Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Não morra pela boca , mas prove o doce da vida ! - Socorro Moreira


"A Confeitaria Colombo localiza-se no centro histórico da cidade do Rio de Janeiro, no Brasil, sendo um dos principais pontos turísticos da Região Central da cidade.

A confeitaria foi fundada em 1894 pelos imigrantes portugueses Joaquim Borges de Meireles e Manuel José Lebrão, tendo um extenso rol de clientes célebres entre a sociedade brasileira.

Sua arquitetura e ambiente permitem ter uma idéia de como terá sido a Belle Époque na capital da República. Entre 1912 e 1918 os salões do interior da confeitaria foram reformados, com um toque Art Nouveau, com enormes espelhos de cristal trazidos da Antuérpia, emoldurados por elegantes frisos talhados em madeira de jacarandá. Os móveis de madeira do interior foram esculpidos na mesma época pelo artesão Antônio Borsoi. Em 1922 as suas instalações foram ampliadas com a construção de um segundo andar, com um salão de chá. Uma abertura no teto do pavimento térreo permite ver a clarabóia do salão de chá, decorada com belos vitrais.

Entre os clientes famosos da confeitaria estão Chiquinha Gonzaga, Olavo Bilac, Rui Barbosa, Villa-Lobos, Lima Barreto, José do Patrocínio, Getúlio Vargas e Juscelino Kubitschek, entre muitos outros.

A tradicional casa possuiu uma filial na avenida Nossa Senhora de Copacabana, no bairro de Copacabana (atualmente uma agência do Banco do Brasil). Mais recentemente, abriu uma filial nas dependências do Forte de Copacabana. "
.

* O Rio é a cidade maravilhosa, e uma das suas maravilhas é a confeitaria Colombo.
As vezes sonho , voltando lá, como inúmeras vezes o fiz.Depois que fiquei diabética ,só em sonhos...!
Quem de vocês estiver no Rio, comemore hoje o seu aniversário de 115 anos, com os quindins de Iaiá.
.

Guardo teu olhar, meu filho, meu pai
Guardo o doce de um momento. A alegria de um encontro,
que nunca se repetirá.
Eu quero o doce,no coração do mundo, e o esplendor do sonho de consumo - Amor !
.

Mas tudo é ilusão. A gente foi feliz, no arroz com pequi; na galinha caipira dos domingos, no pirão do pau-do-guarda depois de uma noitada feliz. E essa alegria é repetível : "Cratinho de açúcar, tijolo de buriti !"
.

Já ia saindo, quando começaram a desfilar na memória os pontos gastronômicos por aí visitados: O Lhamas em Botafogo, a Confeitaria Confiança, no Recife; as agulhas fritas de Olinda ; a carne do Picuí em Campina Grande , ou na Torre (Recife) ; o acarajé do Rio Vermelho, em Salvador; a Xepa e sopa paraguaia de BelaVista(MS) , o Tucunaré na brasa de Lábrea , no Amazonas ; o pato no tucupi de Belem , sorvete de cupuaçu, açaí... ; as trutas de Friburgo ; o camarão do Osmar , em Fortaleza ; a peta e a rosca de Teresina; a galinhada mineira, o pão de queijo de Belo Horizonte; o carreteiro gaúcho ...Minhas lembranças estão ligadas também aos sabores. E as suas ?
Hoje o cardápio é agridoce : um salgado e um doce.
.

Rosca do Piauí ( aprendi com a minha mãe, piauiense de Picos)

4 xi de goma grossa ( manipular até fica bem quebradinha. escaldar com uma xícara de leite e uma xícara de óleo fervente; sal à gosto .)
Bater 6 ovos como para pão-de- ( primeiro as claras, depois as gemas).
Misturar à goma, levemente.Forma untada com óleo. Forno quente.
É a melhor pedida do mundo pra acompanhar um cafezinho, na hora do lanche, e não tem erro.
.

A outra pedida é uma receita do meu primo Montoril.Faço de vez em quando, principalmente, quando chega uma visita para o almoço, e eu estou sem sobremesa pronta :
.

Creme de mamão

Uma porção de mamão
Uma porção de sorvete de creme
Gotas de licor ( bater no liquidificador, e pronto ! Eu decoro com ameixas em calda. Fica delicioso !)
.
E agora, vamos aos afazeres e surpresas diárias. Muita luz e paz para todos !

Socorro Moreira

5 comentários:

Cesar Augusto disse...

Socorro,

Isso é maldade, eu aqui na maior dieta e você apresentando essas delícias...
Quando menino, minha madrinha me levava para almoçar na Colombo, o menu era sempre o mesmo, omelete de camarão e um café vienense.

Beijos,

Cesar Augusto

socorro moreira disse...

Oi, César !
Estávamos sentindo falta dos seus comentários e postagens.
Eu fui na Colombo com tanta gente querida , que muitas das minhas melhores lembranças estão a ela associadas.
Ai, ai ...! ( risos)

Um café vianense ... Delícia !


Sabe a receita ? Poste-a !


Abraços.

socorro moreira disse...

* vienense

jair rolim disse...

Oi Soorro
Estive este final de semana do Piaui(Piripiri)come comi peta e rosquinha.Você desfilou pela culinária de vários estados. Sorte sua manter este seu peso. Mas quando você esteve em labrea-am por acaso foi no mesmo periodo que o romulo rolim(meu irmao) na época um tremendo papudim., hoje morando em cachoeira paulista, formado em direito, tremendo devoto da rede vida.
Um forte abraço
Jair Rolim

socorro moreira disse...

Jair,
Estive em Lábrea naquele mesmo período.Eu e Rômulon estivemos adidos por três longos meses. Foi uma experiência muito forte, em vários sentidos.
Maria do Carmo e Rômulo continuam casados ?
Faz tempo não os vejo.


Abraços para todos.

Eu adoro comer, mas em pequenas quantidades. ( risos)