Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

VOTORAN FEMININO - Por Edilma Rocha

Toda semana, as terças feiras era dia de aulas de Educação Física para as alunas do Colégio Santa Tereza. As 15:30 hs pontualmente estavam na quadra da escola as garotas do Crato nos anos 70. Ao término da disciplina, era hora de voltar para casa, mas um grupinho ia ficando e jogando uma bolinha para descontrair. Isso virou costume e foi aos poucos tendo uma pequena platéia que aguardava o futebol das meninas. Fãs dos jogos da quadra Bicentenária resolveram colocar o seu time em campo. O técnico Erasmo foi escolhido e este selecionou o time : Lindomar, Tereza Patrício, Edna, Fátima, Catarina, Regina, Marilac e Edilma. Os treinos eram freqüentes e foi formado o primeiro time de futebol feminino do Crato e da região do Cariri. As freiras não gostaram muito da idéia audaciosa das meninas e os treinos passaram a ser na quadra da igrejinha de São Francisco. Afinal meninas naquela época não deveriam por as pernas de fora e a farda da escola era saia de preguinhas presas na cintura, blusa de mangas, sapatos pretos e meias brancas. Shortinhos bem comportados só dentro dos muros do colégio. Qual era o problema exibir um belo par de pernas para os suspiros dos meninos do Diocesano? E fomos a luta, sem pudores ultrapassados e cheias de energia. Os treinos seguiram meses até o dia da esperada estréia das garotas do Crato. Shortinhos brancos, camisas nas cores, vermelho preto e branco, meias até altura do joelho e os famosos congas pretos. Tudo pronto! As arquibancadas lotadas de amigos, familiares, curiosos e amantes do esporte. O time adversário era o reserva para a primeira exibição neste estilo. Quando entramos em campo, aplausos, assobios e bravos se ouviam no ar. Se tinha algum namorado por lá, agüentou firme até o final da partida. A bola rolou e as meninas graciosas corriam sem perder a elegância e a graça. Catarina era a nossa goleira e pegava todas as bolas garantindo a nossa vitória, Tereza Patrício foi chamada peito de aço, pois matava todas as bolas. Edilma, ponto-esquerda, Fátima a artilheira, Marilac centroavante, Lindomar e Edna faziam a defesa. De vez em quando uma paradinha de Lindomar Para ajeitar os cabelos. E o time foi um sucesso num placar de 6x1.
A foto histórica foi clicada por Satisfeito e o time seguiu por um bom termo arrebentando os corações dos torcedores do Votoran e os suspiros dos rapazes.
Ficou a saudade de uma época de ouro em que tudo tinha um sabor sem igual. Saudade das amigas que a tanto tempo não encontro. Saudade dos olhares de admiração e censura de uma pequena cidade do interior. Mas que aqui revive as lembranças daquelas meninas que orgulhosamente exibiram o seu belo par de pernas com graça elegância e talento.

Edilma Rocha

8 comentários:

socorro moreira disse...

Essas fotos são ontológicas !
A narrativa é inédita e linda !

Parabéns Edilma, e obrigada por dividir com a gente tão fortes e lúsdicas lembranças. Only you ...!

Nilo Sergio Monteiro disse...

Linda é essa menina metida a zagueira do votorantim! Se de baliza já infernizava os corações quem dirá trajada de defensora do gol que ninguem presava atenção?
Tens razão Socorro, belas fotos , belo texto. Apareça sempre Edilma...mas pareça ao vivo e a cores. Sentimos sua falta! E isso dói.
Nilo Sérgio

José do Vale Pinheiro Feitosa disse...

Queria ser uma bola
só para cumprir meu destino de rolar,
ao sinal da ponta dos teus pés.

Uma bola para driblar o tempo,
dar uma curva no espaço
e tornar-me parte do teu abraço.

Queria ser uma bola postal,
para ficar bem ali,
juntinho do teu coração,

Um motivo para teu sorriso,
as pernas na brisa do momento,
a razão de no clique permanecer.

socorro moreira disse...

* antológicas.

socorro moreira disse...

* lúdicas

socorro moreira disse...

( rindo)

Edilma disse...

Nilo,

Fui uma das meninas do Votoran Feminino, só isso.

Edilma disse...

vale,

Não é toda hora que se tem um verso escrito por você em exclusividade.
Agradeço em nome daquela atleta do Votoran Feminino.

Grande abraço !