site do próprio Mário mantido por seus familiares e alunos notáveis como Maurício Tragtenberg. A propósito, foi ao fazer um trabalho de pedagogia onde se referia a obra “Burocracia e Ideologia” que tive contato com a obra do Mário e só assim retomei os estudos da filosofia do Mário. Não vejo que mal lhe fiz senhor José para sempre ter o privilégio de ter um comentário maldoso, pequeno, sem propósito algum que não seja o de tentar me reduzir de qualquer modo a uma caricatura do que imagina e que desconhece do começo ao fim. Espero tão somente que não seja por meio de minhas postagens que o CaririCaturas se transforme também numa praça de guerra. Se for para ler certas acusações falsas e sem propósitos é só falar que eu saio na mesma velocidade que entrei.

2 comentários:

Dihelson Mendonça disse...

Sávio, você tem toda razão quando diz a frase:

"que gosta prazerosamente de especular."

Essa é uma das características do citado que eu já havia percebido desde o início, há uns 4 ou 5 anos no nosso Blog do Crato. Melhor definição é impossível.

Por isso costumo dizer sempre que:

"O mundo carece mais de homens de caráter do que de gênios" -

Dihelson Mendonça

jflavio disse...

Há nas duas colocações do Sávio e do Dihelson um grau de maldade e injustiça difícil de se imaginar que tenham brotado das duas pessoas que um dia conheci.O Zé do Vale não é apenas o maior ensaísta que circula em todos os blogs aqui do Cariri, é uma pessoa do mais fino trato. Equilibrado, educado, sempre fez com que as idéias se digladiassem e não as pessoas. As únicas pessoas que podem fazer uma acusação dessas, de todas as que conheço, são vcs dois. Que gênios pleno de caráter se acham vcs para especularem uma doideira dessas? De onde vcs conhecem o Zé do Vale para terem chegado a essa conclusão estapafúrdia? Se vcs não têm a hombridade moral e intelectual para manterem um debate educado com ele, respeitem ao menos a pessoa humana que ele representa.