Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Homenagem aos Salesianos pelos 150 anos da Congregação – por Magali de Figueiredo Esmeraldo.

O primeiro contato que tive com os padres Salesianos, foi em 1984, quando participei do Encontro de Casais com Cristo na Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, em Juazeiro do Norte. O padre Pedro Lappo foi um incentivador para que os casais do Crato, entre os quais eu e Carlos estávamos incluídos, levassem o encontro para a nossa cidade. Foi dessa convivência, que aos poucos fui observando a dedicação do padre Pedro aos pobres. Na minha visão, ele fazia a evangelização com opção preferencial pelos pobres, portanto um seguidor de Jesus. Conheci também ainda em Juazeiro o padre César Cassete e o padre Elias, que juntamente com o Padre Pedro Lappo trabalhavam na educação dos jovens através do Colégio Salesiano, e cuidavam da Paróquia. Em Fortaleza, participo junto com Carlos da Paróquia de Nossa Senhora da Piedade, que por coincidência é uma paróquia salesiana. Aqui, da mesma forma, os padres se dedicam à paróquia e educação dos jovens. Quando chegamos em 1997 à Paróquia da Piedade, o pároco era o Padre Sebastião Alves da Silveira. Hoje quem está à frente da paróquia é o Padre Orsini Nuvens Linard, tendo como auxiliares o Padre Amadeu e Aristides. Admiro a atuação desses padres, porque eles fazem votos de pobreza, e dedicam suas vidas a evangelização dos jovens, seguindo o carisma do fundador da ordem que foi Padre João Melchior Bosco, mais conhecido por Dom Bosco. Por todo respeito que tenho a esses padres, é que resolvi fazer essa pequena homenagem à congregação que neste ano completa 150 anos de fundação.
Dom Bosco nasceu na Itália aos 16 de agosto de 1815, sendo seus pais Francesco Bosco e Margherita Occhiena, tendo ficado órfão de pai aos dois anos de idade. Atribui-se a Dom Bosco vários sonhos, muito dos quais seriam premonições. Quando tinha nove anos ele sonhou brigando com outros meninos, e um homem se aproximou dele e lhe disse para educar não com “pancadas”, mas com amor. De acordo com os símbolos do sonho, esse homem seria Jesus Cristo. Nesse sonho Dom Bosco sentiu-se chamado à missão de educar os jovens, especialmente os pobres.
Dom Bosco era pobre, filho de camponeses e foi ajudado pelo Padre José Cafasso, que colaborou no pagamento dos seus estudos. Para adquirir o enxoval que deveria levar para o seminário, os vizinhos, apesar de pobres, ajudaram como podiam através da venda dos produtos da terra. Graças a esse espírito de solidariedade dos camponeses e com a graça de Deus, Dom Bosco conseguiu concluir os estudos e se ordenar padre. Assim, esse homem de fé pôde educar os jovens com amor, através de uma educação integral, ajudando-os a se tornarem bons cristãos e cidadãos honestos, retirando-os da exclusão social em que viviam.
Os jovens dessa época vinham da zona rural, para arranjar trabalho, devido às dificuldades existentes no campo. Dom Bosco, esse homem de Deus, tinha sensibilidade para compreender a dureza e o abandono em que se encontravam esses menores e jovens de seu tempo. E o sonho profético foi realizado, pois D. Bosco se tornou o padre do povo, o amigo dos jovens, especialmente daqueles mais pobres e abandonados. Dom Bosco fez de tudo para impedir que esses meninos fossem obrigados a roubar para comer e terminar nas prisões. Ele reuniu todos num lugar onde pudessem morar, trabalhar e rezar. Foi aí que nasceu o primeiro Oratório. Sua mãe Margarida, uma mulher muito forte, abandonou sua casa no campo e veio cozinhar e lavar para os meninos no Oratório.
Atualmente o Oratório Salesiano é um local onde crianças e adolescentes se reúnem num clima de descontração e através do esporte, das oficinas e brincadeiras são preparadas para receberem uma formação religiosa e instrutiva. Os Oratórios podem funcionar diariamente ou nos fins de semana, como ocorre na Comunidade Salesiana da Piedade em Fortaleza.
A Congregação Salesiana da Igreja Católica Apostólica Romana foi fundada em 1859, por Dom Bosco e aprovada em 1874 pelo Papa Pio IX com o nome oficial de “Pia Sociedade de São Francisco de Sales” em homenagem a esse santo. O nome foi sugerido por esse Papa, pois naquela época as congregações religiosas estavam sofrendo uma grande perseguição na Itália durante o governo de Urbano Ratazzi. O próprio Ratazzi, que fechou as ordens religiosas existentes na Itália, se tornou amigo e admirador do trabalho de Dom Bosco, quando foi visitá-lo, para obter subsídios sobre a formação dos menores, para composição de um novo Código Civil.
Hoje a Pia Sociedade de São Francisco de Sales é conhecida popularmente por Salesianos de Dom Bosco – SDB.
A Congregação é composta por irmãos de vida consagrada que fazem votos de castidade, pobreza e obediência. Foi a primeira instituição a constituir a família salesiana. Existem padres e irmãos salesianos que são leigos de vida consagrada. As obras da Congregação Salesiana, compreendem os colégios, os oratórios e serviços beneficentes, espalhados por várias partes do mundo. O carisma dos salesianos é viver e seguir o exemplo de Dom Bosco, cuja espiritualidade é educar o jovem pelo exemplo. Ainda seguindo o exemplo de Dom Bosco, os salesianos têm uma grande devoção a Nossa Senhora Auxiliadora dos Cristãos.
Parabéns aos Salesianos pelos 150 anos de evangelização.

Por Magali de Figueiredo Esmeraldo

6 comentários:

Stela disse...

Magali,
essa tua homenagem me fez lembrar do dia de Nossa Senhora Auxiliadora, se não me engano festejada no dia 24 de maio. Era um dia especial para nosso Colégio Dom Bosco, lembra?

Anônimo disse...

Stela,

Dom Bosco era um fervoroso devoto de Nossa Senhora Auxiliadora. Dr.José Newton não deixava passar em branco.

socorro moreira disse...

Parabéns, Magali. Excelente texto !

E se for pra lembrar o S.João Bosco, acho que te conheço de algum lugar do passado. Inclusive, a colega Stela.
Me confirmem , se é de lá que conheço vocês.


Abraçosssssssssss

Anônimo disse...

Socorro,

Talvez essas coincidências me motivaram a escrever esse texto. Estudar no São João Bosco, participar de paróquia salesiana,e também lembrar dos nossos velhos tempos.

Abraços

Claude Bloc disse...

Magali,

Meu vínculo com o D. Bosco foi indireto: Dominique estudou ´lá, assim como Bertrand. Eu fui professora de Francês por lá aos 15/16 anos. Na turma de Ana Elisa de seu Elísio Nogueira(irmã de Francisquinha (hoje Francy).
Mas gostei muito de sua abordagem.

Continue nos presenteando com sua presença.

Abraço,

Claude

Anônimo disse...

Claude,

Obrigada pelas suas palavras que muito me incentivam.

Abraços