Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

sábado, 11 de dezembro de 2010

Ir longe... pra ficar perto - José Nilton Mariano Saraiva

O “jogo-de-sinuca” é uma das diversões mais saudáveis e prazerosas pra se passar o tempo e jogar conversa fora, preferencialmente com uma “geladérrima” e uma suculenta “panelada” assistindo tudo (e, claro, com a torcida vibrando e dando pitaco, ao lado). Difícil imaginar que ainda exista alguém que não o tenha praticado, independentemente da idade, credo, raça ou sexo.
Relativamente fácil, o objetivo é “encaçapar”, em um dos seis buracos existentes na mesa de jogo, obedecendo a uma pré-determinada seqüência numérica, bolas de cores distintas e valendo pontos entre 01 e 07. Para tanto, existe uma oitava bola, apelidada de “carambola” (se não estamos enganados), que é a que se presta unicamente pra “empurrar” as “co-irmãs” pra dentro da caçapa, evidentemente que impulsionada pela maestria do “taco” do jogador. Consagra-se aquele que ao final fizer mais pontos.
Como em todo jogo, entretanto, no de sinuca também existe suas técnicas, segredos e táticas. Dentre elas, certamente a que apresenta maior grau de dificuldade para o “jogador da vez”, é quando o adversário lhe aplica a famosa “sinuca-de-bico”.
A “sinuca-de-bico”, que muitos cognominam também de “beco-sem-saída”, se dá quando o jogador tem a “bola da vez” protegida atrás de uma ou mais bolas, de forma que fica extremamente difícil acerta-la, mormente em estando a mesma “na bica” para ser “encaçapada”. E aí é onde entra a excelência e refinamento técnico do jogador da vez, que terá obrigatoriamente que usar as bordas da mesa de jogo (tabelas) para atingir a bola do jogo sem tocar a(s) que está (ão) entre elas. Há que se usar o chamado “efeito”, a fim de encontrar um caminho alternativo pra se atingir a bola da vez (pelos lados, por cima, arrodeando, jogando pra trás, e por aí vai). Haja virtuosismo, competência e precisão para executar tão exímia manobra. Mas muitos – jogadores de escol - conseguem, sim.
O “lero maluco” acima, é só pra lembrar que a nossa querida Socorro Moreira se meteu numa grande enrascada, autentica “sinuca de bico”, ao abrigar no seu Cariricaturas certos “rebeldes” ou “inconvenientes”, que insistem, por cima de pau e pedra, quer chova ou faça sol, em discorrer sobre política, contestar dogmas religiosos, referir-se a essa coisa complicada e sacal chamada “economia” e, enfim, em sair da mesmice e provincianismo tão característico em outros blogs regionais, colocando um pouco de tempero e sal no Cariricaturas.
Pois bem, pelos últimos corajosos “avisos” ou “esclarecimentos” que tem veiculado (principalmente após a divulgação da carta do senhor Joaquim Pinheiro Bezerra de Menezes tratando da assombrosa e estapafúrdia agressão sofrida pela senhora sua mãe por parte de um dos “graduados” da administração municipal cratense, e conseqüentes manifestações de solidariedade), Socorro Moreira se encontra sob cerrada pressão, intenso e descomunal tiroteio, visando abduzir do Cariricaturas determinados “bestas” que estariam transformando o seu blog num ambiente desagradável, ao insistirem em exercer a cidadania em sua plenitude (figuras como o Zé do Vale, Zé Flávio, Joaquim Pinheiro, Zé Nilton Mariano e outros seriam “dispensáveis”).
Na visão mambembe e caolha daqueles atávicos conservadores que pressionam a Socorro Moreira, não se deve abrir espaço para a discussão sobre política, religião, economia e futebol, já que temas “complicados” e “desagregadores”. O ideal, na visão deles, parece ser um retorno aos tempos da escuridão e do chicote, quando jornais e revistas, em razão da censura braba e violenta, ocupavam seus valiosos espaços com “receitas culinárias” e coisas parecidas, sob pena de irem parar na “caixa-prego”, sumirem do mapa, escafederem-se de vez.
A pergunta é: Socorro Moreira sucumbirá ao esdrúxulo e incessante cerco ??? Ou optará por continuar “livre para voar” ???
Embora sem conhecê-la pessoalmente, apostamos que ela será capaz de "ir longe... pra ficar perto" dos seus “desagregadores”.

4 comentários:

socorro moreira disse...

Eu paguei cedo pelo Paraíso : a liberdade !
Não abro mão da verdade.
Não gosto de linguagens baixas,
de desarmonia, mas luto pelo exercício da cidadania. Leio com prazer seus textos.
Posto artigos poéticos, musicais,culinários, porque sou ligada em todas as artes. Vcs também são artistas, pessoas sensíveis.
Vc, Zé do vale, Zé Flávio , Arimathea e muitos outros teem nos ensinado bastante. Tornaram-se indispensáveis.

Vamos em frente, companheiro !

Abraços.

jose nilton mariano saraiva disse...

Socorro,
Entendemos que qualquer blog tem que ser plural, miscelânio, eclético, aberto às mais variadas manifestações: política, poesia, culinária, futebol, tricô, sexo, música, religião, economia, jogo de gamão, o escambau.
Só assim ele adquire musculatura e o necessário e imprescindível tempero, capaz de atrair adeptos.
Não pode é querer silenciar na marra os que deles participam.

socorro moreira disse...

Concordo !

elmano rodrigues pinheiro disse...

gowelysSocorro você é mil.
Esse time do Cariricaturas, é a cara da honradez.
Essa luta por baixo do pano é apenas desespero, de alguns picaretas de plantão.
Seu caráter, não adimite recuo.
Força, grande figura.