Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Egoísmo Sentimental - Edu Arruda Neto



Cazuza dizia que só as mães eram felizes, eu prefiro acreditar que apenas os egoístas sentimentais têm passe livre ao paraíso dos amores
plenos. A pressão abaixa, o estresse finda, a impagável sensação de que nada ficou pra trás acaba com qualquer dolo . Acho que se pudesse dar um único conselho a meus filhos no futuro, seria esse: "Pensem apenas em vocês nos momentos de decisão, preocupem-se com sua própria
felicidade, porque a da outra pessoa virá como conseqüência da expressão da sinceridade de vocês. Não se preocupem em magoar ou ferir os sentimentos alheios quando a felicidade pessoal está como objetivo final."


O egoísmo é necessário porque está ligado à confiança, à sinceridade, à vulnerabilidade. Ser egoísta num relacionamento significa pensar apenas nos próprios sentimentos em instantes de decisão, e quer sinceridade maior que essa? Muitas vezes nos iludimos pensando no que a outra pessoa vai pensar, em como irá sobreviver ou agir, e nos esquecemos de que somos mais substituíveis que pensamos. O egoísmo sentimental pode soar como uma punhalada no início, mas depois se mostra como a intervenção necessária e mais correta à situação. Paremos de nos preocupar tanto com o que a outra pessoa sente ou pensa e comecemos a dar atenção ao que dita a regra: nosso coração. Que não se convence, que não é politicamente correto, que é teimoso e masoquista, mas nos controla. Egoísmo significa poder dizer "hei, você é uma pessoa ótima, mas eu não consigo gostar de você, e você vai ter que saber lidar com isso" ou "eu gosto de você, precisava te dizer e isso era um problema meu; que agora passou a te pertencer também."


Egoísmo compreende ter a noção exata de que ninguém mais pode ditar nosso rumo que nossas próprias convicções e palpites, e lidar com isso da maneira mais crua possível: expressando o que nos incomoda à pessoa ao lado. Egoísmo implica expressar o amor, mesmo o não correspondido, nas entrelinhas ou mal-resolvido. É como um cheque-mate, você realiza o movimento inesperado que encurrala a outra pessoa e não dá outra chance a ela além de usar o próprio egoísmo de volta e rebater na mesma sinceridade, nem sempre aquela que esperamos.

As alternativas assustam quando optamos pelo politicamente correto nos assuntos do coração. Preocupar-se ao extremo com as reações da outra pessoa desencadeia uma avalanche de culpa, remorso e tristeza que se transforma em tortura com o tempo, e pior, não resolve o problema,
apenas adia e faz com que cresça até o momento que nos sufoca. Apenas o egoísmo dá a certeza da felicidade no amor, então? Evidente que não, mas é lenitivo à decepção, pré-requisito às relações que querem algo além da rotina do dia-a-dia. E o estranho e contraditório é que, entre
egoístas e outros rótulos tentando definir os tipos de relacionamentos aos quais sobrevivemos, são essas primeiras - justamente essas pessoas - as que carregamos na lembrança ao longo da existência, mesmo contra nossa vontade. E o coração aprende, as pessoas amadurecem, a inflação recua, os meses passam, o Natal se aproxima e a fila, sempre, anda.


(texto de Edu Arruda Neto)

3 comentários:

Carlos Eduardo Esmeraldo disse...

Que esse "egoísmo sentimental" seja apenas uma expressão poética. Não vejo necessidade de orientar os filhos no sentido de serem egoístas. Isto todos nós já somos por natureza. E se o mundo está como estar, devemos isso ao egoísmo das pessoas enraizado profundamente no coração do homem. Egoísmo é a maior evidência da falta de amor!
O dificil é nos preocuparmos com a felicidade dos outros e assim coseguirmos a nossa própria felicidade por acréscimo.

socorro moreira disse...

O autor fala do egoísmo sentimental. Aquele que um dia, em determinado momento já sentimos.
O egoísmo contrário ao altruísmo, não está em questão.
O amor construído, como o seu e o de Magali, por exemplo ( embora , graças a Deus, existam tantos outros exemplos), já transcedeu ao egoísmo sentimental, se é que ele existiu.
Acho que egoísmo sentimental é a primeira manifestação de posse, quando uma relação começa... Esse sentimento é sublimado ou se firma em posse, cobrança, conflito e separação.
Outro dia me chamaram de egoísta. Eu fiquei procurando significados e explicações em mim...
Oxente, só tnho de meu algumas roupas íntimas e uma escova de dente...
Como posso aguentar essa reprimenda ?
Aí lembrei da minha vida sentimental, e das perdas. Provavelmente fui egoísta , repetidamente egoísta, em algumas convivências... E a consequência sem dúvida foram as perdas !


Bom, se não fosse o texto, e a sua contestação não falaríamos sobre esse defeito humano, quase inexplicável, do qual vc certamente não é alvo.


Abraços para o casal mais amante que conheço : Carlos e Magali !

rosa guerrera disse...

Muito bem escrito o seu texto e expressiva a sua opinião .Penso eu que uma alma isenta desse tipo de egoismo é muito dificil nos dias atuais .O que não deixa de ser uma pena , porque "prender o amor dentro do próprio amor", é lentamente ir destruindo esse sentimento tão belo.Sufoco é asfixia que leva inexoravelmente á morte. Grande abraço .