Em matéria de carro , não posso negar sou realmente uma “fuscomaníaca”. Minha paixão pelo Fusca vem de quando ganhei do meu pai ao completar 18 anos o meu primeiro carrinho.Sei que para alguns ele não passa de um projeto arcaico, para mim no entanto um projeto eterno.Já possuí nesses anos muitas outras marcas de carros , mas sempre gostei de ter um fusquinha na minha garagem. Sua criação ( embora poucas pessoas saibam ) aconteceu na década de 30 quando na Alemanha Ferdinand Porsche a pedido de Hittler deu início ao seu trabalho., cujo rendimento não foi satisfatório, tendo sido no entanto aprimorado com sucesso em 1935, e batizado então como o “ carro do povo”.Sua importante atuação aconteceu na eclosão da Segunda Guerra Mundial quando agiu como veiculo de guerra devido a sua refrigeração a ar , que facilitava até a travessia em desertos .No entanto terminado o conflito, o modelo foi quase a falência , tendo sido retomada a produção alguns anos depois pelo inglês Henry Hirst .Os primeiros fuscas importados chegaram ao Brasil nos anos 50, e o interesse pelo carro foi tanto que em 1957 ele começou a ser produzido também no nosso país.E a procura desse “carrinho” foi tão grande que entre 1959 até 1996 ( mesmo tendo sido suspensa pela Wolkswagen a sua fabricação desde 1986 até 1992) foram vendidos no Brasil 3,3 milhões de fuscas .Para mim, eterna amante do fusca,mesmo com os seus 70 anos de idade esse carrinho vovô será sempre um dos mais queridos na historia do automobilismo,único automóvel que em 1993 a pedido do Presidente Itamar Franco voltou a sua linha de produção, que lamentavelmente foi encerrada em 1996. Inegavelmente sou mesmo uma fuscomaníaca ! E ninguém pode imaginar o que sentí quando exatamente quatro meses passados tive o meu fusquinha 94 roubado.Infelizmente não consegui até hoje recupera-lo.Mas na minha garagem já possuo outro fusca ,dessa vez um 96,e assim desafiando os novos modelos e os mais variados lançamentos das grandes indústrias automobilísticas, eu continuo com esse vovô, que mais que um carro ,é símbolo de uma historia linda a se contar .
Rosa Guerrera
5 comentários:
Rosa,
Nos conhecemos em 1964 , e você tinha um fusquinho novinho na garagem.Naquele tempo era um luxo ter um carro, e era um charme mulher dirigindo um fusca. Meu primeiro fusca eu comprei em 1974. Nunca gostei de dirigir. Fico suando frio, quando tenho que estacionar. Procurar estacionamento então, nem se fala ! Gosto de dirigir na estrada, esperando chegar em algum lugar, ouvindo música, pensando e cantarolando. Nasci pra ser dirigida. Nasci pra ser (o)fusca.
Mas que texto , ótimo!
Eu sempre adorei ler você, ouvir você !
Em 64 eu tinha 13 anos, e as tuas histórias, viagens, me encantavam !
Eu decorava teus poemas ...
" Tudo passa
como passa a alegria do menino
que brinca com a bola..."
Sempre sonhei com um reencontro. Tava no destino, como aquelas revistas "Destino", que a gente lia , por amor às fotonovelas.
Um beijo, minha querida !
Socorro, a sua memória ( repito) é algo impressionante.Cheguei mesmo a sorrir quando lí que voce lembrou até a cor do meu fusquinha .Cada vez mais amo a NET. Não fosse ela não estariamos hoje lembrando tempos passados. Se Deus permitir muito em breve trocaremos um grande abraço . Fica com Deus , Rosa
Eita que aparição mágica !
Ainda bem que você encontrou logo, o comentário.
Mary, e a família Luiz Gomes ,avisa que também não te esquece.
Precisas mesmo é pegar a estrada para o Crato. Te esperamos !
Um beijo.
Socorro gostaria muito de saber mais noticias daquela vizinhança tão maravilhosa que tive na av. manoel borba. Devido ao meu trabalho , tenho certeza que não poderei ir ao Crato este ano .E aqui em Recife , reside alguem da familia de Luiz ? E voce porque não aparece por aqui tb ? bjs,Rosa
Rosa,
Mary, Felisberto, Marlene , marluce, Chica, moram no Crato; Rosemira e Roberto moram em Fortaleza; Eleonora está passando um tempo na Espanha.
Ninguém em Recife. Às vezes dou uma passada em Recife. Quando isso acontecer, aviso !
Mas a gente te espera no Cariri, em qualquer tempo.
Beijo
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