Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

sábado, 10 de outubro de 2009

SAKURA - por Cesar Augusto


Cerejeira do Japão.
Se um dia os beijos de amor
Tivessem aberto em flor
nos lábios das doces gueixas.
.
E por milagre voassem
Como borboletas loucas
A cor,
onde quer que elas passassem
Seria a festa da sedução,
do mistério do encanto
.
Doce chamamento ao espanto
aos milagres da beleza
das bençãos que o criador
espalhou por sua mão
ao criar a inefável
cerejeira do Japão.
.
author: Maria Jose Rijo
A flor da cerejeira (sakura) é a flor extra-oficial do Japão. Ela é celebrada por muitos séculos e
ocupa uma posição muito importante na cultura Japonesa.
Sakura é o nome dado as cerejeiras em flor pertencentes à espécie "prunus serrulata"; ao fruto
dá-se o nome de SUKARAMBO (cereja).
.
O significado da flor da cerejeira provém de lendas e crenças. Sakura é uma modificação
do nome SAKUYA, proveniente da princesa Kono-Hana-Sakuya-Hime, a qual os japoneses
veneram no topo do monte Fuji. Acredita-se que a princesa tenha caido dos céus sobre uma cerejeira.
.
Outro aspecto de forte significado envolvendo a cerejeira, é a sua ligação com os samurais, cuja vida era tão efêmera como a flor da cerejeira. Na sua resolução em relação a morte, que é o
caminho do samurai, advém a frase: "O samurai é a flor da cerejeira". Para estes não havia glória maior do que morrer num campo de batalha coberto de pétalas de cerejeiras.
.
Conhecida como "A flor das flores" no arquipélago, hoje a cerejeira faz parte do aspecto visual de quimonos e accessórios decorativos.
Nas cidades japonesas existem muitas cerejeiras nas ruas e nos parques e são responsáveipor um verdadeiro espetáculo da natureza no início da primavera.
.
Sakura é o símbolo da felicidade: é na época de seu florescimento que as crianças iniciam o ano escolar, que os recém formados, saem em busca de trabalho.
.
O chá de pétalas de cerejeira (sukukayu) é utilizado em rituais como casamentos e ocasiões festivas. Há um ritual (ou festividade) chamado HANAMI, que literalmente, quer dizer apreciação das flores em japones.
Por toda parte do Japão, as cerejeiras em flor são admiradas e milhares de pessoas montam guarda para ver o desabrochar desta flor.
Êles celebram essa época do ano não só com os amigos, mas também com a família e os colegas de trabalho, que costumam se reunir ao ar livre para realizar piqueniques (fartos e regados a muito sake) embaixo das cerejeiras em flor.
Várias atividades são feitas durante o dia, incluindo karaoke, danças e contemplação a natureza.
.
Nos lugares mais populares, a disputa para estender a toalha é muito grande. As pessoas chegam de manhã cedo para reservar um lugar, sendo que a celebração acontece apenas ao anoitecer.
Não é incomum ver homens de negócios embaixo das cerejeiras. Como tradição, os novos funcionários são encarregados de guarda lugares para a comemoração da empresa.
.
Todo esse processo de formação dsas flores da cerejeira está fortemente relacionado com as mudanças climáticas. Em alguns locais do Japão, a floração da cerejeira se desviou do cronograma tradicional.
Os estudiosos associam o fato ao fenômeno "heat island" , provocado pela elevação da temperatura em grandes concentrações de pessoas, dessa forma a cerejeira é comparada a um radar biológico do clima.
.
As cerejeiras só florescem uma vez ao ano e dura cerca de uma semana. Suas folhas se vão com a chegada do outono, os galhos nus enfrentam o inverno para desabrochar em flor na estação seguinte, entre março e abril, para o deleite dos japonedses.
.
.
fonte: internet

3 comentários:

socorro moreira disse...

Acho lindas, as cerejeiras do Japão !
Lembrou-me uma música que aprendi com a minha avó:
Cerejeira Rosa

Será que tu
Recordas como eu
Aquele tempo tão feliz
Quando o destino bom
Então me deu
Tudo o que eu quis

Eu bem sentia
Que o teu coração
Queria só viver por mim
E eu pensei
Que todo aquele amor
Era sem fim

Agora, fico a pensar
No tempo bom que passou
E vivo sempre a lembrar
Que o sonho já terminou

A cerejeira em flor
Que tu gostavas de olhar
É a companheira da dor
Do meu amor

E a cerejeira
Não é rosa mais
Ficou tão triste
Com o adeus
Que, agora
Pra mostrar seu amargor
Não tem mais cor

Cesar Augusto disse...

Socorro, eu me lembro dessa canção, é muito linda mesmo.

beijos,

Cesar Augusto

Corujinha Baiana disse...

César Augusto,
As cerejeiras em flor é uma das paisagens mais lindas da natureza.

Patativa do Crato,
Essa "Cerejeira Rosa" que você lembrou, eu gostava demais pela Orquestra de Perez Prado.Só de lembrar, meus pés já estão se mexendo.Mas também me lembro dessa:

"Cerejeira Do Japão
Bem Baixinha, rente Ao Chão
Transportou-me ao paraíso
Recordando o teu sorriso

Cerejeira Do Japão
Dar-te-ei meu coração
Nunca mais te esquecerei, ó flor
Cerejeira és meu amor

Tive um sonho lindo de amor
Num recanto pequenino japonês
Foi tão lindo o sonho que até quis
Acordado ter sonhado outra vez.

PS. Essa a Norma deve se lembrar, pois quem cantava era o Carlos Galhardo.

Um abraço pra você e outro pro César Augusto.