Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

ANÁLISE TRANSACIONAL: EU ESTOU OK - VOCÊ ESTÁ OK


(http://www.unat.com.br/institucional/ericberne.asp?m=m04)

A Análise Transacional é um método psicológico criado por Eric Berne, psiquiatra canadense, em 1958. Aqui estão algumas de suas idéias chave. A referencia bibliográfica utilizada tem como base a Associação Internacional de Análise Transacional (ITAA), da qual Eric Berne foi o primeiro presidente.

EGO - Eric Berne considerou o Ego como um sistema formado por instâncias psíquicas: exteropsique, (Pai), neopsique (Adulto) e arquipsique (Criança), cada qual com seu conjunto de pensamentos, sentimentos e comportamentos com os quais interagimos com outras pessoas. Os estados de ego Pai, Adulto e Criança, e a interação entre eles, formam a base da teoria da Análise Transacional. Esses conceitos são utilizados em muitas áreas da psicoterapia, educação, consultoria, e quaisquer profissões que lidem com pessoas e grupos.

TRANSAÇÕES - As transações se referem a comunicação entre as pessoas. A Análise Transacional ensina a reconhecer qual o estado de ego que está operando no início da transação, e qual estado de ego do interlocutor responde, de tal modo que se consegue intervir interrompendo uma conversa desgastante, e desenvolvendo a qualidade e eficácia da comunicação.

RECONHECIMENTO - As pessoas necessitam serem reconhecidas pelo que são e pelo que fazem. A este reconhecimento damos o nome de Carícias, que são unidades de reconhecimento interpessoal necessárias para a sobrevivência e o desenvolvimento. Entender como pessoas dão e recebem carícias e mudar seus padrões de reconhecimento, são aspectos fortes do trabalho em Análise Transacional.

JOGOS PSICOLÓGICOS - Berne definiu certos padrões disfuncionais de comportamento como jogos. São transações repetitivas, instaladas com o objetivo de obter carícias. Diríamos que a pessoa busca resolver necessidades do passado no ‘aqui e agora’. Estas transações repetitivas reforçam sentimentos e auto conceitos negativos, mascarando a expressão direta de sentimentos e pensamentos. Eric Berne nomeou estes jogos por nomes fáceis de serem entendidos, de tal modo que ao se nomear o jogo já se sabe o processo.

ROTEIRO DE VIDA - Eric Berne propõe que o comportamento disfuncional é o resultado de decisões auto limitantes tomadas na infância, devido as necessidades de entendimento da situação e de sobrevivência. Tais decisões culminam no que Berne chama ‘script ou roteiro’, o plano pré consciente de vida que governa os caminhos da pessoa. Mudar o roteiro de vida é o objetivo da Análise Transacional em trabalhos individuais e grupais.

EU ESTOU OK – VOCÊ ESTÁ OK - "I'm OK - You're OK" é provavelmente a mais conhecida das propostas da Análise Transacional - estabelece a posição que reconhece o valor e a capacidade de cada pessoa. Analistas transacionais ensinam às pessoas que são basicamente OK e portanto capazes de serem amados, aceitos, pensarem, e estabelecerem relacionamentos saudáveis em suas áreas de expressão. Esta forma de pensar vai contra qualquer exercício do poder, buscando-se desenvolver a auto estima e cooperação entre indivíduos e grupos.

CONTRATOS - A prática da Análise Transacional é baseada no contato mútuo de mudança. Os analistas transacionais consideram as pessoas capazes de decidir o que desejam para suas vidas, exceto nos casos de desautorização legal. A Análise Transacional tem como um de seus postulados que ambos são responsáveis pelo trabalho contratado, buscando eliminar a posição passiva do consultado e incentivar transações positivas.
Texto - NOELIZA LIMA (Vice presidente – 2001).

3 comentários:

socorro moreira disse...

Eita, agora você foi longe. Parece que estou em 1975, no Recife, fazendo terapia em grupo, e lendo "Eu estou OK- você está OK."; O corpo fala; Eu nunca te prometi um jardim de flores, etc.
Recordei as pessoas do meu grupo, o quanto elas contribuíram para o meu crescimento.
Penso que a gente tem sempre em volta esses anjos, que nos ajudam.
Hoje você é um deles.
E, quando falo nessa luz , que você nos acende... Falo pelo coletivo !


Bom dia, Melgaço !

Liduina Belchior disse...

Bernardo,

Com esse texto pesquisado,você esclareceu muito bem,o que é a
Análise Transacional.Valeuuuu.
Nós que trabalhamos com Gestalterapia
e atualmente com A Terapia Cognitivo/Comportamental,possuimos o
postulado básico de refletir,fazer interferências,passar exercicios comportamentais;mas não decidir pelos clientes.È uma linha completando a outra.Tudo é muito Eclético.Eu me considero Eclética.
Bom dia e por hoje só alegria!
Liduina.

Bernardo Melgaco disse...

Obrigado pelos comentários!