Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Saturno - O Senhor do tempo - Por : Stela Siebra Brito

Que tem feito você do seu tempo? Você é aquela pessoa que está sempre dizendo “não tenho tempo”? Ou você tem tempo de sobra e não sabe como usá-lo adequada e qualitativamente?
Em Astrologia as questões de tempo nos remetem a uma reflexão de ordem saturnina. Saturno, o Senhor do Tempo, regulador e disciplinador, nos dá o limite e nos conduz a, persistentemente, consolidarmos nossas ambições. É através do esforço e da perseverança gerados por Saturno que podemos sair da linearidade de nossas vidas para atingirmos a realização de nossas aspirações.
O símbolo gráfico de Saturno representa a cruz para cima, num convite a uma elevação, a uma construção da psiquê, a um assenhorar-se.

O caminho e o tempo usados para essa elevação exigem uma atitude de paciência e austeridade, porque para se chegar à colheita dos frutos é requerido um tempo para preparar o terreno, adubando-o, plantando as sementes, deixando que se enraízem, florem e frutifiquem. É uma questão de perseverança e tempo.

Uma das muitas dificuldades de realização que as pessoas têm esbarra na impaciência de esperar, em dar o devido tempo para as coisas acontecerem, amadurecerem. O amadurecimento, o estar pronto para a vida, é um outro aspecto relacionado com o tempo saturnino. Os ciclos de Saturno nos conduzem, através das cobranças e limites, a um grau de responsabilidade que pode muito bem ser expressa em saber usar bem o tempo e assim estruturar a psiquê.

Aos 7 anos, quando da primeira quadratura de Saturno, a criança já tem que cumprir pequenas tarefas e se vê diante de importantes restrições, que se acentuam na primeira oposição, por cerca dos 14 anos.

O adolescente quer conduzir sua vida, mas falta-lhe experiência. Aos 21 anos as cobranças continuam e surgem novos aprendizados de comprometimento, responsabilidade e disciplinas. Aqui a pessoa começa, também, a cobrar de si mesma. Mas é quando acontece o primeiro retorno de Saturno, entre os 28 anos a 29 e meio, que a pessoa atinge realmente o início da maturidade emocional, com um grau de responsabilidade e estruturação de vida, que vai aumentando durante o percurso de Saturno. Um novo ciclo se inicia até os 59 anos, quando então a pessoa está no auge da maturidade. E novamente outro ciclo começa. São ciclos de estruturação que vão possibilitar o assentamento do ciclo anterior.

Saturno semeia e planta. A maturidade traz a graça de se poderem colher os frutos, que se revelam em disciplina, precisão, prudência e realização. O poeta Carlos Drummond expressa no seu poema Idade Madura que já não carece das palavras, pois tem “todos os elementos ao alcance do braço. Todas as frutas e consentimentos”.
“ (...) Dentro de mim, bem no fundo,
há reservas colossais de tempo,
futuro, pós-futuro, pretérito,
há domingos, regatas, procissões”.


Stela Siebra Brito

Nenhum comentário: