Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

SOBRE CONFIANÇA, GENEROSIDADE E AMOR – Por Stela Siebra Brito

Li e gostei muito do texto que Carlos Esmeraldo postou, hoje, aqui no Cariricaturas, sobre a Confiança. Carlos conta um fato que se passou com ele, recentemente, depois conta uma história narrada no livro do historiador Raimundo Girão, e nas duas histórias a personagem principal é a confiança.
Para mim a confiança e a generosidade andam de mãos dadas. E, consequentemente, o amor. Formam um belo trio. As atitudes amorosas são desencadeadoras de bons sentimentos e bons fluidos. Quando desenvolvemos essas atitudes estamos disseminando energia positiva, estamos contribuindo para a harmonia em nossa volta.
A leitura do texto de Carlos levou-me a refletir sobre isso e lembrei-me que ontem mesmo conheci uma senhora, cuja profissão amorosa é fazer partos, há 42 anos. Chamo profissão amorosa porque ela não ganha nenhum salário pelos partos que faz, só a gratidão das parturientes. Dona Neide, é este seu nome, contou-me que fez o primeiro parto quando tinha vinte anos e estava grávida do seu primeiro filho. Ela encontrou, na estrada, outra grávida que voltava do Sindicato Rural. A mulher disse que estava sentindo as dores do parto, e dona Neide acomodou-a debaixo de uma árvore e correu até uma casa para pedir uns paninhos, cordão e tesoura pra cortar o cordão umbilical. A criança nasceu rapidinho e foi acomodada no cesto de uma outra mulher que ia passando pra feira.
Desde então, dona Neide é parteira. Tem um rosto sereno, um olhar profundo de quem conhece os mistérios da vida. Mora numa invasão, com o marido e dois filhos do casal e mais quatro crianças que ela cria, filhos das suas parturientes, que não tendo nada de alimento, nem mesmo leite materno, pois a fome secou seus peitos, pedem que ela fique com os bebês até que tenham condições de criá-los. E ela os acolhe com amor, acudindo ao pedido das mães.
Dona Neide diz que o momento mais bonito, o momento que seu coração mais gosta é quando ela segura a criança que vai nascendo, a vida chegando, palpitando, a criança chorando. Ela disse-me, textualmente, que nessa hora sente muito amor, e que agradece muito a Deus por ter a profissão de parteira.
Fiquei encantada com o desprendimento e a lição amorosa de dona Neide, me contando o dia a dia da sua vida simples e tão rica de generosidade, falando das ervas e das conversas que tem com as mulheres, do seu conhecimento prático e segurança, da sua responsabilidade e sabedoria que, ao perceber que não vai ser um parto normal, leva a grávida imediatamente para um hospital.
Uma mulher linda essa dona Neide: simples, generosa, acolhedora, amorosa, só espalha sementes de confiança na vida. E consequentemente, de amor.

4 comentários:

socorro moreira disse...

você também é assim, Stela. Nos conheceemos exatamente há 47 anos, e eu sei que você é assim !


Confiável, generosa e amorosa !


E se no mundo só existissem estrelas e "Donasneides" ?
A energia seria cor-de-rosa , e ninguém morreria para ganhar o céu.

Stela disse...

Sauska, faz uma data, hein? que a gente se conhece. E vamos espalhar lindeza pelo mundo, menina! Você também enxerga o mundo com as cores da generosidade e do amor.

Anônimo disse...

Parabéns pelo seu texto Stela.O mundo
está precisando de bons exemplos.É importante que todos saibam que a bondade existe e que nem tudo está perdido. A televisão jornais e revistas divulgam só notícias negativas e de maldade humana. Gostei deste seu depoimento.

Abraços

Carlos Eduardo Esmeraldo disse...

Prezada Stela

Fiquei muito feliz por você ter gostado de um dos meus texto, tão dispretensioso e, escrito quase às pressas. Você complementou com muita propriedade um assunto que deveria ser preocupação geral das pessoas. Sempre que confiamos em alguém somos correspondido na nossa credibilidade.
Um abraço!