Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

O Vazio Revelado - Por Claude Bloc

Meu dia vazio se materializou na forma de uma pessoa. Era ele, o vazio com um nome. Descobri que meu ser estava oco, que só havia em mim, bem tênue, a essência de um sentimento, só a essência. Eu solfejava, me distraía tentando preencher aquela lacuna, e me expunha ao tempo numa daquelas tardes quentes em que o vento sopra devagar. Pois é... e a brisa soprou sobre ele, e através dele passou. Foi assim que ele, tão vazio de mim, descobriu que estava destinado a não-ser.

Para apaziguar minhas incertezas e esse delírio reflexivo, em certos momentos eu queria dormir (seria uma fuga?), noutras ficar parada debaixo do chuveiro, sentindo a água fresca escorrer-me pelo rosto, pelos ombros, queria viajar pelo espaço sideral na crista de algum sonho... Eu realmente apreciava tudo isso, meus não - fazeres, minhas não-atividades. Eram momentos em que ele (o vazio) também podia fazer-se nada sem ser cobrado, justamente porque eram horas convencionadas à espera. E ele vivia à espera.

Gostava de ler, mas isso não me tornava mais sábia, nem mais preenchida. Sendo feita de vazio, não havia nada em mim que segurasse conhecimento, afeto ou lembrança. Assim, ele também não se afeiçoava a ninguém, e nem sofria. Não retinha sentimentos, assim como não retinha saudades confinadas.

Podia-se dizer que o vazio era preguiçoso, mas preferia pensar que era um gosto pessoal. Fazer coisas! Não podia simplesmente passar a existência em branco? Ele só queria não-ser. E pensei: o que aconteceria se ele se recusasse ser alguma coisa? Não me ocorreu idéia alguma.

Então, aos poucos, deixei-me estar na cama. Procurei interromper esse fluxo de esvaziamento total. Essa apatia. Percebi que o vazio age como se ele não vivesse conosco. Como se ele, sendo invisível, não desse para ser sentido. Mas, sente-se! E sente-se como uma chama que queima. Queima a alma e quer mais e mais, mas que fica pelo menos e menos.

E é numa hora dessas que ajo e reajo. Porque o vazio dita as horas que são os dias, e os dias que formam as semanas, os anos que são a nossa vida. E assim se vive lado a lado com um vazio, que apesar de invisível é sentido.

Senti-lo, é admitir a derrota? Não sei. Só sei que com ele nos resta apenas a ausência de tudo. É estar num mar de falsos sentidos para detectar nossos limites, bem humanos, do que conhecemos realmente. Senti-lo é estar para fora de nós mesmos e da nossa prisão terrena.

É nesse vazio, no éter que preenche todo o espaço, que absorve tudo e não deixa nada, que eu me ponho. E nunca saberei se esse nada é apenas o que lá existe. Nada e tudo ocultos num vazio revelado... O vazio que adormece em meu ombro e murmura baixinho: “pede um desejo”.
.
Texto por Claude Bloc
Imagem: Google Imagens
.

2 comentários:

socorro moreira disse...

Não adianta confundir o vazio da alma com o vazio do estômago. O vazio afeta todos os nossos corpos .E num clic , pode ser de lua, o teatro e seus personagens chegam para novos ensaios.
Vazio...Cada qual com o seu. A medida que a gente o preenche, ele abre outra filial. E de tantos vazios , um dia é zebra: vazio total !
Mas dizem que no vazio a gente cria ou alimenta .Aumenta o buraco, se perde da ilusão, e opera no laboratório das realidades.
Eu entendo de vazio no estômago.E sofro por vezes, o vazio da alma...

Edilma disse...

Querida amiga,

Entendo o seu vazio e me surpreendo cada dia mais com os seus textos.
Parabéns,

Beijos !