Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

domingo, 18 de outubro de 2009

A fila anda ... - Rosa Maria Guerrera


Hoje eu gostaria de escrever o verso que nunca escreví , e nele sonhar um sonho nunca imaginado . Gostaria de numa página em branco relembrar em fragmentos todos os beijos que dei , todas as fantasias que imaginei , e todos os delírios que apetecí. Gostaria de poder entender as interrogações do silêncio , as verdades das exclamações e deslizar devagarinho pelas reticências das surpresas .Tem certos dias que a gente amanhece mesmo com vontade de ser qualquer coisa que não seja nós mesmos .Vontade de fazer aquela LISTA , como diz a bela composição de Oswaldo Montenegro :”Faça uma lista dos sonhos que tinha/quantos voce desistiu de sonhar ? quantos amores jurados pra sempre /quantos voce conseguiu preservar”. E mais adiante a interrogação mais importante : Onde você ainda se reconhece/ na foto passada ou no espelho de agora?”E eu me pergunto quando ouço essa música:Quem não possui uma lista dentro de sí ? Quantos e quantos sonhos não desistimos de sonhar ? Quantas palavras guardamos no momento em que deveriam ser ditas e quantas outras deixamos escapar no instante errado ? É quando a gente para e olha aquela foto passada sem se reconhecer no momento atual .O espelho que nos refletiu ontem , já não nos mostra a mesma imágem.Não me refiro ao tempo cronológico, mas ao tempo aprendizado.E esse é o mais importante na vida de todos nós .E o mais curioso é que a gente não pode afirmar que aprendeu de tudo na vida , porque a cada instante nos aparece uma nova lição no jogo de xadrez do destino .Se eu fosse fazer hoje uma lista dos amores que tive será que teriam a mesma importância para mim , como antes ? Talvez quando existiram tivessem sido realmente importantes ,mas ... “ a fila anda” como tenho por hábito dizer. E nessa caminhada , fatos, pessoas e casos vão ficando na poesia que escrevemos ontem, e como a pena do poeta não tem o direito de parar , novos temas e novas emoções vão dando início a um novo soneto ou poema. Hoje realmente eu gostaria de fazer aquela poesia que nunca fiz ou imaginar um sonho nunca sonhado , e se agora não estou conseguindo realiza-la tenho certeza de que amanhã , ou dentro de minutos,ou até daqui a muitos anos eu conseguirei compor esses versos .E quando entendidas as interrogações do silêncio, as verdades das exclamações ou ainda as reticências das surpresas , tenho certeza absoluta de que não encerrarei a minha lista . No longo corredor da vida , ainda existirão muitas portas a serem escancaradas .Afinal , é como digo sempre : “..A FILA ANDA ......”
rosa guerrera

6 comentários:

Edilma disse...

Socorro,

Me identifico muito com os textos dessa guerreira.
Acho que por ser da tribo Cariri.
Quando leio ROSA, já sei que vem coisa boa por aí...
É demais...

Beijo !

socorro moreira disse...

Os versos filhos são sempre novos. Os versos complementares são inusitados, mas esperados.
Os beijos deixam marcas , como diz uma canção antiga :
" meu amor quando me beija vejo o mundo a revirar..."
A sinalização literária diz que reticências são suspiros; que as exclamações são gemidos de dor ou de alegria, e que as interrogações são respostas prontas , que a gente não ousa enxergar. Chato é o ponto final. Ponto final implica em parágrafo , na próxima linha... é recomeçar sem parênteses,nem aspas... É lidar com um novo período, e encher o copo de sonhos pra derramar sobre a própria vida, em gotas de prazer e sabedoria.
Eu gosto de tomar banho de música e poesia.
" Amar o amor num outro amor é um ritual que, amante, me permito "
Adoro fazer listas de tudo. , e ir riscando-as, devagarzinho. O que quero mesmo é riscar a lista por inteiro, e começar a anotar tudo outra vez, com a experiência de todas as listas cumpridas, incluindo as compridas... até encurtá-las de vez !

Jurei ?Pra mim nunca jurei. Fui amando , desamando até não esquecer, e ficar na sintonia da lembrança.
O espelho nos revela sempre uma nova imagem. Feia e feliz não combina. Mas quando os olhos estiverem opacos, melhor limpar bem o espelho... Ele vai revelar que a tristeza não é transparente , como a gente pensa.Ela é louca pelo condão da beleza. A pessoa feliz tem um sorriso tão lindo, que esconde o tempo , e pinta a cara de sol, os olhos de estrelas, e se perfuma de rosas... até contagiar o quarteirão, a cidade, o universo inteiro !
"A fila anda" porque não desistimos dos encontros marcados e dos acasos...Às vezes um breve atraso redireciona o destino... A fila se desfaz, e a gente se despede de um grupo , por uma só companhia: a nossa, e a de quem chegou junto !

Rosa Guerrera desculpe o atrevimento de chegar assim , caminhando e proseando com o teu texto.


Bom domingo !

socorro moreira disse...

Edilma, engraçado escutar o que já sei, por te conhecer. Hoje disse isso pra Rosa Maria, sabia ? Rindo muito.
Saudades enormes de ti, minha amiga !


beijo

socorro moreira disse...

Edilma, parabéns pelo dia do pintor ! Queria que vc me passe a sua lista dos preferidos para que eu acrescente à minha já prontinha : Edilma, Edilson, Telma, Moreirinha, Sávio, Normando, Nicodemos, ...Modigliani ! risos.

rosa guerrera disse...

EDILMA E SOCORRO , VOCÊS SÃO PESSOINHAS MARAVILHOSAS E POUCO IMPORTA QUE A FILA ANDE ...VOCÊS JA POSSUEM CADEIRA CATIVA NO MEU CORAÇÃO. UM BEIJO CARINHOSO E GRATA PELOS GENTÍS COMENTÁRIOS SOBRE OS MEUS "RABISCOS".
UMA ROSA COM TERNURA PARA CADA UMA . ROSA

Liduina Belchior disse...

Rosa,

Lendo você é como se estivesse lendo a mim.Se sentasse agora esvreveria parecido...Esse texto que parece simples é de um riqueza interior danada!
Sem lhe conhecer e através da sua escrita;pensamos muito parecido.
Parabéns por ter nos atingido
lá dentrão.

Abraço:Liduina.