A grande imprensa sempre apresentou os Kennedys como se fossem príncipes de uma monarquia imaginária, paladinos da democracia, defensores da liberdade, arautos do bem estar comum, combatentes das desigualdades sociais e católicos fervorosos, cheios de amor pelo próximo. A morte violenta de John, quando desfilava ao lado da sua elegante esposa, chocou milhões de pessoas pelo mundo a fora, lhe rendendo incontáveis homenagens, inclusive nome de rua no Crato. Agora, com a revelação de documentos até há pouco guardados como segredos de Estado, mostra a face nada romântica dos famosos irmãos americanos, principalmente John e Robert, que exerceram cargos executivos. Vejamos algumas atitudes do Kennedy presidente, assessorado pelo irmão:
.Tomou posse na Casa Branca no dia 19.01.1961 e no mesmo dia autorizou plano para assassinar o Ditador da República Dominicana, o que de fato aconteceu duas semanas depois.
.Ordenou a morte do Presidente do Vietnam do Sul, Ngo Dinh Diem. A propósito, existe uma fita onde Lindon Johnson sugere que o triste fim de Kennedy foi o pagamento do que ele fez com o mandatário vietnamita.
.Em 11.03.61 mandou agilizar os planos para invadir Cuba, o que aconteceu em 15.04; com o fracasso da ação militar, recomendou programa para recrutar e envolver a Igreja Católica e o submundo cubano contra Fidel Castro, fraturar o regime por dentro, sabotar a economia, corromper a polícia secreta, destruir as plantações com guerras biológicas e químicas.
.Autorizou e liberou US$ 50 milhões para a CIA montar a Operação mangoose, que promoveu atos terroristas, atentados biológicos, chegando inclusive a envenenar a merenda escolar.
Ordenou o assassinato de Fidel Castro e de outros líderes estrangeiros.
.Em 30.07.62 inaugurou moderno sistema de gravação no salão oval da Casa Branca. A 1ª conversa gravada foi exatamente sobre o Brasil, discutiu com o então embaixador americano no Brasil formas para tirar do poder o Presidente João Goulart e interferir no resultado das eleições para governador de alguns Estados e de parlamentares que se aproximavam. Acertaram o valor de U$ 8 milhões para a conspiração.
O titular de tal currículo tem seu nome em uma das Ruas do Crato, homenagem sem o menor sentido. Pegando carona numa sugestão de Carlos Esmeraldo, gostaria de ver os vereadores da minha cidade providenciando a troca das placas contendo “Rua Pres. Kennedy”, na Vila Alta, por outras homenageando cratense com serviços prestados a terra.
Obs.: Estas informações (e muitas outras) constam do livro “Legado de Cinzas” de Tim Weiner, baseado em documentos e fitas oficiais recentemente liberados.
Joaquim Pinheiro
5 comentários:
Homenagem sem o menor sentido ...Concordo contigo !
Prezado Joaquim
Há duas semans o meu irmão Ailton esteve aqui em casa e cobrei dele a mudança do nome dessa rua. Ele me disse que já haviam mudado para o nome de uma personalidade do Crato, recentemente falecida, mas cujo nome não me recordo agora.
Excelentes as informações que você nos passou. Quanto a grande imprensa não dá para confiar. Nem na de lá e nem em suas filiais de cá.
Joaquim,
parabéns pelo artigo. Concordo plenamente (ironia do destino, moro na Av Pres Kennedy, em Candeias).
Visitei o Blog e gostei muito. Parabéns a vc, a Socorro e a tanto que colaboram.
Abraço
XICO BIZERRA
no último parágrafo, 'tantos' ao invés de tanto, claro.
Caro Joaquim, você como duas outras mãos cheias de escritores e pensadores kariris já não me surpreendem mais com as produções literárias em vários estilos. Sou seu admirador e fã (imagino que vc vai retrucar que sou suspeito pela nossa grande amizade). Sou "suspeito" certamente mas não me tire a prerrogativa do admirar. Os kenedy's como todo produto americano nos foram empurrados desde há muito tempo com a subserviencia dos nossos dirigentes e mídia. Mas nunca nos "pegou", a nós da UEC e da "resistência" do pensamento crítico cartense de toda uma geração. Parabéns e me aguarde em Recife para um SARAU reunindo os amigos no "exílio" voluntário. Quanto a sua sugestão DEVERIA SER HOMENAGEADA (TARDIAMENTE) A BRILHANTE PERSONAGEM QUE FOI ANGELA ALBUQUERQUE.
Postar um comentário