Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

terça-feira, 22 de setembro de 2009

O Jovem e o Internetês

Hoje é dia do jovem.
Existe uma tendência irreversível nos dias de hoje proporcionada pelo uso da internet e pela necessidade premente de uma comunicação rápida e interativa. O Internetês veio suprir essa necessidade propiciando agilidade na comunicação.

"Internetês" é uma expressão grafo-linguística criada na Internet pelos adolescentes na última década. Por um certo tempo isso se constituiu num bicho de sete cabeças para gramáticos e estudiosos da língua. Eles temiam que abreviações como "ksa" (para casa), "aki" (para aqui) e outras coisas do gânero viesse a comprometer o uso da norma culta do Português para além do espaço e das fronteiras cibernéticas.

Depois de passado um tempo, o internetês não passa de um simpático recurso facilitados da comunicação escrita por meios eletrônicos. O problema é, portanto menor do que se imaginou, pois em concursos e vestibulares pouco ou nada se encontra do uso do internetês.

“Pq vc naum xego na hr q eu t flei?”

.

Entendeu??? Essa é uma frase típica do que professores, estudiosos da língua e gramáticos chamam de Internetês. A tradução (necessária para a maioria das pessoas que não pertencem à geração anos 90): “Por que você não chegou na hora em que eu te falei?”.

O termo Internetês – que ainda não está no dicionário, aliás – é usado para tratar da linguagem surgida no ambiente da internet, que se baseia na simplificação informal da escrita, tornando mais ágil a comunicação. Essa linguagem de sons e imagens utiliza abreviações e símbolos criados por caracteres, além de termos estrangeiros e da Informática.

O Internetês, que inicialmente era restrito aos chats e programas de envio de mensagens instantâneas, é adotado hoje pela maioria dos jovens, que têm o hábito de escrever sem utilizar acentos, inventar palavras ou emendá-las seguindo sons da fala e não mais à etimologia. Essa possibilidade de interagir com a língua pode ser criativa e divertida, mas devemos lembrar que é uma forma de linguagem adequada apenas às situações vividas no mundo virtual. A norma culta dos volumes de gramática, textos oficiais e do universo profissional ainda é, e deve continuar sendo, a língua padrão.

Algumas palavras e expressões no Internetês*
*Alguns dados retirados da Wikipédia

.

Nenhum comentário: