Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

terça-feira, 22 de setembro de 2009

ANTONIO CARLOS GOMES




Antonio Carlos Gomes, nasceu na atual cidade de Campinas, estado de São Paulo, na época chamada Vila São Carlos, aos 11 de junho de 1836. Seu pai, Manoel José Gomes, reputado professor de piano, canto, órgão e violino na vila, era conhecido pelo apelido de Maneco Músico. Carlos Gomes (depois também apelidado Tonico de Campinas) cedo revelou sua vocação musical. Logo entrou para a Banda Marcial cujo regente era seu pai e onde também tocava seu irmão de sangue José Pedro de Sant´Anna Gomes. Aos onze anos começa seus estudos regulares de música logo após terminar o curso básico. Inicia pela clarineta, logo mudando para o piano e o violino. Quanto ao piano, logo em 1848, deu récitas nas quais figuravam suas primeiras produções musicais, incluindo músicas solo para o instrumento e modinhas.


Três anos mais tarde, formando conjunto com o irmão, violinista já conhecido na região, apresentam-se com regularidade e tem a oportunidade de apresentar suas obras que, embora ainda comprometidas como o lazer de salão da época (modinhas, valsas, mazurcas) já apontam decididamente na direção da influência decisiva de sua feitura posterior: a italiana. Em 1856 escreve uma obra mais séria, a ¨Missa de São Sebastião¨, dedicada ao Maestro Henrique Luiz Levy. Em 1859, num concerto organizado juntamente com o músico Ernest Maneille no teatro São Carlos de Campinas apresenta nova obra sua, as ¨Variaç:ões para clarineta¨ sobre o motivo do romance ¨Alta Noite¨. Nesse mesmo ano, acompanhado pelo mesmo músico, abre em Campinas, um curso de piano, canto e música. Mudando-se para São Paulo com seu irmão, passa a viver em repúblicas de estudantes e a tocar em concertos particulares, juntamente com Henrique Luiz Levy. São dessa época de boemia e atribuições (1859) o ¨Hino Acadêmico¨ em homenagem aos estudantes da Faculdade de Direito do Largo São Francisco de São Paulo, e a famosa modinha ¨Quem Sabe¨, em homenagem a Ambrosina Corrêa do Lago, seu primeiro amor.Nesse mesmo ano, ainda, muda-se para a cidade do Rio de Janeiro a fim de matricular-se no Conservatório de Música para prosseguimento dos estudos musicais, na classe de contraponto de Gioacchino Gianinni.
.
Francisco Manuel da Silva, àquela época diretor do Conservatório, entusiasma-se com os rápidos avanços do talento musical de Carlos Gomes. Encomenda-lhe então, uma cantata (¨Salve dia de ventura¨) para execução perante o Imperador Pedro II, a qual é apresentada a 15 de março de 1860, com o próprio compositor na regência. Por essa obra e seu sucesso, o Imperador lhe ofereceu uma medalha de ouro. Pela composição de uma nova cantata (¨A última hora do Calvário¨), estreada em 15 de agosto de 1860, na Igreja Santa Cruz dos Militares, foi nomeado ensaiador e regente da orquestra da Imperia Academia de Música e Ópera Nacional. Em 4 de setembro de 1861 vai à cena a primeira ópera de Carlos Gomes, ¨A Noite do Castelo¨, sob a regência do próprio compositor, com versos de Antonio José Fernandes dos Reis, baseados no poema homônimo de Antonio Feliciano de Castilho, no Teatro Lírico Fluminense.
.
Em 15 de setembro de 1863 estréia sua segunda ópera, ¨Joana de Flandres¨, no Teatro Lírico Nacional, sobre libreto original de Salvador de Mendonça. Já agraciado pelo Imperador com a Ordem da Rosa, e após grande êxito, Carlos Gomes recebe uma pensão para ir estudar na Europa. Em 8 de dezembro de 1863 partia para a Itália, com o objetivo de cursar o Conservatório de Milão. Entrou para a classe do Maestro e compositor operístico Lauro Rossi. Três anos depois, Carlos Gomes recebia o diploma de Maestro e Compositor. Em 1867/68 escreve as músicas das revistas ¨Se as minga¨, e ¨Nella Luna¨, a primeira com versos de Antonio Scalvini e a segunda com versos de Emilio Torelli-Viollier, encerradas com muito êxito nos Teatros Fossati Carcano, respectivamente. Algumas de suas melodias chegaram a ficar muito populares a ponto de serem executadas pelos tradicionais realejos.
.

Em 19 de março de 1870 estréia no Teatro Alla Sacla sua terceira ópera, a primeira escrita na Itália: ¨Il Guarany¨, baseada no romance homônimo de José de Alencar, com libreto inicial de Antonio Scalvini, terminando por Carlo d´Omerville, grande sucesso de crítica e público. Logo após sua estréia, foi encenada em todas as principais capitais européias. Por esse sucesso, recebe o título de Cavaleiro da Ordem da Coroa. Em agosto desse ano retorna ao Brasil. No Rio de Janeiro é recebido como herói, ovacionado publicamente. Organiza então, a estréia nacional do ¨Il Guarany¨, levada a efeito no Teatro Lírico Fluminense a 02 de dezembro de 1870.
.
Em 1871, já tendo retornado à Milão, casa-se com Adelina Peri, uma ex-colega do Conservatório. Em 16 de fevereiro de 1873, no Teatro Alla Scala de Milão, estréia a ópera ¨Fosca¨, com libreto de Antonio Ghislanzoni, tendo obtido um sucesso menor. Em 1878 Carlos Gomes deu início à construção de uma grande mansão em Maggianico-Lecco, nos arredores de Milão, local importante intelectualmente naquela época, cuja casa colossal, no futuro, só lhe trará preocupações e, certamente, a ruína financeira. Em 21 de março de 1874 estréia no Teatro Carlo Felice de Gênova sua ópera Salvator Rosa e em 27 de março de 1879, no Teatreo Alla Scala de Milão sua ópera Maria Tudor. Em 1880, de volta ao Brasil, dirige na Bahia, as encenações de ¨Il Guarany¨ e ¨Salvator Rosa¨, logo em seguida tendo ido ao Rio de Janeiro com os mesmo propósitos e realizações. Nesse ano, ainda na Bahia,faz apresentar a estréia de seu ¨Hino à Camões¨, realizada no Teatro São José. Em novembro desse mesmo ano retorna à Itália e lá permanece por dois anos, trabalhando febrilmente em vários libretto, os quais jamis serão terminados.
.
Volta novamente ao Brasil em 1882 e, a partir de então, passa a viver parte do tempo em seu país natal e parte no seu país de adoção e glórias. Nesse ano realiza uma execução pelo norte do país com muito sucesso. A 7 de setembro nasce sua filha Ítala Maria, que irá escrever sua biografia. Em 1883 inicia a composição da ópera ¨Lo Schiavo¨, com libreto de Rodolfo Paravicini, a qual estréia no Teatro Lírico do Rio de Janeiro, sob o patrocínio da Princesa Isabel (a quem é dedicada) a 27 de setembro de 1889. Com a proclamação da República, a 15 de novembro desse ano, Antonio Carlos Gomes perde o apoio oficial que sempre obteve do Imperador Pedro II e, também a esperança de tornar-se diretor do Conservatório de Música do Rio de Janeiro, devendo, por isso, Ter de retornar a Milão a fim de, conseguindo novas encomendas, tentar acertar as suas já inúmeras dificuldades financeiras. É obrigado a desfazer-se de sua mansão e vai morar no apartamento da Condessa Cavallini, onde se põe a musicar um libreto, o ¨Cântico dos Cânticos¨ de Felice Cavallotti, que também permanece inconcluso. Em outubro de 1890 o Teatro Alla Scala lhe dá o encargo de musicar um libreto de Mario Canti. Em 21 de fevereiro de 1891 estréia a Odaléia¨.






Doente e em situação financeira muito delicada, escreve seu último trabalho completo, o que ele próprio chamou Poema Vocal Sinfônico denominado ¨Colombo¨, um oratório em quatro partes para coro, solistas e orquestra, escrito para comemorar em 1892, o quarto centenário do descobrimento da América, sobre o poema de Albino Falanca. É estreado no teatro Lírico do Rio de Janeiro a 12 de outubro de 1892, representando um grande fiasco. Visita os EUA no ano seguinte na qualidade de membro da delegação brasileira à Exposição Universal Colombiana de Chicago. Na ocasião dirige um concerto lírico com trechos do ¨Il Guarany¨, ¨Salvator Rosa¨ e ¨Odaléia¨, com sucesso. Em 1894 recebe uma proposta de trabalhar pelo novo governo brasileiro republicano que concorda em lhe pagar 20000 libras, pela composição do Hino da Republica. Dizendo-se fiel ao Imperador deposto, e sobretudo, monarquista, recusa e não recebe o dinheiro. Em março de 1895 dirigiu em Lisboa, a encenação de ¨Il Guanary¨ no Teatro São Carlos. Foi nessa idade que recebeu sua derradeira homenagem: a condecoração, pelo rei Carlos , com a Ordem de São Tiago da Espada. Carlos Gomes recusa a direção da Escola de Música de Veneza, que lhe é oferecida e prepara-se para volta ao Brasil.
.
A incurável doença na língua e garganta já bastante avançada, quando chega ao Pará. Toma a posse da direção do Conservatório em 1º de junho de 1896, vindo a falecer três meses depois aos 60 anos, vitimado pelo tumor maligno. A data: 16 de setembro de 1896. Os funerais foram grandiosos.
.
A incurável doença na língua e garganta já bastante avançada, quando chega ao Pará. Toma a posse da direção do Conservatório em 1º de junho de 1896, vindo a falecer três meses depois aos 60 anos, vitimado pelo tumor maligno. A data: 16 de setembro de 1896. Os funerais foram grandiosos.
.
.
OPERAS
.
COLOMBO
.
Poema vocal sinfônico em quatro partes, dedicado ao povo americano. Libreto de Albino Falanca. Estréia 12 de outubro de 1892 no Teatro Lírico
.
CONDOR
.
Ópera lírica em três atos, dedicada ao comendador Theodoro Teixeira Gomes. Libreto de Mario Canti. Estréia no Teatro Alla Scala de Milão, Itália
.
FOSCA
.
Ópera em 4 atos, dedicada a José Pedro de Sant'Anna Gomes. Libreto de Antônio Ghislanzoni, baseado no romance La Feste delle Marie, de Luis Capranica. Estréia a 18 de fevereiro de 1873, no Teatro Alla Scala de Milão, Itália.
.
O GUARANI
.
Opera-balé em quatro atos. Libreto de Antônio Scalvini, baseado no romance do mesmo título de José de Alencar. Estréia a 19 de março de 1870 no Teatro Alla Scala de Milão, Itália.
.
JOANNA DE FLANDRES
.
Ópera em quatro atos. Libreto de Salvador de Mendonça, baseado num argumento do próprio libretista e dedicado à S. M. Imperial D. Pedro II. Estréia a 15 de setembro de 1863 no Teatro Lírico Fluminense do Rio de Janeiro.
.
MARIA TUDOR
.
Ópera em quatro atos. Libreto de Emilio Praga extraído do drama de mesmo título de Victor Hugo. Estréia a 27 de março de 1879 no Teatro Alla Scala de Milão, Itália.
.
A NOITE DO CASTELO
.
Ópera em três atos. Libreto de José Fernandes dos Reis, calcado na novela homônima de Antônio Feliciano de Castilho. Estréia a 4 de setembro de 1861 no Teatro Lírico Fluminense (provisório) do Rio de Janeiro. Dedicada à Francisco Manuel da Silva.
.
SALVADOR ROSA
.
Ópera em quatro atos, dedicada a André Rebouças. Libreto de Antônio Ghislanzoni extraído do romance Mansaniello de E. de Mericourt. Estréia a 21 de março de 1874 no Teatro Carlo Fenice de Gênova, Itália
.
O ESCRAVO
.
Ópera em quatro atos. Libreto de Rodolfo Paravicini, baseado num entrecho de Visconde de Taunay. Estréia a 27 de setembro de 1889 no Teatro Imperial D. Pedro II (Teatro Lírico) do Rio de Janeiro.
.
O GUARANI - OVERTURE
.
http://www.youtube.com/watch?v=PTomUb3r1m0
.
Fontes: internet, youtube
.

.

Nenhum comentário: