Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

terça-feira, 28 de julho de 2009

Onde havia verdades - por Ana Cecília

Socorro, Claude, Everardo, Assis, Carlos, Magali, Pedro... e todos os que fazem este blog deliciosamente chamado "Cariricaturas": que emoção encontrá-los aqui! Um abraço para cada um que nomeei e para os demais que, estou certa, irei reconhecendo com o tempo. Pois as lembranças mais verdadeiras são aquelas que vêm - ou estão - como que em surdina, além das palavras e da consciência imediata.

O meu primeiro post aqui, naturalmente, tinha que falar do Crato, este lugar tão presente em nossas peles e em nossas vidas, onde quer que estejamos.

ONDE HAVIA VERDADES

No Crato, os biscoitos eram encantados,
como as recordações de meu pai:

Beijo de moça (pura malícia);
Bola de ouro (brilho no olho do menino);
João Tomé (atraente bicho esquisito);
Bolacha quadrada, bolacha de cego (que se tem e se dá);
Passa-raiva (tempo abençoado, sem psicólogos);
Filhós (sombra da tarde derretendo na boca);
Cavaco chinês (sempre tocando ali na esquina)...

No Crato,
onde havia verdades,
as palavras eram assim.
As palavras eram coisas e estavam em seus lugares.
Os sabores eram definidos e serviam para tornar a vida doce.
Os cantos eram sombras, as casas abrigo.
Lugar de se estar, tanto afeto
e nem ânsias de destino...


Publicado em Uma Vaga Lembrança do Tempo. Coleção Casa de Palavras, Fundação Jorge Amado, Salvador, Bahia.

3 comentários:

socorro moreira disse...

Eu não era besta pra chorar , mas agora eu sou .
Há dez anos atrás encontrei-me com seu pai , num espaço público. Fui cumprimentá-lo e paguei o maior mico...Cai num choro convulsivo.
Agora que li tua poesia senti o mesmo impulso, a mesma emoção.
Parece que mexe com todas as boas lembranças do meu coração.
A proposta é interagir com os amigos. Chegar de novo , abraçar o passado e contar sobre a felicidade do presente. A nostalgia não é proibida , mas a alegria é a tônica do momento.
E em nenhum momento da minha vida seus pais deixaram de exisir no meu pensamento.

Abraços, querida .

sequilhos ( é dengo de avó)
biscoito sortido( é a mistura dos nossos sentimentos)
bolo de rolo( é a surpresa que traz alegria)
pão sovado com nata ( é a suavidade , que resolve o conflito)
Achei linda demais tuas falas.

Achei gostoso demais esse café com bolachas, na companhia de amigos.

Volte todo dia, se possível !

Claude Bloc disse...

Ana Cecília,

Teu pai foi a primeira pessoa que acreditou em mim como professora. Entregou-me uma turma meio difícil de 4º Ginasial (era assim que se classificavam as turmas)no D. Bosco e nela, distribuí meus conhecimentos de Francês tendo apenas 15/16 anos de idade.
A partir daí minha carreira profissional ficou delineada. Tentei fazer Medicina, Contábeis e acabei num cursinho para Letras que era mesmo meu destino.
Fiz meu curso universitário entre a URCA e a UFC, começando e concluindo no Crato. Mas, a semente que germinou foi aquela que o Professor José Newton Alves de Sousa plantou em minha alma me confiando uma missão que nunca haverei de esquecer. Foi este o impulso primeiro de minha vida rumo ao futuro e que me abriu o horizonte como pessoa e como profissional.

Daí a minha felicidade de ter você aqui ilustrado nossa página do Cariricaturas.
As lembraças de você, do Prof. José Newton, de Dona Rute são indeláveis e as guardo com carinho e estima para sempre.

Abraço,

Claude
cLAUDE

Anônimo disse...

Ana Cecília,

Fiquei muito feliz de lhe encontrar aqui no Cariricaturas. Tenho também boas lembranças de você, do Dr. José Newton e dona Rute.

Abraços

Magali