Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

terça-feira, 28 de julho de 2009

Os Kennedys - Por Joaquim Pinheiro


A grande imprensa sempre apresentou os Kennedys como se fossem príncipes de uma monarquia imaginária, paladinos da democracia, defensores da liberdade, arautos do bem estar comum, combatentes das desigualdades sociais e católicos fervorosos, cheios de amor pelo próximo. A morte violenta de John, quando desfilava ao lado da sua elegante esposa, chocou milhões de pessoas pelo mundo a fora, lhe rendendo incontáveis homenagens, inclusive nome de rua no Crato. Agora, com a revelação de documentos até há pouco guardados como segredos de Estado, mostra a face nada romântica dos famosos irmãos americanos, principalmente John e Robert, que exerceram cargos executivos. Vejamos algumas atitudes do Kennedy presidente, assessorado pelo irmão:

.Tomou posse na Casa Branca no dia 19.01.1961 e no mesmo dia autorizou plano para assassinar o Ditador da República Dominicana, o que de fato aconteceu duas semanas depois.

.Ordenou a morte do Presidente do Vietnam do Sul, Ngo Dinh Diem. A propósito, existe uma fita onde Lindon Johnson sugere que o triste fim de Kennedy foi o pagamento do que ele fez com o mandatário vietnamita.

.Em 11.03.61 mandou agilizar os planos para invadir Cuba, o que aconteceu em 15.04; com o fracasso da ação militar, recomendou programa para recrutar e envolver a Igreja Católica e o submundo cubano contra Fidel Castro, fraturar o regime por dentro, sabotar a economia, corromper a polícia secreta, destruir as plantações com guerras biológicas e químicas.


.Autorizou e liberou US$ 50 milhões para a CIA montar a Operação mangoose, que promoveu atos terroristas, atentados biológicos, chegando inclusive a envenenar a merenda escolar.
Ordenou o assassinato de Fidel Castro e de outros líderes estrangeiros.

.Em 30.07.62 inaugurou moderno sistema de gravação no salão oval da Casa Branca. A 1ª conversa gravada foi exatamente sobre o Brasil, discutiu com o então embaixador americano no Brasil formas para tirar do poder o Presidente João Goulart e interferir no resultado das eleições para governador de alguns Estados e de parlamentares que se aproximavam. Acertaram o valor de U$ 8 milhões para a conspiração.

O titular de tal currículo tem seu nome em uma das Ruas do Crato, homenagem sem o menor sentido. Pegando carona numa sugestão de Carlos Esmeraldo, gostaria de ver os vereadores da minha cidade providenciando a troca das placas contendo “Rua Pres. Kennedy”, na Vila Alta, por outras homenageando cratense com serviços prestados a terra.

Obs.: Estas informações (e muitas outras) constam do livro “Legado de Cinzas” de Tim Weiner, baseado em documentos e fitas oficiais recentemente liberados.


Joaquim Pinheiro

5 comentários:

socorro moreira disse...

Homenagem sem o menor sentido ...Concordo contigo !

Carlos Eduardo Esmeraldo disse...

Prezado Joaquim
Há duas semans o meu irmão Ailton esteve aqui em casa e cobrei dele a mudança do nome dessa rua. Ele me disse que já haviam mudado para o nome de uma personalidade do Crato, recentemente falecida, mas cujo nome não me recordo agora.
Excelentes as informações que você nos passou. Quanto a grande imprensa não dá para confiar. Nem na de lá e nem em suas filiais de cá.

XICO BIZERRA disse...

Joaquim,
parabéns pelo artigo. Concordo plenamente (ironia do destino, moro na Av Pres Kennedy, em Candeias).
Visitei o Blog e gostei muito. Parabéns a vc, a Socorro e a tanto que colaboram.
Abraço
XICO BIZERRA

XICO BIZERRA disse...

no último parágrafo, 'tantos' ao invés de tanto, claro.

Nilo Sergio Monteiro disse...

Caro Joaquim, você como duas outras mãos cheias de escritores e pensadores kariris já não me surpreendem mais com as produções literárias em vários estilos. Sou seu admirador e fã (imagino que vc vai retrucar que sou suspeito pela nossa grande amizade). Sou "suspeito" certamente mas não me tire a prerrogativa do admirar. Os kenedy's como todo produto americano nos foram empurrados desde há muito tempo com a subserviencia dos nossos dirigentes e mídia. Mas nunca nos "pegou", a nós da UEC e da "resistência" do pensamento crítico cartense de toda uma geração. Parabéns e me aguarde em Recife para um SARAU reunindo os amigos no "exílio" voluntário. Quanto a sua sugestão DEVERIA SER HOMENAGEADA (TARDIAMENTE) A BRILHANTE PERSONAGEM QUE FOI ANGELA ALBUQUERQUE.