Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Roquette Pinto - O criador do rádio no Brasil -Por : Norma Hauer

Foi aqui no Rio de Janeiro, que a 25 de setembro de 1884 nasceu Edgard Roquette Pinto, um que viria ser um dos mais importantes vultos de nossa terra.
Depois de um assisstir uma elementar transmissão de rádio no Rio de Janeiro, Através de Transmissores Colocados no alto do Corcovado, Roquette-Pinto se interessou pelo assunto e viu que o rádio seria o grande precursor da comunicação no Brasil.
Apesar do primeiro teste, o Presidente de então (Afonso Pena) não se interessou em levar o modelo adiante. Os Transmissores foram devolvidos aos Estados Unidos e tudo pararia aí não fora uma visão de futuro de Roquette Pinto.

Sozinho não poderia levar seu plano adiante. Batalhando, conseguiu o apoio da Academia Brasileira de Ciências e do engenheiro Henrique Morize e fundou a primeira emissora de rádio no Brasil, a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, em 20 de abril de 1923.

No ano seguinte Inaugurou-se a 2 ª emissora, que recebeu o nome de Rádio Clube do Brasil. Ambas eram associados por Dirigidas e somente alguns privilegiados tinham acesso a receptores ainda bastante artesanais.

Surgiram quando foi rádios de galena, um material Proveniente de minério de
Chumbo, que os "camelôs" da época reproduziam escondidos das Autoridades. imbecis (Como sempre, o que hoje não é novidade).

Roquette Pinto tinha por lema o que era de rádio "para a cultura dos que Vivem em nossa terra, para o progresso do país" E com esse espírito mantinha sua emissora totalmente educativa.

No final dos anos 20 aqui no Rio já Existiam as emissoras Mayrink Veiga e Educadora
do Brasil, com todas sobrevivendo o Esforço de seus associados e proprietários,
porque não era permitida a vinculação de rádio sem comerciais.
Somente, após um decreto-lei do então "governo provisório" (?) De Getúlio, de n ° 21,111 de 1 ° de março de 1932 foi autorizada a publicidade no rádio.
Nessa mesma época, mais uma emissora entrou no ar: a Rádio Philips do Brasil, ligada à firma holandesa fabricante dos primeiros receptores de rádio que chegaram aqui, ó
Philips
Fundada um Philips Rádio, chegou Adhemar Casé outro Pioneiro. Sendo permitida a propaganda comercial, Ademar Casé, depois de Criar na Rádio Philips (PRC-6) um programa com seu nome, saiu à procura de possíveis patrocinadores, sem imaginar que, ainda Pioneiro, criaria o 1 º "jingle" em nosso rádio.
Anunciou uma padaria na Rua Voluntários da Pátria (Padaria Bragança). E quem menos fez esse jingle " 'nada? Que Antônio Nássara, CARICATURISTA e compositor, inciando sua carreira.

A partir dessa época, as rádios comerciais foram se Desenvolvendo tendão Patrocionadores para seus programas Fugindo ao estilo rádio-educativo (o sonho de Roquette Pinto).
Começaram um irradiar discos com os sucessos de então, como assim
Estavam contratar os artistas que também está iniciando suas carreiras, além daqueles que já se apresentavam em circos e teatros e viram no Rádio A possibilidade de um futuro promissor.

ROQUETTE, que já criara outra emissora (a PRD-5) Rádio Difusora da Prefeitura do Distrito Federal (atual Rádio Roquette Pinto) sentiu que estava na hora de se afastar e entregou a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro (PRA-2) ao então Ministério da Educação e Saúde, desde que mantivesse o sentido educativo.
Isso em 7 de setembro de 1936. Essa emissora ainda hoje pertence ao atual Ministério da Educação, sendo conhecida como Rádio MEC.

Cinco dias depois, um rádio Philips Se Transformou na Rádio Nacional, inaugurada como PRE-8, em 12 de setembro de 1936.

O rádio, embora não fosse aquele com o qual sonhou Roquette, não deixou de ter uma série de programas educativos, mas atrativos, criados por grandes nomes, como Almirante, Paulo Roberto, Paulo Tapajós, alguns GENOLINO Amado e outros.
Adhemar Casé Manteve seu programa em diversas emissoras até o advento da televisão, quando passou a atuar na TV Tupi e teve seu canto "de cisne" ótimo no programa "Noite de Gala", já na TV Rio.

DIA DO RÁDIO: era comemorado o Dia do Rádio a 21 de setembro (Dia da Árvore mesmo). Depois, em uma homenagem Roquette Pinto, passou um ser comemorado no dia 25 de setembro, o lógico era quew.
Soube que atualmente foi estipulado oficialmente, em decreto do Presidente Lula, que o Dia do Rádio será comemorado em 7 de novembro, data natalícia de ser por Ari Barroso.
Não sei quem colocou isso na cabeça do Lula.

Ari Barroso foi importante, mas tivemos nomes que fizeram muito mais pelo rádio do que Ari Barroso, como Almirante, Paulo Roberto, Paulo Tapajós, Ademar Casé, César Ladeira Ari Barroso ... Porque? Por causa da Aquarela do Brasil? Por causa de sua gaitinha "?
O rádio Viveu uma época de grandes nomes. Não sendo posivel homenagear a todos, o certo seria, em nome de todos, fazer uma homenagem a ROQUETTE PINTO. Foi ele quem Criou o rádio no Brasil.

Roquette Pinto, embora Fábrica de Campeões do rádio, continuou sua carreirra de professor até o início dos anos 50.

Roquette Pinto faleceu em 18 de outubro de 1954.

Norma Hauer

Nenhum comentário: