Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

terça-feira, 25 de maio de 2010

Por Norma Hauer

...E O DESTINO DESFOLHOU
UM grande letrista de nossa música popular,talvez comparável a Oretes Barbosa, MÁRIO ROSSI, nasceu em Petrópolis no dia 23 de maio de 1911.
Após exercer algumas profissões que nada tinham a ver com sua verdadeira carreira,como sua função na Escola de Aprendiz de Marinheiros ou seu trabalho na Polícia Civil, veio para o Rio de janeiro, onde conheceu o compositor Gastão Lamounier e junto compuseram uma das primeiras valsas gravadas por Carlos Galhardo"...E O DESTINO DESFOLHOU"; na outra face do disco de 78 rotações, gravado na antiga Odeon,"outra composição de ambos:"Assim Acaba um Grande Amor"

.Já,então conhecido, fez dupla com Roberto Martins (outro bamba) quando conheceu um grande sucesso em seu tempo (e que se repete hoje):o samba "Beija-me",gravado em 1943 por Ciro Monteiro e agora circulando por aí na voz de Zeca Pagodinho.
A dupla compôs o primeiro sucesso de Nelson Gonçalves "Renúncia"; com Gilberto Alves gravaram "Tra-lá-lá" e mais uma vez com Nelson Gonçalves,"Dorme, que eu Velo Por Ti".
Homenageando os 25 anos de casamento (algo,provavelmente impossível daqui para a frente) gravaram, com Carlos Galhardo,"Bodas de Prata".
Mas Mário Rossi compôs ainda com Joubert de Carvalho ( o autor de "Maringá", que se transformou em nome de cidade) a canção "Desde Sempre" e com Felisberto Martins "Sublime Herança"(em homenagem ao Dia das Mães),ambas gravadas por Carlos Galhardo.
Impossível citar tudo que Mário Rossi compôs, mas quero deixar aqui marcada a importância de Mário na nossa música popular.
Mário Rossi faleceu no dia 12 de outubro de 1981, aos 70 anos.

Nenhum comentário: