Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

TRADIÇÃO ORAL - BISAFLOR CONTA HISTÓRIAS

A MOÇA E A SERPENTE
História da tradição oral africana

Era uma vez uma moça que queria escolher o próprio noivo, muito embora fosse costume na sua aldeia que o pai escolhesse o futuro marido para as filhas.
Certa ocasião estava ela conversando com as amigas na sombra de uma árvore, onde, bem quietinha e curiosa, enroscada nos galhos mais altos, uma serpente escutava a tagarelice das moças. Pois não é que a serpente gostou de ouvir a moça dizer que iria escolher seu próprio noivo? Tratou logo de ir para casa trocar de roupa, escondeu o rabo bem escondidinho e se transformou num belo rapaz, por quem a moça ficou caída de amores.
A paixão da moça foi tanta que logo aceitou o pedido de casamento. Depois chamou o pai e apresentou o rapaz:
- Este moço bonito e forte é meu noivo, vou me casar com ele -, falou assim para o pai, que, embora tenha estranhado a atitude desrespeitosa da filha para com os costumes da aldeia, concordou com o casamento.
Depois de casada, a moça foi morar na casa da serpente, em um lugar muito distante da aldeia. A casa era muito suja e desorganizada; todo dia a moça limpava, arrumava e vinha a serpente e bagunçava tudo.
Ela sentia saudades da família e da vida na aldeia, mas a serpente não permitia que saísse de casa, mantendo-a sob a vigilância constante de três animais: um cão, um gato e um galo. Também se alguma pessoa se aproximasse da casa, os animais tratavam de avisar a serpente: o cão ladrava, o gato miava e o galo cacarejava, tudo ao mesmo tempo.
Na aldeia, a família estava preocupada com o isolamento da moça. Ela tinha quatro irmãos, que exerciam atividades diferentes: um era adivinho, outro caçador, já o terceiro era marceneiro e o quarto irmão era um ladrão. Pois bem, o irmão adivinho teve um sonho que lhe revelou a situação real da moça. Chamou o pai e os irmãos e falou do sonho que lhe permitiu constatar que a irmã tinha sido enganada pela serpente, estava sofrendo muito e que eles precisavam libertá-la.
O pai ordenou aos filhos que pegassem uma canoa e remassem rio acima procurando a moça. Foi o irmão adivinho quem indicou o caminho até o covil da serpente; o irmão ladrão, que havia roubado carne, peixe e milho, jogou a comida para distrair a vigilância dos bichos, o que facilitou a saída da moça, que foi conduzida pelos irmãos até o local onde haviam escondido a canoa.
Acontece que a serpente já tinha percebido a presença dos invasores e destruiu o transporte deles. Porém, o irmão marceneiro, rapidamente, construiu nova canoa com os pedaços que sobraram. Todos embarcaram e remaram, rio abaixo, perseguidos pela serpente que nadava provocando grandes ondas nas águas, prejudicando a fuga dos irmãos.
A serpente enfurecida continuava a persegui-los, e, devido à sua fúria, apareceram-lhe mais sete cabeças, dificultando a mira do irmão caçador, que não sabia em qual cabeça atirar a lança. Pediu ajuda ao irmão adivinho que lhe indicou o ponto exato que deveria apontar para matar a serpente. E apesar dos solavancos da canoa, ele conseguiu atingir a verdadeira cabeça e a serpente tombou, afundando nas águas escuras e profundas do rio, agora serenadas.
Os irmãos respiraram aliviados, conduziram a irmã para a casa do pai na aldeia, que os recebeu com grande alegria.
Entrou por uma perna de pato e saiu por uma perna de pinto, senhor rei mandou dizer que contasse mais cinco.

7 comentários:

Anônimo disse...

Stela,

Essa história é muito interessante.
Já guardei na memória para contar aos netos.
Parabéns!

Abraços

Stela disse...

Magali, querida. Fico tão feliz por saber que as histórias de Bisaflor tão sendo recontadas. Esse encantamento com as histórias não quero perder nunca, minha criança interior vai sempre pedir "conta outra". Por isso, vamos espalhar as histórias e sua magia pelo mundo. Beijos.

Anônimo disse...

Stela,

Meus netos ainda são pequenos, Gabriel tem dois anos e Vitória vai fazer quatro meses, mas como as crianças de hoje desenvolve rápido, breve estarei contando todas essas histórias para eles.
Abraços

Anônimo disse...

Corrigindo o comentário acima:
as crianças desenvolvem.

socorro moreira disse...

Depois da Bisaflor, espero a roda da alegria, das nossas segunda-feiras.

Um abraço bem forte !

Saudades de ti, criatura !

Magali, ontem encontrei teus filhos no São Luiz. Tua nora é gente boa demais!!!!!!!!!
Eita família, linda !

socorro moreira disse...

"segundas-feiras

Anônimo disse...

Socorro,todo dia agradeço a Deus, por ter me dado três noras, que são filhas.