Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

A restauração do Theatro Municipal do Rio de Janeiro - por José do Vale Pinheiro Feitosa

Entre os séculos XVIII e este, quatro grandes manifestações da cultura implicaram na construção de grandes instalações. A primeira é mais óbvia, pois o crescimento da arqueologia e a acumulação de capitais levaram à juntada de grandes acervos e por eles os grandes museus. A segunda foi o teatro e logo em seguida o cinema. A quarta foram as óperas e nisso é surpreendente a sobrevivência de suas edificações.

O cinema continua em franca produção, mas migrou para um ambiente menor e mais íntimo, levando ao fim das grandes salas, algumas como aqui no Rio com mais de mil assentos. O teatro ainda não vendeu suas salas para as igrejas e academias, mas anda em sentido de reduzir cada vez mais o seu tamanho. Onde ele pode retomar às grandes salas é com os musicais de estilo americano. Aliás, da mesma matriz cênica e musical da ópera e opereta.

Nas grandes capitais da Europa e das Américas, incluindo alguns países Asiáticos, os prédios da ópera continuam como referência de importância. Mesmo que esta manifestação cultural não mais seja objeto de interesses dos compositores e libretistas de hoje, a programação anual continua despertando interesse de numeroso público. É bem verdade que se trata de um público de alta renda que pode pagar o valor de cada espetáculo, mas não deixa de marcar a persistência desta manifestação antiga com seus prédios enormes e belos, como já verificamos na recente restauração do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

Um comentário:

socorro moreira disse...

Você fez-me lembrar 3 coisas:
- Que hoje é o dia do Patrimônio histórico.
- Que eu lembro da Cinelândia , apinhada de cinemas.
- Que o Cine Cassino precisa ser revitalizado.

Cultura e arte precisam de espaços , nas suas manifestações e espressões.
Viva para a reforma do Theatro Municipal do Rio de janeiro !