Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

13 de Agosto de 2009 - Fidel Castro faz 83 anos.



O líder cubano Fidel Castro faz esta quinta-feira 83 anos, o quarto aniversário afastado da presidência devido a uma doença intestinal e quando Cuba vive a sua recessão mais rigorosa desde que acabaram os apoios da União Soviética, há duas décadas
Fidel Castro
A vida do mítico Presidente de Cuba O seu irmão e sucessor, o general Raul Castro, de 78 anos, pediu aos cubanos para voltarem aos campos e trabalharem as terras que o Estado abandonou durante décadas.

O primeiro vice-presidente, José Ramon Machado, de 79 anos, defende que não há outro remédio senão trabalhar e produzir e "apertar ainda mais o cinto".

Não se esperam grandes celebrações do aniversário num país com estantes vazias, quer nas lojas de alimentos subsidiados, quer nos supermercados onde se utiliza moeda.

Mas não faltam presentes, como um "Dicionário de Pensamentos", com 1978 citações dos seus discursos e entrevistas, apresentado sábado em Havana ou a exposição que 30 artistas dedicaram ao aniversário na cidade de Camaguey.

Ainda que tenha deixado o comando, Fidel Castro continua a ser o líder da revolução que completou 50 anos em Janeiro e tem influência visível sobre o governo e os 11,2 milhões de cubanos.


Fidel é o líder, reitera Raul Castro, que lhe dedica alguns "vivas" nos discursos e diz que o consulta para as suas decisões, enquanto a imprensa oficial continua a dedicar mais espaço ao comandante que ao general.

Segundo organizações de direitos humanos, nada mudou desde 2006 neste campo, apesar das expectativas criadas pela sucessão de Raul Castro.

Também não se assistiu à liberalização económica prevista por alguns. As escassas reformas apenas tentam tornar mais eficiente um Estado bloqueado por doses maciças de ideologia e burocracia ou renovar quadros médios acusados de traição em "purgas estalinistas", de acordo com diplomatas europeus.

Fidel Castro exerceu o poder executivo durante 49 anos e 55 dias e é ainda o primeiro secretário do Partido Comunista, o único legal na ilha e com prioridade sobre o Estado e a sociedade por mandato constitucional.


O segundo secretário, Raul, anunciou há dias um novo adiamento indefinido do VI Congresso do Partido, que ele próprio tinha convocado para finais de 2009 e que devia renovar uma direcção eleita há 12 anos.

Entretanto, o comandante escreve com frequência artigos de "Reflexões", a maioria dirigidos contra o seu conhecido inimigo, os Estados Unidos.

Lusa

Nenhum comentário: