Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Walter Hugo Khouri



Walter Hugo Khouri já realizou 25 filmes de longa-metragem e é um dos nomes de reconhecida autenticidade do cinema brasileiro.

É um cineasta reconhecido por seu estilo marcadamente pessoal e pela atmosfera densa, estranha e poética de suas películas, onde há uma exemplar unidade de clima, linguagem e temática.

Khouri é autor e roteirista de todos os seus filmes e seu cinema tem uma gênese ligada ao universo urbano de São Paulo, onde nasceu e realizou a maior parte de seu trabalho. É um cinema muito diferente da visão regionalista e rural de outros importantes cineastas do Brasil, sem por isso deixar de ter um profundo enfoque social, humano e existencial do mundo e dos problemas que aborda.

Começou sua carreira em 1952, já como diretor, depois de um curso de filosofia e de fazer crítica cinematográfica no jornal O Estado de São Paulo.
Seus principais filmes são: Noite Vazia, O Corpo Ardente, Eu, As Amorosas, O Anjo Da Noite, Paixão e Sombras, Eros, Amor Estranho Amor etc, que o colocaram na posição de um criador de alto nível, sempre fiel à sua ótica e aos seus temas.

Os personagens desses filmes debatem-se quase sempre na confluência entre a espiritualidade e os sentidos, entre a vontade de sublimação e as compulsões materiais. São seres envolvidos num clima místico-erótico e numa "procura" que é a própria razão de suas existências, formando um gráfico sufocante de inquietação e ansiedade. Gráfico este que talvez necessite de uma visão em conjunto de seus filmes para ser completamente decifrado e absorvido em toda sua força poética. Mas surge também de cada um deles para o espectador interessado e atento a uma obra em permanente evolução, intensa, singular e solitária, que é sem dúvida um dos depoimentos mais pessoais do cinema brasileiro.


Copyright © Videcom 2004

Nenhum comentário: