Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Sua majestade, a Soja ! - Por Socorro Moreira



Ensopadinho de soja

1 tijela de soja
2 dentes de alho cortados em rodelas finas
½ tijela de cogumelos cortados em pedaços pequeninos
1 cebola grande
Salsa picada
½ copo de massa de tomate
1 caldo knorr de legumes
Azeite

Regue a soja com um pouco de água e espere ½ hora, o tempo necessário para absorver a água. Pique a cebola e o alho e faça um refogado com um pouco de azeite.

Quando a cebola começar a alourar deite os cogumelos, e a soja, o caldo knorr, um pouquinho de água, apenas o suficiente para não deixar pegar ao fundo do tacho.

Ao fim de 5 minutos coloque a massa de tomate e mexa. Acrescente água, se necessário e deixe cozer por uns 20 minutos.

Por fim, deite a salsa picadinha.
Pronto a servir. Bom apetite.

Sugestão: Acompanhe com arroz branco , puré de batata , maça ,espinafres, ou com macarrão.
.
Propriedades da soja
.
"O grão de soja é composto por 36% de proteína, 15% de fibras, 15% de mono e oligosacarídeos, 18% de óleos e o restante de outros nutrientes. A proteína da soja é excelente, pois fornece os aminoácidos essenciais à saúde humana. Por isso, a soja é considerada um alimento tão rico como o de origem animal, como a ovos e carnes. "Outra vantagem da soja é sua versatilidade, capaz de enriquecer a dieta dos brasileiros com inúmeras preparações e ingredientes", explica o nutrólogo da Abran e pós-graduado pela Unicamp, Edson Credidio.

Vários estudos científicos e epidemiológicos comprovam a ação da soja na prevenção de doenças crônicas, como problemas no coração, alguns tipos de câncer, sintomas da menopausa, entre outros.

Coração -- Um das principais propriedades da soja é ajudar no controle do colesterol. O consumo de soja faz com que os níveis de LDL, o chamado colesterol ruim, diminua. Além disso, estudos mostram que a soja propicia um pequeno aumento dos níveis de HDL, conhecido como bom colesterol.

O próprio FDA (Food and Drug Administration), órgão norte-americano regulador de drogas e alimentos, reconheceu o poder da soja no controle de problemas cardiovasculares. Desde 1999, o órgão autorizou o uso de uma Alegação de Saúde, uma espécie de indicação, nos rótulos de alimentos que contém 25 gramas de proteína de soja, associando o consumo do nutriente à redução de doenças cardíacas.

Câncer -- Outro benefício proporcionado pela soja é a prevenção de alguns tipos de câncer, como o de mama, próstata e cólon. A baixa incidência de câncer de próstata e de mama entre as populações orientais é atribuída ao alto consumo de soja nesses países. De acordo com a American Cancer Society (Sociedade Americana de Cancerologia), uma a cada oito mulheres norte-americanas sofre de câncer de mama e um a cada cinco homens norte-americanos apresenta câncer de próstata. Em países asiáticos, a taxa destes tipos de câncer é de cinco a oito vezes mais baixa.

Menopausa -- As mulheres, além de se prevenirem contra o câncer, têm mais motivos para consumir a soja com freqüência. As isoflavonas, presentes nas proteínas da soja, ajudam a preservar a massa óssea, prevenindo a osteoporose, e reduzindo os sintomas típicos da menopausa, como ondas de calor.

As isoflavonas são substâncias fitoestrogênicas, pois apresentam semelhança estrutural com os hormônios estrogênicos. Elas agem ligando-se aos receptores de estrógeno e promovem ações semelhantes ao hormônio sintetizado pelo próprio organismo. Dessa maneira, a isoflavona pode ser usada durante a menopausa, como uma terapia alternativa à reposição hormonal. "

Fonte: http://alimentoseguro.locaweb.com.br/noticias1492.asptipo_tabela=noticias&id=1492&categoria=saude
.

Nenhum comentário: