Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Marcello Mastroianni

Marcello Vincenzo Domenico Mastrojanni (Fontana Liri, 28 de setembro de 1924Paris, 19 de dezembro de 1996) foi um ator de cinema italiano.

É considerado o maior ator da Itália e um dos melhores atores de todos os tempos.

Nascido numa pequena vila nos Apeninos, Mastroianni cresceu em Turim e Roma. Durante a segunda guerra mundial foi mandado a uma prisão nazista, mas escapou para Veneza.



Em 1945 começou trabalhar para uma empresa de cinema, e teve aulas de atuação. Seu primeiro filme foi I miserabili, adaptação de Os miseráveis, de Victor Hugo, no ano de 1947. Logo ele se tornou um grande ator romântico de projeção internacional, estrelando o filme I soliti ignoti e, especialmente, quando Federico Fellini o escalou em La dolce vita, com a atriz Anita Ekberg, em 1960, tornando-se ator favorito do cineasta. Em seguida atuou em outro
papel singular, de um diretor frustrado, em 8½, de Fellini.





Mastroianni e Federico Fellini fizeram seis filmes juntos: La dolce vita, 8½, Roma, La città delle donne, Ginger e Fred e Intervista.

Nas décadas de 1960 e 1970, brilhou em filmes como La grande bouffe, de Marco Ferreri, e em 8½, La città delle donne e Ginger e Fred, de Fellini. Com Luchino Visconti fez Lo straniero, com Vittorio De Sica fez Matrimonio all'italiana e Ieri, oggi, domani; e com Ettore Scola fez Una giornata particolare.

Nos últimos anos de sua vida, Mastroianni continuou prestigiado por diretores como
Theodoros Angelopoulos em O Apicultor, Robert Altman em Prêt-à-Porter, Michelangelo Antonioni em Al di là delle nuvole e Manoel de Oliveira em Viagem ao princípio do mundo. Com o diretor brasileiro Bruno Barreto fez o filme Gabriela, Cravo e Canela, com Sônia Braga, em 1982.

Mastroianni e Jack Lemmon são os únicos atores a ganhar duas vezes o prêmio de melhor ator no Festival de Cannes. Mastroianni ganhou em 1970 por Dramma della gelosia - tutti i particolari in cronaca e em 1987 for Olhos negros.







Mastroianni foi casado com a atriz italiana Flora Carabella (
1926-1999), com quem teve uma filha, Barbara Mastroianni. Ele também teve uma filha, Chiara Mastroianni, do seu relacionamento com a atriz francesa Catherine Deneuve.
O ator morreu aos 72 anos, de câncer de pâncreas, em Paris. Catherine Deneuve estava ao seu lado quando ele morreu, junto com sua filha Chiara. Ele tinha feito mais de 140 filmes em 49 anos de carreira.




Fonte : Wikipédia
Imagens: Google Imagem







PS. Para mim, Marcello Mastroianni não é só o maior ator do cinema italiano. Ao lado de Sean Connery, ele é um dos dois maiores atores do cinema mundial.

Um comentário:

socorro moreira disse...

Ele era lindo e talentoso !