Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Comunicado Vila das Artes

SELEÇÃO PÚBLICA
Inscrição para Curso de Realização em Audiovisual da Vila das Artes vai até domingo, 27 de setembro. Somente pelo site www.ccv.ufc.br
Interessados em mergulhar durante dois anos nos estudos práticos e teóricos do II Curso de Realização em Audiovisual da Vila das Artes devem fazer a inscrição pelo site www.ccv.ufc.br, até o próximo domingo, dia 27 de setembro. O curso tem por objetivo fomentar um espaço para o surgimento de novas gerações de realizadores capazes de desenvolver parâmetros artísticos e organizacionais próprios para realizar projetos autorais que tenham como suporte os meios audiovisuais. São oferecidas 40 vagas, das quais 50% são destinadas para alunos que tenham cursado todo o ensino médio em escolas da rede pública. O edital e a grade do curso estão disponíveis no site www.fortaleza.ce.gov.br. O curso tem duração de 2 anos (1.700h/a), é gratuito e terá início em 2010 no período da manhã (8h às 12h). È preciso pagar uma taxa de R$ 20,00 para efetuar a inscrição. Outras informações pelo telefone (85) 3105-1404 ou 3252-1444.

DANÇA
Dança: investigação de movimento e produção de sentido, com Rita Aquino. Inscrições abertas pelo email escoladedancadefortaleza@gmail.com
O que te move? A partir deste questionamento, a professora de dança Rita Aquino propõe uma abordagem de corpo que fomenta a construção de padrões motores pessoais e investe nos possíveis sentidos cênicos. A oficina Dança: Investigação de Movimento e Produção de Sentido recebe inscrição até dia 29 de setembro pelo email escoladedancadefortaleza@gmail.com. As aulas são gratuitas e acontecem de 5 a 11 de outubro, de segunda a sexta das 14h às 18h e sábado e domingo das 9h às 12h. Podem participar profissionais de dança e estudantes de arte. Rita Aquino é criadora, pesquisadora e professora de dança. Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Dança da UFBA (2008), Especialista em Estudos Contemporâneos em Dança pela UFBA (2006) e Licenciada em Dança pela Faculdade Angel Vianna (2005), Rio de Janeiro.

REVISTA FAROL
A quarta edição da revista Farol, publicada pela Secultfor, é lançada no Passeio Público, nesta sexta, dia 25, a partir de 17h30, tendo como bandeira a defesa da gentileza.
As pessoas e os gestos espontâneos que contribuem para retirar peso e dar mais leveza à vida na cidade saltam das páginas da quarta edição da revista Farol, publicação da Prefeitura Municipal de Fortaleza editada através da Secretaria de Cultura de Fortaleza. Lançando foco sobre um valor fundamental para a convivência humana, a matéria de capa deflagra o dispositivo da gentileza como condição sine qua non para (re) estabelecer a posse da vitalidade individual e coletiva, produzindo territórios existenciais alternativos àqueles mediados pelo capital. No próximo dia 25, sexta-feira, a partir de 17h30, o Passeio Público acolhe o lançamento da revista e coloca em pauta trocas simbólicas afins. Distribuída gratuitamente entre grupos sociais organizados, associações de moradores, meios de comunicação (massivos e alternativos), eventos públicos, centros culturais, ONGs, universidades, escolas públicas municipais, secretarias municipais e órgãos governamentais diversos, Farol também pretende se inserir no âmbito dos programas sociais desenvolvidos pela Prefeitura de Fortaleza, contribuindo com a construção de políticas públicas mais afinadas com a vida nas comunidades.

CULTURA
Seminário preparatório da III Conferência Municipal de Cultura de Fortaleza, marcado para segunda-feira, dia 28, na Casa Amarela discute produção simbólica, diversidade cultural, cidade e cidadania.
Com o tema “Cultura, Diversidade, Cidadania e Desenvolvimento”, a III Conferência Municipal de Cultura prevê um ciclo de seminários preparatórios que contemplam os eixos e subeixos temáticos propostos para a Plenária Municipal. A Conferência é espaço de consulta pública onde a sociedade civil e os representantes governamentais debatem princípios e diretrizes a fim de orientar a política e a gestão municipal da Cultura. A proposta central é estabelecer, de forma participativa e democrática, um novo modelo de gestão que, após as reformulações institucionais necessárias, resulte na elaboração coletiva do Plano Municipal de Cultura e do Sistema Municipal de Fomento à Cultura, entre outros marcos legais. No próximo dia 28 de setembro, segunda-feira, o debate gira em torno da Produção Simbólica e Diversidade Cultural e Cultura, Cidade e Cidadania, a partir das 14h, na Casa Amarela Eusélio Oliveira (av. da Universidade, 2591 – Benfica). Aberto ao público. Programação: 14h - Produção Simbólica e Diversidade Cultural (Produção de Arte e Bens Simbólicos, Convenção da Diversidade e Diálogos Interculturais, Cultura, Educação e Criatividade e Cultura, Comunicação e Democracia).16h30 Cultura, Cidade e Cidadania (Cidade como Fenômeno Cultural, Memória e Transformação Social, Acesso, Acessibilidade e Direitos Culturais)

OCUPAÇÃO
Apresentação dia 1º, quinta, do Sambarroxé em Estudo na sala de dança da Vila das Artes. Às 18h30. Aberto ao público.
A Vila das Artes será palco no dia 1º de outubro para a apresentação do artista -dançarino e crítico de dança Joubert Arrais. Sambarroxé em Estudo é resultado da ocupação da sala de dança, proposta da Escola Pública de Dança da Vila das Artes para democratizar o acesso e ampliar os espaços para os profissionais de dança do Ceará. A apresentação, batizada de "conferenciarecital", esta relacionada com a demonstração artística, de caráter experimental, que o artista realizou em maio, em Aveiro, Portugal, durante o Performa 09 - Encontros de Investigação em Performance (com apoio para viagem do Ministério da Cultura, via edital de Difusão e Intercâmbio Cultural). Joubert explica que o solo de dança é um estudo teórico-prático, com viés performático, que une três manifestações culturais brasileiras de massa – o samba, o arrocha e o axé. A ocupação, realizada em agosto e na primeira semana de setembro recebeu apoio dos artistas cearenses Fauller e Wilemara Barros, da Cia. Dita, Andréa Salles e Daniel Pizamiglio.

CINECLUBE
Subvercine exibe “Um Homem Chamado Apocalipse” no cineclube de segunda –feira. Sempre às 18h30.

Toda última segunda-feira do mês o coletivo Subvercine exibe filmes do gênero western italiano em tributo ao ator brasileiro Anthony Steffen, na mostra Poeira Bala e Espagueti. No próximo dia 28, será exibido o filme “Um Homem Chamado Apocalipse”, de Leopoldo Savona. O western conta a história de Joe que recebe de seu tio uma mina de ouro como herança, mas quando chega a cidade para tomar posse, descobre que ela foi invadida por um criminoso local. Joe não pensa duas vezes para lutar pela sua herança e também pela paz da cidade. A sessão começa às 18h30 com entrada gratuita.

NOUVELLE VAGUE
Mostra Varda vai até hoje na Casa Amarela com a presença da cineasta Agnès Varda. Aberto ao Público.
A cineasta franco-belga Agnès Varda, uma das representantes da Nouvelle Vague, movimento artístico do cinema francês que teve início nos anos 60, está em Fortaleza até esta sexta-feira, dia 25. Desde segunda-feira Varda reune-se com grupos de realizadores e estudantes da cidade e lançou o seu último filme As Praias de Agnès. A cineasta também esteve na Vila das Artes. Nesta sexta, às 19h, participa do último dia da Mostra na Casa Amarela Eusélio Oliveira (Avenida da Universidade, 2591, Benfica). A entrada é gratuita

ENCONTRO DAS ARTES
Equipamento da Prefeitura Municipal de Fortaleza, vinculado à Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), a Vila das Artes é espaço voltado para a formação, pesquisa, produção e difusão em arte. Situado no centro de Fortaleza, reúne em seu espaço as Escolas Públicas de Dança e Audiovisual, o Núcleo de Produção Digital, Biblioteca e Videoteca. Tem como parceiros a Universidade Federal do Ceará, a Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura, FCPC, e a Rede Olhar Brasil. Apoio da Kodak, Quanta e Prodança. Apoio cultural do Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria Estadual da Cultura (Lei nº 13.811) e patrocínio do Banco do Nordeste, Fundo Nacional de Cultura e Lei de Incentivo a Cultural do Ministério da Cultura e Governo Federal. Todas as atividades são gratuitas.

Vila das Artes - Rua 24 de Maio, 1221, Centro. Fortaleza. Ceará. Brasil
Telefone (55+85) 3252-1444 comunicacaoviladasartes@gmail.com, viladasartesfortaleza@gmail.com
Escola Pública de Dança - (85) 3105-1402
escoladedancadefortaleza@gmail.com
Escola Pública de Audiovisual - (85) 3105-1404
escoladeaudiovisualdefortaleza@gmail.com

Nenhum comentário: