Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

"Mulher Rendeira", no "Caminho das Índias " - Por Socorro Moreira



É claro que assisti ao penúltimo capítulo de Caminho das Índias. A cena na Estudantina com Bibi Ferreira cantando "Minha palhoça" de J. Cascata foi impagável.
Esse povo que não assiste novela , mas gosta do que é bom, nem sabe o que perdeu.
A gente que mora no Cariri perde Bibi , em tantos atos...! Perde Bibi , e ganha a vista da Chapada, e um rítmo de vida leve ...de vez em quando, a voz do Abidoral , o violão de Pachelly , e outros tantos astros que clareiam a nossa esfera. Mas, falando sério, se eu pudesse, eu veria Bibi Ferreira, mais vezes !
Lembro que , quando chegou televisão por aqui, ela tinha um programa semanal, na TV Tupi, nos dias de segunda-feira. Ficou tão íntima nossa, que deu trabalho esquecer que ela é do palco, que é do Rio de Janeiro. Algumas vezes a vi por lá : em Gota D'água, em Piaf... Maravilhosa ! Hoje eu a vi, num pedacinho da novela , e o capítulo cresceu tanto, que a cena engoliu a trama.

Ah, tinha razão um amigo, quando me dizia : " Mulher, para de se emocionar com os dramas da ficção. Vive a tua emoção. Rasga teu coração, solta tuas águas , molha quem está por perto , toma banho de chuva com o povo !".

Eu não chego a envolver-me , depois dos meus tantos janeiros, mas não nego que me ligo na telinha, principalmente , em se tratando dos últimos capítulos de novela, quando tudo enfim, se concretiza , se esclarece, e vive o final feliz .
Acabei de dar uma espiada no céu . Cantarolei "Minha Palhoça" , numa interpretação tímida e silenciosa.
Bom é Moreira da Silva ou Bibi Ferreira !

Minha Palhoça
J. Cascata


Mas se você quisesse, morar na minha palhoça – Lá tem troça e se faz bossa –
Fica lá na roça, à beira de um riachão – E à noite tem violão –
Uma roseira, cobre a banda da varanda e
Ao romper da madrugada, vem a passarada, abençoar nossa união.
Tem um cavalo, que eu comprei à prestação e que não estranha a pista
Tem jornal; lá tem revista.
Uma Kodak para tirar nossas fotografias – Vai ter retrato todo dia –
Um papagaio, que eu mandei vir do Pará.
Um aparelho de rádio batata, e um violão que desacata.
Meu Deus do céu que bom seria…
Mas se você quisesse, morar na minha palhoça – Lá tem troça e se faz bossa –
Fica lá na roça, à beira de um riachão – E à noite tem violão –
Uma roseira, cobre a banda da varanda e
Ao romper da madrugada, vem a passarada, abençoar nossa união.
Tem um pomar, que é pequenino, é uma beleza - É mesmo uma gracinha –
Criação, lá tem galinha –
Um rouxinol, que nos acorda ao amanhecer – Isso é verdade, podes crer –
A patativa quando canta faz chorar,
Há uma fonte na encosta do monte, a cantar – chuá… chuá…

E com essa encerro o dia, pois é quase madrugada , e eu quero dormir pra sonhar !

Socorro Moreira

Nenhum comentário: