Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Dizzy Gillespie

John Birks "Dizzy Gillespie foi um dos maiores trompetistas do jazz e dos criadores um bepbop do estilo. Desde pequeno interessou-se por música e teve suas primeiras aulas com o pai, que era bandleader e guardava em casa todos os instrumentos de sua banda.

Aos 14 anos, Dizzy Começou a estudar trompete. Seu primeiro curso foi no Laurinburg Instituto, na Carolina do Norte. Em 1935 mudou-se para uma Filadélfia e começou um tocar trompete na Banda de Frankie Fairfax, onde ganhou o apelido, Devido a seus modos IRREVERENTES.

Tocou em diversas bandas Calendari até na Companhia de Cab Calloway, onde fez amizade com o trompetista cubano Mario Bauza. Através de Bauza, Gillespie entrou em contato com vários ritmos cubanos e africanos, que mais tarde passariam a música sua caracterizar.

Gillespie Participou de várias bandas até conhecer, numa turnê, Charlie Parker, com quem formou uma banda pioneira no novo estilo bebop. Durante os anos 1940, Dizzy Gillespie tocou em diversas formações com músicos e outros Participou de Inúmeras jam sessions, Com instrumentistas como Charlie Parker e Thelonious Monk.

Ao contrário de outros compositores, registrava Gillespie e ensinava suas composições. Nos anos 1950, realizou turnês por todo o mundo, banda com uma grande, patrocinada pelo governo americano.

Dizzy Gillespie Compôs e arranjou algumas das mais famosas composições do jazz, como "Grooving High", "A Night in Tunisia" e "Manteca".

Gillespie casou-se em 1940 com Lorena Willis, uma dançarina do famoso Apollo Theater, em Nova York, que se Tornou sua companheira por toda a vida. Em 1979, Gillespie publicou uma autobiografia, intitulada "Ser ou não Bop". Morreu aos 75 anos, de câncer no pancreas.

UolEducação

Nenhum comentário: