Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

terça-feira, 25 de maio de 2010

Pérola do bastidores - por José do Vale Feitosa

Chegar junto a Socorro na sua palavra coletiva denunciando a situação dos aposentandos e a penúria das instituições especialmente no que se refere à saúde, transporte, lazer e cultura é de obrigação e o mais correto para uma consciência ética. Igualmente é a questão do emprego, da renda e da superação da pobreza tão crônica e dramática em nosso país.

Nasci e fiquei até sair da região na zona rural. Lembro do horror que até hoje me deixa tão incapaz por não ter feito o que uma criança não era capaz, mas sempre acho que algo diferente poderia. Falo da seca de 58, com as levas de famílias sem emprego, sem reda, fruto do sistema produtivo rural, dependente de ciclos precários de inverno. Lembro daquelas frentes de trabalho, das crianças inchadas e desproteinadas, comemdo apenas farinha e rapadura. Recordo o horror das redes com os anjinhos em busca de uma cova rasa. Muitas delas enterradas ali mesmo no meio das matas.

Não temos e nunca tivemos uma sociedade inclusiva e nem solidária. A própria classe média vive num pêndulo entre a violência social e a queda da renda. Os próprios impostos que poderiam suprir o bem comum, apenas dão raiva por não se sentir em paz consigo e nem com o mundo que a envolve.

A democracia representativa continua sendo uma prática muito superior ao mandonismo do passado. Acho que de fato é preciso eleger um projeto que contemple os brasileiros e a realidade da crise econômica que o envolve. Hoje mesmo na bem aventurada Europa o mundo cai, os salários são cortados, o desemprego se amplia e as aposentadorias além de não terem reajustes de inflação, são cortadas em parcelas substanciais.

A realidade nos compromete com o futuro. Ele nos parece bem crítico. Por isso é necessário falar, escutar e repetir os argumentos. Não se pode ficar calado. Aliás ninguém, a questão é de todas as faixas etárias, de todo o modo de produção e consumo. A consciência política é necessária e especialmente a racionalidade como uma força transformadora e luta pelo futuro. Um futuro que contemple os limites, mas que que supere os atuais limites.

A única coisa que não devemos, acho, é cair na redução, apenas tentar por tentar, não se deixando ir por correntes de arrasto que se prestam apenas para arrastar-nos por caminhos piores ou inconsequentes.

Não é fácil o momento, mas ate hoje procuro um momento que não tivemos de fazer grande esforço de análise e compreensão. As crises são importantes para superação de status e estamos diante de uma delas. Sempre penso que tudo pode degenerar em violência e em formas de governo desastrosas, mas considero que elas serão superadas. Melhor que nem aconteçam.



por José do Vale Pinheiro Feitosa no blog Cariricaturas em 25 de maio de 2010 19:03

Nenhum comentário: