Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

terça-feira, 28 de julho de 2009

Festival de Inverno de Garanhuns


De bom grado, aceito participar deste já caudaloso blog. Prova de que os caririenses têm muito a dizer e a mostrar. E começo aqui pelas minhas impressões de visita ao 19o. Festival de Inverno de Garanhuns. Na realidade, comecei pelo encerramento da edição deste ano, no sábado que passou. A tempo de ver atrações marcantes, que culminaram na apresentação de Jorge Ben Jor e Banda do Zé Pretinho estoando seus principais hits na Praça Guadalajara,

O evento me surpreendeu pelo porte, a diversidade e a organização. Nas várias praças e parques da chamada Cidade das Flores, os diferentes espaços do Festival: o Palco Principal, na Praça Guadalajara; o Palco Pop e o Palco do Forró, no Parque Euclides Dourado (que abrigou também exposição alusiva aos centenário do mestre Vitalino, circo e espaços para teatro, dança e artesanato); o Palco Instrumental, no Parque Rubem Van Der Linden; o Palco de Cultura Popular, no centro da cidade; a Casa das Artes... Tinha até Palco Gospel. Apesar de a música mobilizar o maior contingente dos visitantes, não faltou público para apreciar as artes cênicas, as artes plásticas, a fotografia e o artesanato.

Assisti, me movendo de um palco a outro, shows de nomes como Quinteto Violado, Siba e a Fuloresta (foto), Di Melo (pernambucano que conheci em São Paulo e trafega - bem - na seara do funk a la Tim Maia), Mundo Livre SA (comemorando 25 anos de estrada e incorporando músicos da formação original do grupo, como Otto) e o próprio Jorge Ben Jor.

Vou me deter mais no trabalho de Siba. Ex-integrante do grupo Mestre Ambrósio, ele mergulhou em Nazaré da Mata onde incorporou ao seu projeto músicos populares da cidade para fazer um trabalho vigoroso, que bebe na tradição popular e vai além. A formação mixa naipe de metais (incluindo uma tuba) com percussão, num resultado pulsante. Eu já conhecia o CD "Siba e a Fuloresta", elogiado pela crítica Brasil afora. Mas a impressão ao vivo foi ainda mais forte. Em determinado momento, uma sequência do show foi convite para o público formar uma grande ciranda. Inspirado, Siba faz repentes que dialogam com as situações que se apresentam. Quem ainda não conhece, vale a pena.


Outro grupo que me chamou a atenção estava longe dos grandes palcos e perto das ruas. É a Carroça de Mamulengos, uma troupe familiar (pai, mãe e oito filhos de diversas idades) na melhor tradição circense/mambembe. Todos muito talentosos, inclusive a caçula. Fazem música, pantomimas e trabalham com diversos bonecos de criação própria. Tudo muito criativo e envolvente.


Claro, ver tanta coisa em tão pouco tempo foi algo inspirador e mobilizador.

Garanhuns, terra de Lula, Dominguinhos e Toinho Alves (fundador do Quinteto Violado e grande homenageado deste FIG), está de parabéns pelo evento. A diversidade cultural brasileira também.

Para ver vídeos e outras fotos do Festival, clique aqui.

Tiago Araripe

6 comentários:

socorro moreira disse...

Bem vindo, Tiago. É uma grande honra tê-lo entre nós.
Sou seguidora do trabalho da Carroça Mamulengo, entre outros nomes citados.

Uma pena que o evento " Garanhuns " com todo esse brilho de artistas não se repita tambem no Crato, na época da Exposição.

Todos os anos nos damos conta das duas programações , e ficamos deveras frustados com a nossa, sempre aquém, sempre fraca.
Masum dia a coisa muda ... Tenho fé !
Agora que você está mais próximo , queira divulgar os seus passos como artista...Somos seus fãs!

Grande abraço em nome da tribo !

Tiago Araripe disse...

Valeu, Socorro.
Boa iniciativa, a do blog.
Espero contribuir sempre que possível.
Darei notícias, sim.
E torço pelo crescimento da ExpoCrato.
Charme e talento, nossa cidade tem.
Grande abraço
Tiago

Claude Bloc disse...

Bem vindo a este abraço caririense no Cariricaturas. Contamos com você.

Claude

José do Vale Pinheiro Feitosa disse...

Tiago,

A sua presença num blog coletivo da região só vem confirmar que a ausência é mera impressão. Quem aparentemente se vai não se aparta da dialética interior em que o curso dos eventos têm por orientação o espaço deixado. Apenas espero que no calor do tanto que tens para dizer, caia o "possível" e fique sobretudo o "sempre".

Carlos Rafael Dias disse...

Bela cobertura Tiago. Diria: uma cobertura ímpar de um evento de arte pelo olho mágico de um grande artista. Faltou só dizer que a Carroça de Mamulengo tem o Juazeiro do Cariri como base. Abraços

Tiago Araripe disse...

Grato, Caude, José do Vale e Carlos Rafael.
É estimulante termos este canal de comunicação, que me mantém próximo do Cariri. Do jeito que venho voltando às origens, é possível que um dia chegue por aí...
Abraço