As amizades precisam sobreviver às diferenças de opiniões !
As eleições estão nos trazendo o que de pior o ser humano tem dentro de si: O ódio desenfreado por aqueles que têm opinião política contrária. É notório aqui neste Blog ( como em todos os outros Blogs ), bem como na Internet de maneira geral, nos bares, nas lanchonetes, as inúmeras demonstrações de ódio não apenas pela opinião política ou religiosa, mas pelo próprio ser que a manifeste em público.
Carcomidos pela mais profunda intolerância Política, essas pessoas são capazes de destruir amizades aparentemente sólidas que atravessaram décadas, por uma simples divergência de pensamentos. Isso me lembra a velha Inquisição, quando aqueles que não concordavam com os ditames da época, eram incinerados vivos.
Quantas e quantas amizades já não foram desfeitas nos últimos meses apenas porque uma pessoa vota no partido Azul e outra vota no partido vermelho ? Será que a vida humana e os valores tão pregados por alguns se resumem a isto ? Nestas eleições vi jovens se degladiando, vi velhos quase se matando, vi pessoas que eu considerava inteligentes, como médicos, advogados, pessoas que têm até um bom nome na cidade, descerem do salto e ir brigarem no meio do povo, numa mais profunda demonstração de vileza, de baixaria, e de loucura!
Será que o Ser Humano não vale mais que a sua mera opinião política ?
Será que as amizades não deveriam estar sempre acima das convicções políticas e até religiosas ?
Porque afinal, o homem no seu íntimo se mostra tão ruim ? Essa pode ser até uma perguntinha infantil, tola, que se poderia fazer. É preciso todos percebermos o momento atual, e saber que tudo isso irá passar em poucos dias. Que as convicções que temos hoje, nos servem ocasionalmente, e que no futuro, poderemos mudar de opinião. Então, porque sacrificar nossas amizades por uma simples divergência de idéias ? A política deixa muita gente cega, é verdade. Pode fazer amigos brigarem, mas até certo ponto. Lembro-me de um ditado antigo, que já dizia que "As idéias brigam, mas as pessoas não deveriam brigar". Que tenhamos opiniões diversas. Nossos pensamentos não precisam ser concordantes em tudo. Mas há que permanecer sempre o respeito, a amizade, porque afinal, estamos tratando de seres humanos.
Parece-me incrível que alguns possam ainda nutrir um ódio tão mortal, tão descabido, e tão desproporcional pelos outros seres, a ponto de querer ver a aniquilação do próximo, somente pelo fato de não comungarem das suas idéias políticas. É provar para o mundo a grande estupidez que guardam dentro de si próprios, e a criticam nos outros. É mostrar que não são capazes de aceitar os que pensam de forma diferente, por desejarem a sua morte. É mostrar que aquilo de bom que fazem no dia-a-dia, vira fumaça, perdidos na noite escura da loucura, na mais absurda das insanidades humanas.
"Que valor há numa amizade incapaz de sobreviver a uma simples diferença de opinião política ou Religiosa ?"
Por: Dihelson Mendonça
( Após presenciar um quebra-quebra num bar da Vilalta por uma discussão politiqueira )
2 comentários:
Caro Dihelson: a sua mensagem é direta. Tem endereço certo. Talvez excessivamente endereçada (mas isso é uma reflexão que farás nas próximas horas), para que sirva ao que parece pretender. Ou seja: criar uma regra geral de comportamento na amizade. Desde o título da matéria, à carga que faz sobre o objeto da tua crítica, tem o dom que lembra a própria foto que ilustra a matéria. Ao invés de ponderar, pende a balança. Ao invés de apaziguar, morde para ferir. E, claro, todas as brigas, todas as destruições de amizade ou a falta de construção delas, têm por base uma correria insana de agressões de matriz puramente emocional.
Meu caro Zé do Vale,
Se você não compreendeu, eu explico: Essa não é uma resposta específica para uma pessoa. É um alerta para TODOS NÓS, incluindo EU e VOCÊ, Zé do Vale.
Eu comecei a crônica como uma resposta endereçada, mas depois comecei a pensar maior e resolvi estender o pensamento às brigas que têm ocorrido no Crato, nos Blogs, e a outros tantos que por uma simples diferença de pensamento, acabam por minar uma amizade de anos e anos.
É uma generalização da coisa toda. Tanto é que postei em muitos Blogs que tenho acesso.
Só neste ano de 2010 vi inúmeras amizades abaladas. No Blog do Sanharol, por exemplo, houve uma briga imensa em que dois grandes amigos, já até idosos, por causa de Lula e Serra, um amndou o outro tomar naquele lugar e até agora tá um problema.
Ontem, presenciei a briga de duas pessoas num bar da vilalta, apenas pela paixão dos candidatos.
Os nervos aqui no Crato estão à flor da pele. Não sei aí no Rio de Janeiro, mas aqui no Crato, as pessoas começaram a brigar de uma forma que eu nunca vi na vida. Ninha me trouxe relatos de brigas nos colégios por causa de Dilma e Serra. Há relatos de brigas entre amigos que começam a beber, depois discutem.
De modo que isso é um ALERTA à sociedade, de que a política vai passar, mas as amizades precisam continuar. É o que eu questiono no final: "De que vale uma amizade que não resiste a uma diferença de opinião" ?
É preciso que todos tenhamos cuidado ao mexer nos nervos.
TODOS NÓS.
Dihelson Mendonça
Postar um comentário