Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Por Norma Hauer


A PEQUENINA CRUZ DE TEU ROSÁRIO
PARAGUASSU


Ele nasceu em 25 de maio de 1890, em São Paulo, recebendo o nome de Roque Ricciardi. Mas quem era ele? Ficou conhecido artisticamente pelo nome de PARAGUASSU.
Ainda criança começou a cantar, no Brás, onde o conheciam como “Italianinho do Brás”. Foi quando adotou o nome bem brasileiro, de PARAGUASSU.
Eduardo das Neves, pai do grande Cândido das Neves, o incentivou a cantar., levando-o ao Circo Spinelli, em 1909.
Quando da inauguração da Rádio Educadora de São Paulo, em 1923, passou a se apresentar na mesma, sendo o primeiro cantor a tomar parte do elenco daquela emissora.
Em 1923 foi acusado de cantar a música “Cruz do Rosário” como de sua autoria. Essa música nada mais era do que “A Pequenina Cruz de Teu Rosário”, de F. da Costa Weyne e R. Xavier de Castro composta no século 19. O mais incrível é que anos depois, Orlando Silva a cantava como sendo da autoria de Paraguassu e Carlos Galhardo a gravou em 1947; da etiqueta do disco de 78 rotações consta o nome de Paraguassu como autor. Depois dessa gravação de Galhardo, Paraguassu tornou a gravá-la como de sua autoria.
Parece que ele não aprendera a lição e continuava dizendo que era o autor dessa música, mais de dez anos depois de haver sido processado.
No primeiro LP de Galhardo, só de cópias de 78 rotações, gravado em 1955, constam os nomes dos verdadeiros autores.
Parece que Paraguassu gostava de usar seu nome em músicas que não eram suas, como também o fez em relação a “Perdão Emília”, gravado em 1945.
Independente desses fatos, Paraguassu gravou inúmeros sucessos, como “Bem-Te-Vi”; “Tristeza do Zeca”; “Luar do Sertão”; “Azulão”; “Casinha Pequenina” e centenas de outras.
Fez parte dos primeiros filmes falados realizados no Brasil, como também, concorrendo ao carnaval paulista de 1953, teve sua gravação premiada.
Em 1959, por ocasião de seu Jubileu de Ouro, gravou um LP com o nome de “Mágoa de Um Trovador”, que era nome de uma canção de Manezinho Araújo, com 11 melodias citadas como de sua autoria.
Em 1969 gravou seu último LP com o nome de “Canções de Amor”.
Paraguassu foi o primeiro cantor paulista que fez sucesso em todo o Brasil, sem deixar sua terra natal.
Paraguassu faleceu em 5 de janeiro de 1976, aos 86 anos. 00:38 (8 horas atrás) Norma
Norma

Nenhum comentário: