Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

quarta-feira, 26 de maio de 2010

LIG LIG LÉ- Oswaldo Santiago - por Norma Hauer


Parece e é imitando um nome chinês, mas nada tem a ver com a China atual. E nem com a China verdadeira.
Lig Lig Lé é um dos vários sucessos que OSWALDO SANTIAGO conquistou em sua carreira de compositor e letrista.
Nos anos 30, os compositores confundiam China com Japão e “viam” a Madame Butterfly em Shangai ; samurais na China e a confusão da”Casta Susana” que provocou a guerra China x Japão.
É, mas quem foi Oswaldo Santiago?
Foi um compositor e letrista, nascido no dia 26 de maio de 1902, na cidade de Recife.
Ainda em sua cidade natal escreveu seu primeiro livro de poema com o nome de “No Reino Azul das Estrelas”, publicado em 1923. e iniciou-se como compositor, compondo letra para uma música de Nelson Ferreira, que foi apresentada na peça “Mademoiselle Cinema”, da Cia Vicente Celestino, quando esteve em Recife.

Em 1928 transferiu-se para o Rio de Janeiro, onde, em 1930, passou a escrever, como cronista , na revista “O Malho” comentários sobre o rádio, numa secção com o nome de “Broadcasting”. Na época, o rádio ainda não entrara em sua fase de ouro, embora já existissem, aqui no Rio, quatro emissoras, todas com pouca potência.

Nesse mesmo ano, com o movimento revolucionário de Getúlio Vargas e devido à morte de João Pessoa, escreveu, com Eduardo Souto o “Hino a João Pessoa”, disco que “bateu” o recorde de vendas, gravado que foi por Francisco Alves
“Lá no norte um herói altaneiro,
Que da Pátria o amor conquistou
“Foi um vivo farol, que ligeiro,
Acendeu e depois se apagou”...

A partir daí, conheceu vários sucessos carnavalescos, como “Lig, Lig,Lé”, gravação de Castro Barbosa ( o mesmo que fizera sucesso com “O Teu Cabelo Não Nega” e que depois passou a humorista na famosa PRK-30); “Quadrilha no Carnaval”, “Olá, Seu Nicolau”e Catarina”, com Carlos Galhardo, “Tirolesa”, com Dircinha Batista, “Querido Adão”, com Carmen Miranda, e “Eu Não Posso Ver Mulher”, com Francisco Alves.
Foi responsável pela primeira gravação de Dalva de Oliveira, depois que ela saiu do “Trio de Ouro”.Trata-se de uma música junina, “brincando” com a figura dos três santos festejados naquele mês: “Pedro, Antônio e João”.
“Com a filha de João,
Antônio ia se casar.
Mas Pedro fugiu com a noiva,
Na hora de ir p’ro altar”.

Oswaldo Santiago, em parceria com Paulo Barbosa, foi responsável por inúmeros sucessos de Carlos Galhardo, como “Cortina de Veludo”;”Lenda Árabe”; “Madame Pompadour”;”Torre de Marfim”;”Salambô”;”Italiana”...Era com esta valsa que Galhardo abria e fechava seus programas na Rádio Mayrink Veiga.

Um bonito “jingle” foi criado por Oswaldo Santiago, em parceria com Gastão Lamounier para a Juventude Alexandre, um produto para os cabelos..
Sílvio Caldas, gostando do jingle”, achou que ele merecia ser muito mais que um simples “jingle” e o gravou com o nome de “Há Um Segredo em Teus Cabelos”.
“Em teus cabelos de seda,
Que perfume, que aroma sutil...”.

Em 1942, Oswaldo Santiago criou, com alguns colegas, a UBC, “União Brasileira dos Compositores”, em defesa do direito autoral. Tornou-se o maior conhecedor desse direito e dirigiu durante muitos anos a UBC.
Escreveu, em 1946, um livro com o nome de “Aquarela do Direito Autoral”. Antes da UBC, já existia a SBAT, que era mais ligada ao teatro do que à música . Oswaldo Santiago tornou-se um perito e, em 1950, colecionou vários acórdãos do Supremo Tribunal Federal que criaram jurisprudência sobre o assunto.

Dedicando-se a sua nova função, praticamente, deixou de compor , ficando à frente da UBC por muitos anos, mesmo depois que foi criada a SBACEM, por um grupo liderado por Ari Barroso.

Oswaldo Santiago faleceu aqui no Rio de Janeiro no dia 28 de agosto de 1976, com a idade de 74 anos, deixando uma grande obra musical.
Norma

Nenhum comentário: