Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Nelson Cavaquinho amanhã em Compositores do Brasil


Por Zé Nilton

É difícil ou senão impossível não se comover, não se ficar tocado após ouvir qualquer música de Nelson Cavaquinho. Para quem gosta de música – da boa música – logo se enternece com a sensibilidade musical, harmônica e melódica das composições de Nelson Cavaquinho. Foi um mestre na arte de compor e de reinventar a realidade falando de coisas simples, duras, misteriosas da vida e da morte, com estilo e com profunda delicadeza. O mais carrancudo dos críticos, com seu nacionalismo e, acima de tudo, seu regionalismo ligeiramente exacerbado, esse irmão siamês das idéias em termos artísticos e musicais do famoso Ariano Suassuna – José Roberto Tinhorão – certa vez disse de Nelson Cavaquinho:

“Tome o homem seu violão, cante ele pelas ruas como um antigo trovador da Idade Média a beleza das flores, a efemeridade da vida e a angústia metafísica da morte, e esse será o retrato de Nelson Cavaquinho. Com sua cabeleira branca, seu permanente ar de dignidade e a sua voz enrouquecida por muitos anos de cervejas geladas, o que Nelson Cavaquinho canta (fazendo percutir, mais que dedilhando, as cordas do seu violão) é a saga de um homem que vive em estado de poesia. E cuja obra, por isso mesmo, não morrerá.”

Pura verdade sacada da inteligência desse minucioso historiador da Música Popular Brasileira, o Tinhorão. Nelson Antonio da Silva – Nelson Cavaquinho, que fazia verdadeiros malabarismos nas seis cordas do violão, foi mestre em destrinchar acordes simples e complexos, usando preferencialmente o polegar e o indicador e, segundo Paulinho da Viola, para seu grande espanto e admiração, terminando a música na segunda do tom. Permaneceu pobre e morando nas periferias do Rio de Janeiro, apesar da grande visibilidade que ganhou na década de 1970, ao ter inúmeras músicas gravadas por intérpretes de sucesso como: Paulinho da Viola (Duas Horas da Manhã), Chico Buarque (Cuidado com a outra), Clara Nunes (Minha festa), Beth Carvalho (Quero Alegria), além de Elizeth Cardoso, o saxofonista Paulo Moura e outros. Sempre teve presente na sua música e na suas conversas a idéia da dor, da solidão, da morte. Talvez devido ao seu estado de permanente embriaguês.

Lembro de um documentário realizado na década de 1960, sobre Nelson Cavaquinho, pelo cineasta Leon Leon Hirszman, em branco e preto, onde ele aparece em todas as cenas empunhando seus mais fervorosos companheiros: o violão e a bebida. Como disse, sua verve e sua imaginação colocavam por sobre o realismo exato da vida o lirismo e a mais terna poesia. Quem não se encanta com esta: “Tire o seu sorriso do caminho, que eu quero passar com a minha dor” ? (A flor e o espinho).

E esta: “Quando eu passo perto das flores, quase elas dizem assim: vai, que amanhã enfeitaremos o seu fim (Eu e as flores). O nosso Patativa do Assaré tem uma poesia em que ele pede para que as homenagens a lhe serem rendidas sejam feitas em vida. Assim também o disse Nelson Cavaquinho, na música “Quando eu me chamar saudade”:

Sei que amanhã quando eu morrer
Os meus amigos vão dizer
Que eu tinha um bom coração
Alguns até hão de chorar
E querer me homenagear
Fazendo de ouro um violão
Mas depois que o tempo passar
Sei que ninguém vai se lembrar
Que eu fui embora
Por isso é que eu penso assim
Se alguém quiser fazer por mim
Que faça agora
Me dê as flores em vida
O carinho, a mão amiga
Para aliviar meus aís
Depois que eu me chamar saudade
Não preciso de vaidade
Quero preces e nada mais.

Nelson Cavaquinho – será o nosso homenageado de amanhã no Programa COMPOSITORES DO BRASIL a partir das 14 horas, na Rádio Educadora, através da parceria Rádio Educadora/Centro Cultural Banco do Nordeste.

Vamos falar e tocar:

1. A flor e o espinho
2. Rugas
3. Folhas secas
4. Luz negra
5. Lágrimas sem jura
6. Eu e as flores
7. Palhaço
8. Quando eu me chamar saudade
9. Degraus da vida
10. Notícia
11. Juízo final
11. Cuidado com a outra
11. Pot-pourri, de Nelson Cavaquinho, com Noite Ilustrada

Quem ouvir, verá !

Fonte: Nova História da Música Brasileira, Editora Abril, 1974.

3 comentários:

socorro moreira disse...

Gosto mais do nelson cavaquinho do que de outros. A primeira música do Nelson aprendi na infância com o meu Pai. Nelson Gosçalves era o intérprete : NOtícia, que depois curti com Paulo Moura, num solo belíssimo.
Aos 20 anos aprendi a letra de "Rugas" , e cantava em todas as rodas de violão .Sorrindo, claro, do meu rosto lisinho. Mas eu sabia o caminho de todas as minhas expressões. nelson ensinava-me. Daí comecei a buscar todas as letras do Nelson , e descobri que não existia nenhuma que eu não gostasse . Eu descobrira, a minha linha melódica : a principal. Aquela boêmia, poética e filosófica. A música que me comove, e que dá vontade de varar a madrugada , de tomar uma dose de luar, até ficar tonta ...
Gosto do bom gosto de quem fala e gosta do nelson cavaquinho. Eu digo de cara: esse é meu irmão !

Anônimo disse...

Excelente! Na verdade você teve uma formação formal e informal como poucos. Sua educação musical é invejável, assim como sua educação literária. Você canta, faz poesia, cozinha, costura, borda e vive em liberdade encantadora. Noel Rosa lhe chamaria de "Divina Dama".
Seu pai, Moreirinha, é uma referência na cidade. Ele ajudou a fazer o Crato do seu tempo com muito trabalho, poesia, música, boemia e fé na vida. E sua filha não tem feito outra coisa por esta cidade a não ser contribuir com as suas artes para manter seu fascínio, seu garbo apesar dos pesares...

socorro moreira disse...

Zé Nilton,
Você falou de um cara que explica minha paixão por todas as artes: Alfredo Moreira Filho ( Moreirinha).
Mas nem pinto, nem bordo, sabia ? ( risos).
Sou da linha mediana , que apenas ama !

Tem coisa melhor do que conviver com os irmãos ?
Os blogues estão fazendo o seu papel , e a gente , na medida do possível , e respeitadas as prórpias limitações , fazemos a manutenção.

Meu xodó é mesmo a música, inclusive sua história...
- "A linguagem universal da emoção" , como diz meu amigo Cristiano Câmara.

Abraços .