Fazem parte do acêrvo do nosso Museu de Arte Vicente Leite, 1 colagem, 9 esculturas, 7 desenhos, 2 xilogravuras, 2 batiks, 45 telas, 3 têmperas, 1 gravura, 4 aquarelas, 11 óleos sôbre madeira, perfazendo um total de 85 obras e mais doações de trabalhos posteriores a inauguração em 1971 por Bruno Pedrosa.
Para preservação e conservação deste rico conteúdo passo algumas sugestões as administrações que se seguem.
Prédio em bom estado de conservação; as salas escolhidas para receber o acêrvo devem ser arejadas com pouca incidência de luz solar e fechadas; se possivel, utilizar equipamentos elétricos como condicionadores de ar que controlam a umidade e o calor, estes evitarão a infestação microbiótica, ( fungos e bactérias ); limpeza periódica das instalações com aspirador de pó para remoção de poeira e identificação de possíveis infestações biológicas ( insetos ) que podem se alojar entre os objetos, portas e janelas; Polir o piso e janelas de vidro periodicamente, bem como a limpeza dos filtros de ar condicionados; ter pelo menos um funcionário por sala como cicerone para acompanhar os visitantes e dar as explicações necessárias sôbre a importancia do acêrvo; acomodar na entrada os pertences dos visitantes para evitar danos e extravios dos trabalhos; colher assinaturas para o importante índice de visitação; procurar com que todos cumpram as ordens de não tocar os objetos, fumar ou alimentar-se nas salas, alimentos atraem insetos e podem causar manhas de gorduras; manter um policial na entrada para uma eventual ocorrência; o uso de fotografias com flash acarreta danos as camadas de tinta das telas devido a forte e brusca incidência de luz, tambem responsável por pequenas rachaduras, recomenda-se que as fotos sejam feitas com a luz natural, poupando-se desta forma o desgaste desnecessário das telas expostas; remoção periódica da poeira depositada sôbre as telas e molduras, esta limpeza deverá ser com trincha de pêlo macio sôbre a pintura em movimentos lentos e suaves para cima; as molduras devem ser limpas apenas com flanela ou pano macio sêco; tambem pode ser utilizado um espanador de plumas naturais; pelo menos uma vez no ano as fitas adesivas das molduras devem ser trocadas para a detetização de possíveis insetos ( traças, aranhas, cupins ); jamais utilizar na limpeza dos quadros materiais abrasivos ou substâncias como acetonas ou derivados; observar periodicamente os suportes de metal com a finalidader de evitar a ferrugem; não pendurar as telas com barbantes, cordões de nylon ou elásticos, pois estes não resistem a pressão do peso por muito tempo, assim evitaremos o deslocamento brusco de um trabalho ao chão; ter em cada sala um extintor de incêndio dentro da validade; ao serem retirados os trabalhos por algum motivo dos expositôres, jamais coloca-los uns sôbre os outros na horizontal ou fazendo pressão sôbre as telas; quanto aos trabalhos sôbre papel, é recomendável evitar colocar as molduras em paredes que passem encanamentos hidráulicos devido aos índices de umidades; nunca pendurar os trabalhos em papel aonde a luz solar o atinja diretamente, não colocar focos de luz permanente na obra; jamais acomodar peças de acêrvo em salas inadequadas para um possível rodízio de exposição, este procedimento se dá aos grandes museus do mundo, devido a quantidade de obras existentes e por possuirem locais próprios e laboratórios de restauração permanentes; quanto as esculturas, limpar as poeiras depositadas periodicamente e fazer uma pintura ou polimento quando necessário, são trabalhos bem mais simples de conservação, devido a sua durabilidade; em caso de alguma infestação, mancha ou visível estrago, procurar um conservador restaurador especializado;o local escolhido para a exposição dos quadros bem como a mudança dos mesmos deve ser feita por pessoa especializada, como museólogo, rstaurador ou curador de artes; possuir livro caixa para possivel prestação de contas de doações e verbas mensais de manutenções oferecidas pela secretaria de cultura, através da prefeitura para distribuição de despesas; ter um fichário e uma pasta para cada trabalho com dados sôbre a obra, tais como, carta de doação, curículum de cada autor, arquivo de fichas de restauração, recortes de jornais e revistas, eventos, estudos ou publicações; cabe ao diretor do museu, orientar os funcionários sôbre os procedimentos de conservação do museu e capacia-los com cursos e seminários de arte.
Vamos cuidar do nosso patrimônio artistico para uma preservação futura, fornecendo aprendizado e pesquiza sôbre a sua coleção na formação cultural de um povo.
Edilma Rocha
2 comentários:
Muito bem, Edilma Rocha. Parabéns pela sua competência !
O Crato tem orgulho de você.
Abraços.
Edilma,
Parabens!
Fiquei muito feliz em ler seu texto sobre Conservação. E sei o quanto é importante a conscientização do nosso povo quanto a preservação dos nossos acervos.Sou profissional da area, trabalho com restauro em Papel.
abraços
amélia
Postar um comentário