Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Por Ernesto

1º de Julho de 1944

Tem início da Conferência de Bretton Woods, na cidade de New Hampshire (EUA). Um dos principais resultados desse encontro foi a criação do Fundo Monetário Internacional ( socorro! ).

Em 1944, a Segunda Guerra já caminhava para o fim e os países ocidentais preocupavam-se com as crises econômicas e as disputas entre nações pela soberania do comércio, fatos que levaram o mundo a duas grandes guerras.

A preocupação principal desse encontro era alcançar uma nova recomposição das relações de comércio no planeta, organizar os diversos câmbios, corrigir as distorções entre as várias moedas que circulam no planeta. E, além disso, era preciso criar um sistema que estabelecesse esta paridade das moedas. É estipulado, então, o “padrão ouro”.

O que é o “padrão ouro”? Até então, os países eram obrigados a manter em seus cofres uma quantidade em ouro que servisse de lastro para as suas moedas. A moeda de um país valia tanto quanto a quantidade de ouro que houvesse em seus cofres. Isto é, deveriam ter uma quantidade de ouro guardado correspondente ao total de dinheiro que emitisse. Com a adoção do “padrão ouro” isto não era mais necessário, pois o dólar estadunidense passava a ser a moeda mundial e todos os países teriam suas moedas atreladas a ele. Apenas o governo dos EUA passava a ter o compromisso de manter o lastro do dólar, em ouro. Vale destacar, ainda, que uma onça de ouro equivalia a 35 dólares. Mais tarde, em 1971, o governo dos EUA (Richard Nixon) acabou com este acordo em uma decisão unilateral. Isto causou uma tremenda crise internacional. 08:21 (1½ horas atrás) Ernesto
Mas só a criação do tal “padrão ouro” não seria suficiente para os problemas da época e foram criados outros mecanismos de regulação do mercado:

a - FMI (Fundo Monetário Internacional) - tem como principal finalidade estabilizar as moedas dos países para promover o crescimento do comércio internacional. Para receber essa ajuda do FMI, os países chamados “em desenvolvimento" devem se comprometer com uma receita econômica: redução dos gastos públicos, aumento dos impostos para crescer a arrecadação, equilíbrio dos balanços de paga¬mentos e uma política salarial severa para reduzir o consumo interno.

b - GATT (Acordo Geral de Tarifas e Comércio) - era o órgão da ONU que regulava e comandava 80% do comércio internacional. Através dele eram estabelecidos preços e tarifas dos produtos a serem comprados ou vendidos pelos países. (No inicio de 1994, 123 nações presentes ao Encontro de Marrakesh assinaram um protocolo transformando o GATT em um novo organismo com inicio de atividades em 01 de janeiro de 1995. O novo órgão, Organização Mundial do Comércio - OMC, passou então a coordenar negócios que atingem a cifra de US$ 13 trilhões).

c - BIRD (Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento) - mais conhecido como Banco Mundial, executa os projetos desenvolvidos para cada país através de empréstimos para empresas estatais e/ou privadas. Faz empréstimos com 5 anos de carência e prazo de até 15 anos, com taxas de juros de mercado. Seu Conselho Diretor (um presidente, um vice e 22 diretores) é integrado por cinco representantes dos maiores países acionistas e dezesseis eleitos pelos demais. Tem 156 países integrantes e sede em Washington.
d - UNCTAD (Conferência das Nações Unidas Sobre Comércio e Desenvolvimento) - é o principal órgão para assessoramento da Assembléia Geral da ONU. Sua tarefa é coordenar as questões ligadas à cooperação econômica internacional e promover ajustamentos nas estruturas produtivas dos países para expandir os mercados. É integrado por 186 países, com sede cm Genebra (Suíça).

Na prática, a Conferência de Breton Wood terminou em 1946, quando todos estes organismos se tornaram operacionais e estáveis.
Ernesto

Nenhum comentário: