Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Projeto Verde Vida- Colaboração de Nívia Uchôa




Lendas da Mata e Preta de Bujú
Escrito por Geovany Brasil

O Projeto Verde Vida finaliza mais dois curtas metragens com a produção da criançada que hoje comanda o audiovisual em pequenas localidades rurais do Cariri. Através de parceria entre Verde Vida, Petrobras Distribuidora e Ponto de Mídia Livre, é possível criar diversas produções nessas pequenas vilas e sítios. As duas novas produções são:

Lendas da Mata. Docfic – 16’20” - Lendas da Mata conta estórias sobrenaturais envolvendo a Caboquinha, o Homem que vira bicho e o Pai da Mata,

Segundo os caçadores e moradores mais antigos dessas vilas, esses seres encantados são protetores da mata. Seu Raimundo, um dos contadores das lendas, diz que só é possível fazer uma boa caçada se a Caboquinha ajudar, ou seja, ela afugenta todos os animais quando o caçador não lhe faz um agrado como, por exemplo: levar cigarro ou fumo como presente. Dona Maria Edice, outra contadora das estórias,diz que até para lavar roupas nas fontes de água da mata do Engenho da Serra era necessário levar o fumo para Caboquinha. – Já corri várias vezes com medo da Caboquinha por não ter levado o fumo que ela tanto aprecia -. Explica Dona Maria Edice.

O filme tem direção de Rodrigo Pereira e Auriclenes Paes e foi rodado no Engenho da Serra por crianças e adolescentes durante o curso de audiovisual. O lançamento está marcado para o dia 03 de outubro de 2009 às 19:00h no Engenho da Serra, Crato-CE.

Preta de Bujú – Documentário – 5’50” - Preta de Bujú é resultado do trabalho de crianças entre 07 e 12 anos no Sítio Juá. O filme conta de maneira simples a vida de uma moradora muito inusitada do Sítio Juá. Preta era uma moradora de rua que não aceitava ajuda de ninguém, nem esmolas, nem apoio nos trabalhos braçais. Era também conhecida por não gostar de tomar banho. Nas simulações feitas para situar o telespectador na história, as crianças usaram a técnica de Stop Motion, que deixou o filme leve e muito criativo. O documentário tem direção de Alina Morais de 9 anos de idade. O lançamento do curta está marcado para o dia 26 de setembro de 2009, as 19:00h no Sítio Juá.

Os dois filmes são resultado das oficinas ministradas por Auriclenes Paes, aluno do Ações Culturais Para Povos Rurais em 2008, hoje “Auri” é um dos multiplicadores que ajudam o Verde Vida em sua missão de levar cultura e inclusão social aos POVOS RURAIS.

Nenhum comentário: