Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Todo sentimento no tempo da delicadeza - Por Zélia Moreira

Tudo tem o seu tempo determinado e há tempo para todo propósito debaixo do céu...” diz o texto sagrado. O amor também tem os seus tempos e ele muda como mudam as estações.
Nos países frios a primavera é o tempo da pressa. Os bulbos que por meses haviam hibernado sob o gelo, repentinamente despertam do seu sono, rompem da noite para o dia a camada de neve que os cobria e exibem sem o menor pudor os seus órgãos sexuais coloridos e perfumados, suas flores...
“Que lindas...”, dizemos. Ignoramos que aquela é uma beleza apressada. A primavera é curta. Outro inverno virá. É preciso espalhar o sêmen com urgência para garantir a continuidade da vida Por isso se exibem assim em sua nudez colorida e perfumada, para atrair os parceiros do amor.
Se as plantas pensassem elas teriam os mesmos pensamentos que têm os jovens quando neles desperta o sexo no seu furor para realizar-se. É só isso que importa: o coito. Passado o êxtase, vai-se o interesse, fuma-se um cigarro, vira-se para o outro lado... Tomas, o amante de A insustentável leveza do ser nunca permitia que uma mulher dormisse na sua cama. Ele se livrava delas depois de realizado o ato. É um sexo potente e feio.
O verão é o tempo quando a fúria reprodutiva se esgotou. Tempo maduro, tempo do trabalho, dos filhos, das rotinas domésticas. Os mesmos olhos que se excitavam ao contemplar o corpo nu da mulher amada já não se excitam. Já não sorriem e nem têm palavras poéticas a dizer sobre ele. Há uma rotina sexual a ser cumprida. Vai-se o encantamento, os olhos e as mãos se cansam da mesmice, e começam a procurar outros corpos e vem a saudade da juventude que já passou. Cumprido o ato vem o silêncio.
O outono é a estação de uma nova descoberta. Não há urgência. Nenhuma obrigação. A natureza está tranqüila. Na adolescência qualquer mulher servia, porque o sexo era comandado pelas pressões vulcânicas dos hormônios e pelos genitais. Agora o que excita é o rosto da pessoa amada. O sexo deixa de ser movido pela bioquímica que circula no sangue e passa a ser movido pela beleza. O amor se torna uma experiência estética. E o que os amantes outonais mais desejam não são os fogos de artifício do orgasmo mas aquela voz que diz: “Como é bom que você existe...”
O outono é o tempo da tranqüilidade. É bom estar juntos de mãos dadas sem fazer nada. É bom acariciar o cabelo da amada... Essa é a grande queixa das mulheres: que para os homens a intimidade é sempre preparatória de uma transa. Talvez porque se sintam obrigados a provar que ainda são homens. O que as mulheres desejam não é prazer; é felicidade. O outono é o tempo do amor feliz.
O Chico escreveu sobre esse tempo e lhe deu o nome de “tempo da delicadeza”.“Preciso não dormir até se consumar o tempo da gente...” Sim, preciso não dormir, é preciso não morrer, porque há muito amor ainda não realizado. Vem-lhe então a memória do amor que, por descuido, não se realizou, e vai em busca da sua recuperação: “Pretendo descobrir no último momento um tempo que refez o que desfez...”
Esse verso me comove de maneira especial. Pensando no meu desajeito, na minha desatenção, vou me lembrando das coisas que derrubei, das palavras que não ouvi, das flores que pisei. E dá uma vontade de fazer o tempo voltar pra poder “refazer o que foi desfeito, pra recolher todo sentimento e colocá-lo no corpo outra vez...”
Aí ele vai mansamente dizendo as palavras que a amor deve saber dizer, palavras que só existem no “tempo da delicadeza.”
“Prometo te querer até o amor cair doente, doente...”
Por isso, por causa desse tempo misterioso, é preciso amar cuidadosamente com o olhar, com os ouvidos, com a mão que tateia para não ferir... enquanto há tempo.
.
Rubem Alves*. O Tempo da Delicadeza,

*Todo educador ler por obrigação e devoção Rubem Alves(Pedagogo. poeta e filósofo de odas as horas, cronista do cotidiano, contador de estórias, ensaista, teólogo, acadêmico, autor de livros e psicanalista.)

Num casamento perfeito, fiquem também com o vídeo de Todo Sentimento(Chico Buarque e Cristovam Bastos), na versão do próprio Chico/Todo sentimento/Paris.


2 comentários:

socorro moreira disse...

Todo Sentimento é a tua cara !

Nilo Sergio Monteiro disse...

O sentimento é algo tão sutil que o homem comum não percebe. A maioria pensa com o pênis! Dai as mulheres amadurecendo mais cedo seja pela carga hormonal,a menstruação como preparação e rito de passagem as torna mais atentas, senhoras de si mesmas e de seu destino. A maternidade é o beijo de Deus...isso não as torna melhores ou maiores que o homem. As torna sim , mais preparadas para a vida. Dai a sutileza de entender as "coisas" como Zélia. O homem que se torna maduro e que incorpora a sua existência sua "porção mulher" entende mais essas sutilezas, se reforma para ser cúmplice e entender que mais vale a carícia, a ternura, o beijo, o riso, não são o princípio do "fazer amor" mas um fim em si mesmo que os levará a emoção de entender por que "amar é preciso, viver não é preciso"

A benção Zélia,e a todas as mulheres!