T R E M DA A L E G R I A
Um dos mais importantes radialista e compositor de nosso meio radiofônico nasceu em um mês de janeiro, no dia 10, em 1904. Seu nome LAMARTINE DE AZEVEDO BABO.
LAMARTINE BABO, havendo perdido o pai muito cedo, cedo começou a trabalhar, sendo seu primeiro emprego na Light, onde não ficou muito tempo e,aprendendo o Código
Morse, foi trabalhar nos correios.
Mas seu destino era compor e elaborar programas radiofônicos e nisso ele foi um dos pioneiros.
Envolvendo-se com o "Bando dos Tangarás", em 1929, foi orientado por Almirante para ingressar no rádio, o que ele fez em 1929, na então Rádio Educadora do Brasil (PRB-7). Ali lançou os programas "Horas Lamartinescas","Radioletes e "Perfis e Perfídias".Apresentou, ainda um programa com o título de "Clube da Meia-Noite",não aceito pelos censores da época; Lamartine, perspicaz, mudou o nome para "Clube dos Fantasmas". Aí foi aceito.Ah, os censores!!!
Com a vinda de César Ladeira para a Rádio Mayrink Veiga, foi um dos primeiros a assinar contrato com a emissora, levando para lá seus programas e lançando a "Canção do Dia", onde comentava canções suas e de seus colegas. Foi um de seus programas de maior sucesso.
Como compositor, pode-se dizer que estreou com a marchinha para o carnaval de 1931, de nome "Com a Letra A",homenageando uma namorada de nome Alda, que não quis mais saber dele e,no mesmo ano compôs "Uma Andorinha Não Faz Verão". No ano seguinte,"estourou" com "O Teu Cabelo Não Nega",gravado por Castro Barbosa(aquele que depois fez sucesso ao lado de Lauro Borges na famosa "PRK-30).
"Trio de Osso", por serem os três componentes muito magros. Ladeira já denominara de "Trio de Ouro"
"O Teu Cabelo Não Nega" era um estribilho dos Irmãos Valença, compositores de Pernambuco, que entraram em ação contra a gravadora Victor Brasileira, por não haverem autorizado o aproveitamento de sua música. As segunda e terceira partes do samba são de autoria de Lamartine.
Nas gravações posteriores a Victor foi obrigada a colocar o nome dos Irmãos Valença. E mais: acabou aceitando outras composições daqueles Irmãos, o que levou o então iniciante cantor Carlos Galhardo, a estrear em discos gravando um frevo da autoria dos compositores pernambucanos.
A partir daí o nome de Lamartine passou a figurar em um grande número de composições. A maioria representou sucessos, como "Marchinha do Grande Galo"(carnaval de 1934) "Ride Palhaço"(do mesmo ano);"Linda Morena) e "A Tua Vida é Um Segredo"(de 1933);"Na Virada da Montanha";"Hino dos Carnavais Brasileiros"(1938)...
Como compositor romântico, foi autor das letras de "Alma dos Violinos";"No Rancho Fundo";"Mais Uma Valsa...Mais Uma Saudade";"Eu Sonhei que Tu Estavas Tão Linda";"Serra da Boa Esperança"...
Um cateretê, gravado por Lamartine, com Carmen Miranda, de nome "As Cinco Estações" foi uma brincadeira com os prefixos das primeiras emissoras nacionais.
Brincou, principalmente com a Rádio Sociedade, a mais antiga, dizendo que havia sido "parteira de Rio Branco"
Brincalhão como sempre foi, em seus programas gostava de contar que não podia sair de terno preto e gravata branca porque, magro e alto, poderiam confundi-lo com os postes de parada de bondes, que pretos,tinham uma faixa branca.
Havendo sido telegrafista,certa vez ingressou em uma agência dos correios e dois telegrafistas, vendo-o trocaram a seguinte mensagem:"feio, alto e magro..."; Lamartine, usando o telégrafo, respondeu :"feio, alto, magro e ex-telegrafista".
Talvez o mais falado e importante programa criado por LAMARTINE BABO tenha sido o "Trem da Alegria", que apresentava com Heber de Boscoli e Yara Sales ,sendo os três cognominados o "Trio de Osso", parodiando o nome "Trio de Ouro", com Herivelto Martins, Dalva de Oliveira e Nilo Chagas..
O "Trem da Alegria" foi lançado na Rádio Mayrink Veiga, daí o nome dado por Cesar Ladeira ao trio que o apresentava.
Antes de o "Trem da Alegria" partir para a Rádio Nacional, passou a ser apresentado
do Teatro João Caetano, tão grande era o público que freqüentava o auditório (pequeno) da PRA-9. Assim, foi transferido para um palco maior.
Com a morte prematura de Heber de Boscoli, o trio se desfez e quando os ritmos de nossa música começaram a mudar,Lamartine,fazendo parte da União Brasileira de Compositores,dedicou-se mais ao órgão,afastando-se das atividades radiofônicas.
Em junho de 1963 estava sendo ensaiada uma peça em homenagem a Lamartine, com o nome de "O Teu Cabelo Não Nega",da autoria de Carlos Machado. Convidado a assistir aos ensaios,ficou emocionado e, no dia 16 daquele mês, veio a falecer de ataque cardíaco, com apenas 59 anos.
A partir daí o nome de Lamartine passou a figurar em um grande número de composições. A maioria representou sucessos, como "Marchinha do Grande Galo"(carnaval de 1934) "Ride Palhaço"(do mesmo ano);"Linda Morena) e "A Tua Vida é Um Segredo"(de 1933);"Na Virada da Montanha";"Hino dos Carnavais Brasileiros"(1938)...
Como compositor romântico, foi autor das letras de "Alma dos Violinos";"No Rancho Fundo";"Mais Uma Valsa...Mais Uma Saudade";"Eu Sonhei que Tu Estavas Tão Linda";"Serra da Boa Esperança"...
Um cateretê, gravado por Lamartine, com Carmen Miranda, de nome "As Cinco Estações" foi uma brincadeira com os prefixos das primeiras emissoras nacionais.
Brincou, principalmente com a Rádio Sociedade, a mais antiga, dizendo que havia sido "parteira de Rio Branco"
Brincalhão como sempre foi, em seus programas gostava de contar que não podia sair de terno preto e gravata branca porque, magro e alto, poderiam confundi-lo com os postes de parada de bondes, que pretos,tinham uma faixa branca.
Havendo sido telegrafista,certa vez ingressou em uma agência dos correios e dois telegrafistas, vendo-o trocaram a seguinte mensagem:"feio, alto e magro..."; Lamartine, usando o telégrafo, respondeu :"feio, alto, magro e ex-telegrafista".
Talvez o mais falado e importante programa criado por LAMARTINE BABO tenha sido o "Trem da Alegria", que apresentava com Heber de Boscoli e Yara Sales ,sendo os três cognominados o "Trio de Osso", parodiando o nome "Trio de Ouro", com Herivelto Martins, Dalva de Oliveira e Nilo Chagas..
O "Trem da Alegria" foi lançado na Rádio Mayrink Veiga, daí o nome dado por Cesar Ladeira ao trio que o apresentava.
Antes de o "Trem da Alegria" partir para a Rádio Nacional, passou a ser apresentado
do Teatro João Caetano, tão grande era o público que freqüentava o auditório (pequeno) da PRA-9. Assim, foi transferido para um palco maior.
Com a morte prematura de Heber de Boscoli, o trio se desfez e quando os ritmos de nossa música começaram a mudar,Lamartine,fazendo parte da União Brasileira de Compositores,dedicou-se mais ao órgão,afastando-se das atividades radiofônicas.
Em junho de 1963 estava sendo ensaiada uma peça em homenagem a Lamartine, com o nome de "O Teu Cabelo Não Nega",da autoria de Carlos Machado. Convidado a assistir aos ensaios,ficou emocionado e, no dia 16 daquele mês, veio a falecer de ataque cardíaco, com apenas 59 anos.
Como o texto sobre Lamartine estava muito grande, acabei me esquecendo da parte dos Hinos que Lamartine lançou quando ainda pertencia ao "cast" da Rádio Mayrink Veiga. Lançou-os como se fossem marchas e não hinos.
Infelizmente o do América é cópia de uma melodia americana (não do clube,mas dos Estados Unidos).
Como os hinos dos grandes clubes são bastante badalados, aqui vão parte das letras que me recordo dos do Bangu e do Madureira:
Hino do Bangu (parte)
"Em Bangu se o time vence há na certa um feriado,
Comércio fechado.
A torcida reunida até parece a do Fla-Flu
Bangu, Bangu, Bangu..."
Hino do Madureira (parte)
És Madureira, noso castelo,
A nossa paz ideal...
Oi, salvem os muitos anos,
Dos tricolores suburbanos."...
Sílvio Caldas gravou os hinos do Vasco e do São Cristóvão; a Jorge Goulart(vascaíno) coube os hinos do América e do Madureira.
Jorge Goulart contou-me que ele falou ao Lamartine:"Você sabe que sou vascaíno e deu o hino de meu clube para o SílvioCaldas..." Lamartine respondeu "Darei a você o mais bonito, o de meu querido clube". E para Jorge Goularto Hino de "seu" América.
Posteriormente, houve regravações de todos os hinos, mas na época coube a Lamartine escolher os cantores que os gravariam. É pena não haver escolhido Carlos Galhardo (que era torcedor do América) para gravar o hino de seu clube.
Infelizmente o do América é cópia de uma melodia americana (não do clube,mas dos Estados Unidos).
Como os hinos dos grandes clubes são bastante badalados, aqui vão parte das letras que me recordo dos do Bangu e do Madureira:
Hino do Bangu (parte)
"Em Bangu se o time vence há na certa um feriado,
Comércio fechado.
A torcida reunida até parece a do Fla-Flu
Bangu, Bangu, Bangu..."
Hino do Madureira (parte)
És Madureira, noso castelo,
A nossa paz ideal...
Oi, salvem os muitos anos,
Dos tricolores suburbanos."...
Sílvio Caldas gravou os hinos do Vasco e do São Cristóvão; a Jorge Goulart(vascaíno) coube os hinos do América e do Madureira.
Jorge Goulart contou-me que ele falou ao Lamartine:"Você sabe que sou vascaíno e deu o hino de meu clube para o SílvioCaldas..." Lamartine respondeu "Darei a você o mais bonito, o de meu querido clube". E para Jorge Goularto Hino de "seu" América.
Posteriormente, houve regravações de todos os hinos, mas na época coube a Lamartine escolher os cantores que os gravariam. É pena não haver escolhido Carlos Galhardo (que era torcedor do América) para gravar o hino de seu clube.
norma hauer
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