Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Um casal iluminado - Para Teresa Abath - Por : Socorro Moreira

( foto de Teresa Abath)
Três dias seguidos bati naquela porta pintada de azul. Casa do Seu Audísio Pereira e de Dona Edistia Abath. Hoje ela estava de jardim aberto. Só podia ser a casa dos pais de Teresa (a cratense das flores). Uma área pequena, mas primorosamente enfeitada de plantas e flores das mais variadas espécies. Por que não tenho máquina fotográfica? Por que acredito numa memória que falha e não sabe expressar direito a beleza que os olhos percebem?
Seu Audísio (92 anos) e Dona Edistia (87 anos). Um casal que Deus concedeu a graça de vida longa, feliz, e lúcida!
Conversamos sobre tudo e todos. Do meu avô Alfredo Maia (amigo do Seu "Theopístio Abath") às meninas de Dona Edistia: Neide, Edistia, Teresa, Eda, Audísia e Germana).
Dona Edistia é simplesmente linda: corpo, mente e alma. Elegante, vaidosa, bem cuidada e uma aura de luminosidade. Conversa numa linguagem dos nossos dias, sorrindo o tempo todo. Acho que foi amor à segunda vista. Fiz a visita para presentear nossa amiga Teresa. Mas quem recebeu o presente fui eu pelo prazer do convívio, e o carinho sincero, acolhido daquele casal.
Conversamos sobre o mês que se aproxima (outubro), e ela revelou-me a sua devoção a Nossa Senhora do Rosário. Todos os anos, no dia 7.10 são distribuídos 300 terços, na Igreja da Sé, entre os fieis . Uma devoção admirável e ímpar. Minha mãe também tem umas particularidades semelhantes de professar a sua piedade e fé.
Sai com a alma leve, e uma vontade enorme de retornar.
Pois é, minha querida Teresa , hoje eu abracei e beijei os seus pais por você !


Obrigada!

• Ressalvas para a beleza da casa, intacta no seu estilo (arquitetura anos 30/40). Dona Edistia confessou: Adoro coisas antigas. Desejava muito ficar na casa que foi dos meus pais. Nunca pensei em alterar a sua fachada... Muito pelo contrário, cuido em preservá-la. Apenas reformamos algumas dependências, na introdução dos confortos modernos. A casa é branca de portas azuis. O piso de mosaicos (lindos!); as portas de madeira nobre, entalhadas, lembrando os tempos imperiais; grades de ferro pintadas de azul, também artisticamente trabalhadas. Tudo impecável, brilhando, e cuidadosamente conservado. Impressionante!
• Ah, se o resto do povo do Crato tivesse seguido o exemplo!



Socorro Moreira

3 comentários:

Teresa disse...

Adorei Socorro lindíssima reportagem muito obrigada eles são realmente formidáveis.
Até breve!
Teresa Abath
Brasília-DF

Teresa disse...

Oi Socorro, sou Sylvie filha da Teresa. Muito obrigada por suas palavras sobre meus avós. Eles realmente são nota dez! Tenho orgulho de ser neta deles. Beijos

socorro moreira disse...

Teresa e Sylvie, hoje tive o privilégio de entrar no mundo afetivo de vocês, e essa permanência me fez muito feliz !


Abraços !