Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

terça-feira, 28 de julho de 2009

Repentes - Magali, Carlos, Socorro e Claude


Caros amigos,
Os "repentes" aqui apresentados não têm exclusividade e não são apenas de Magali, Carlos, Socorro e Claude.
Quando fizemos o convite este se propunha a ter a participação de todos numa grande roda de brincadeiras.
Cada um de vocês ainda pode participar postando um comentário com uma trova (partindo do MOTE deixado pelo antecessor) e deixando um mote para o próximo participante.
Consideramos que isto é um bom exercício de criatividade e bom humor. Uma brincadeira que congrega.
Enfim, sintam-se RE-CONVIDADOS. Venham, vejam, sejam trovadores "repentistas".
Brinquem conosco!!

Olhando de frente o mar
Tomando um chá de canela
Jogo os problemas pro ar
E penso que a vida é bela

Todos falam da beleza
Vinícius e Adélia Prado
Minha também me disse
que a beleza não tem prato
Substantivo abstrato
Quem a tem disso não sabe

De mãos postas
ou bem abertas
Vestida com singeleza
Criancinha sempre alerta
É o símbolo da pureza.

Saio do Crato tão triste
Chego aqui acabrunhada
Quando a saudade persiste
Coberta com o pó da estrada.

Olho pro telefone de banda
Esperando "ele" tocar
Só dormindo a dor se abranda
Quando me ponho a sonhar...

Um rosto triste com lágrima
Gera grande compaixão
Olhamos com muita lástima
Para quem vive a solidão

a lágrima é pingo cristal
na gruta do coração
desce no espaço facial
e escorre na emoção


Aqui tá ficando beleza
Nos dois motes acima
Tive uma grande surpresa
Duas trovas para lágrima
E um sorriso sem grima

singela flor, laranjeira
brota como todo amor
no perfume que se espalha
do pomar que Deus criou

ROSEIRA ( mote)


Carlos Eduardo Esmeraldo disse...

Espetei-me na roseira
Rimando de pé quebrado
Abraço a Socorro Moreira
E vou saindo remendado

MOTE: Inteligentes

Magali de Figueiredo Esmeraldo disse...
Brincadeira já tem hora
Encerrou nossos repentes
Deixamos o campo agora
Para os mais inteligentes

MOTE Abraços

Claude Bloc disse...
.
Abraços pra Magali
E para Carlos também
A brincadeira prossegue
nosso repente também

Inteligentes nós somos
Não precisa desistir
Não dê breque no repente
Onde brilha Magali.

Onde Carlos colabora
com seu humor tão festivo
nossa trova não tem hora
você passou pelo crivo

vou convidando os demais
pra entrarem nessa roda
pra encarar o desafio
que está virando moda

façam versos e repentes
brinquem e cantem conosco
verso limpo, pé-quebrado
verso inteiro, verso tosco

Espero todos vocês
Neste canto, neste espaço
Para quem entrar na roda
Deixo aqui o meu abraço.

Mote: amizade

21 comentários:

Carlos Eduardo Esmeraldo disse...

Espetei-me na roseira
Rimando de pé quebrado
Abraço a Socorro Moreira
E vou saindo remendado

MOTE: Inteligentes

Anônimo disse...

Brincadeira já tem hora
Encerrou nossos repentes
Deixamos o campo agora
Para os mais inteligentes

MOTE Abraços

Claude Bloc disse...

Abraços pra Magali
E para Carlos também
A brincadeira prossegue
nosso repente também

Inteligentes nós somos
Não precisa desistir
Não dê breque no repente
Onde brilha Magali.

Onde Carlos colabora
com seu humor tão festivo
nossa trova não tem hora
você passou pelo crivo

vou convidando os demais
pra entrarem nessa roda
pra encarar o desafio
que está virando moda

façam versos e repentes
brinquem e cantem conosco
verso limpo, pé-quebrado
verso inteiro, verso tosco

Espero todos vocês
Neste canto, neste espaço
Para quem entrar na roda
Deixo aqui o meu abraço.

Mote: amizade

socorro moreira disse...

Aceito o desafio
do casal que muito prezo
uns abraços de afeto
e uns beijos eu entrego

Voltem logo, eu vos peço
brincadeira é coisa boa
deixa a vida um pouco à toa
e o povo mais contente


CANTIGA

socorro moreira disse...

Claude enrolou os motes
com fita e papel de seda
agora perdi a senha
e a cantiga também ...
vamos começar de novo
já que a poesia é de todos
e ninguém é de ninguém

ALGuÉM

Carlos Eduardo Esmeraldo disse...

Já está virando moda
pedir desculpa a alguém
Mas isso não me incomoda
passo a lixa e tudo bem.

MOTE: Desafio

Cesar Augusto disse...

Do norte do equador
olho pra baixo e vejo amigos
é o pessoal do Crato
e alguém que'u admiro

Cesar Augusto disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Cesar Augusto disse...

Isso de desafio
e coisa muito complicada
um dia vc pode ganhar
no outro levar pancada

Anônimo disse...

Aceitei tal desafio
De minhas duas amigas
Vou puxando esse fio
Não quero fazer intrigas

MOTE: Admiração

socorro moreira disse...

Admiração por gente
é meu fraco, meu encanto
é cachaça na cabeça
riacho no canto do olhar
poesia na ponta da língua
pirilampos na estrada
e sonhos na madrugada.

ANOITECER

Claude Bloc disse...

Vou chorando de mansinho
A cada anoitecer
Saudade vem de roldão
Amor chega sem doer

Penso que estou no Crato
que me espalho pelo Vale
que devo enxugar a dor
que no meu rosto resvale

Sentir saudade não mata
Faz bem e traz emoção
Pelo menos sei que tenho
muito amor no coração


Mote: FRIO

socorro moreira disse...

Quem chegou não foi o frio
nem tão pouco quem tá morto
eu vejo Ana Cecília
enfeitando nosso espaço
com seu verso encantado

Seja bem vinda, menina
e diga lá pros seus pais
que seus antigos pupilos,
atualmente grisalhos
agora versejam ,proseam
no blog dos encontrados.

Pedra da Batateira (mote)

Claude Bloc disse...

A pedra da Batateira
Também tem a sua história
Se rolar encosta abaixo
Some o Crato da história
e esse povo encantado
preservado na memória.

A pedra tá amarrada
com arame e estacas
pra não ter nenhum perigo
da pedra descer a serra
da serra engolir a terra
e de deixar sem abrigo
o povo todo do Crato.

Mote: Lameiro

socorro moreira disse...

Mote (Nordestino)

Anita disse...

Por sorte nasci de
Pai nordestino que
Cedo me ensinou
Cantigas da sua Terra
E hoje estou aqui
Pra relembrar a rima
Que o pai pra mim cantava
Desde que eu era menina!

RAINHA e LAMEIRO

socorro moreira disse...

Rainha do jardim é Rosa
que é também moça formosa
Passos , de abril,toda prosa
uma canta, outra perfuma

LAMEIRO( próximo mote)

socorro moreira disse...

O Lameiro é bairro fresco
com manga e siriguela
lá morou Dr. Zé Newton
numa casa muio bela
Dona Rute convidava
os alunos do D.Bosco
pra lanchar na casa dela.

Herança ( mote)
Anita disse :

Um dia a gente resgata
O que se tem na raíz
Da herança ninguém escapa
É o que o velho ditado diz.

Mote sugerido: sabedoria




--------------------------------------------------------------------------------
Novo Internet Explorer 8: mais rápido e

Anita disse...

Anita diz:

Amizade é conquista
ou um presente natural?
Alguns perdemos de vista
Mas na lembrança é atual!

Mote: silêncio

socorro moreira disse...

No meu silêncio eu grito
no teu silêncio eu penso
no meu silêncio bocejo
no teu silêncio eu sinto
nesse entreato,confesso
que no silêncio eu fico.

PRAÇA DA SÉ

Claude Bloc disse...

A Praça da Sé me encanta
Me encanta a Praça da Sé
Na igreja deposito
As marcas da minha Fé

socorro moreira disse...

Encerrado. Pocurar os repentes do dia 29, e postar.