Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

UMA FESTA, UMA SAUDADE - PARA CLAUDE BLOC - Por Edilma Rocha

Convite Para a festa de Bodas de Prata no Crato Tênis Clube

O Bolo (Amigas: Marineida, Araci e Letícia)


Missa das Bodas e aniversário da neta Daniela Bloc (1 ano)
(celebrada em casa por Monsenhor Montenegro)

Agradecimento aos amigos
Nos salões iluminados dos arcos tradicionais do Crato Ténis Clube, recebiam os amigos, o casal Hubert e Janine para celebrar 25 anos de casados. Toda a sociedade, os Rotarianos e moradores da Fazenda Serra Verde faziam as homenagens ao querido casal francês. Um lindo bolo confeitado com espumante champagne enchia de expectativa a todos na hora do discurso.

Minha adorada esposa; Minha querida mulher; Minha metade; Minha mãezinha; Meus filhos; Minha caríssima família; Meus amigos:
Há um quarto de século, há 25 anos, há 9.125 dias, há 219.000 horas, tive a honra e a fortuna de me casar com Janine... Janine... Janine. Naquela época difícil, época de guerra, de tristeza, de desgraças, tive a sorte imensa de encontrar no meu caminho a mulher mais doce, mais terna, mais meiga, mais compreensiva, mais amorosa do mundo. Minha Janine, que depois de ter transposto tantos obstáculos comigo, de ter suportado tantas amarguras na vida e vencido tantos empecilhos, continuará sendo exatamente a mesma companheira.

Evidentemente, meus amigos, com o passar do tempo, apareceram alguns cabelos brancos na minha Janine, como desapareceram 80 por cento dos cabelos de Hubert, os anos nos marcaram com rugas inevitáveis, a guerra, as privações, as preocupações e os anos nos vincaram com marcas inapagáveis, mas tenho certeza absoluta que se o Dr. Bernard pudesse ver os corações de Janine e Hubert, e Janubert, nesta hora, encontraria ainda dois corações jovens e vibrantes, unidos por laços sólidos, inquebrantáveis, por assim dizer, imortais, dois corações que sempre se completaram.

Diz a cultura matuta que homem que chora não é homem - segundo esta teoria, eu apesar de ter fabricado cinco filhos, não sou tão homem, porque, meus queridos, vocês não podem imaginar o esforço super humano que estou fazendo agora, agora mesmo, para não verter algumas lágrimas de emoção, de emoção não, de emoçãozona, lágrimas de gratidão, lágrimas de amor por uma mulher única no universo, que durante 25 anos soube amar como se ama, soube dissimular meus inúmeros defeitos, fechar os olhos nas horas devidas, perdoar meus ímpetos errados, enfim em entregar seu coração puro com uma generosidade cheia de carinhos extraordinários.

Agora, peço a todos os presentes, postos de pé, de bem quererem comigo saudar Janine, a mulher que pode ter sido igualada mas nunca superada com estrepitosa salva de palmas.
Permitam-me, enfim, beijar na frente de vocês a alegria de mulher, minha companheira que me suportou durante 25 anos de alegrias e de sofrimentos, JANINE!

Obs.: discurso publicado na revista Região número 1 - ano 1971

5 comentários:

Claude Bloc disse...

Menina de Deus... Tu foste longe!!!
Afff... !!!
Foi um susto danado quando vi aquilo tudo... Mas é claro que chorei de emoção... Obrigada pela alegria que você me deu, Edilma.

Ah, Dominique achou a foto do bolo e também o agradecimento feito aos amigos. (Tanto o convite quanto o agradecimento confeccionados por Edilson Rocha).

Coloquei lá para completar a exposição de imagens.

Um abração... te vejo amanhã (dia 10?)

Claude

Anônimo disse...

Edilma,

Que surpresa agradável você fez a Claude! É importante recordar e foi com muita alegria que olhando as fotos, observei o sorriso de mamãe e a presença amiga de tia Letícia compartilhando o momento de felicidade de Seu Hubert e dona Janine.

Abraços

Magali

socorro moreira disse...

Gente, como é bom guardar as provas . Eu tenho mania de rasgar , apostando na memória.
Acabei de reencontrar minha comadre Aracy ( madrinha do meu filho André).
É isso aí , Magali ... O sorriso da sua mãe, os pais de Claude , Dona Letícia, o bolo..., e Claude pra provar, que o final da história foi mais do que próspero e feliz !
Edilma, você é incrível !

Abraços.
Por

Edilma disse...

Queridas amigas,

Guardo muito bem tudo que acho importante para as recordações futuras. Esta publicação foi feita por Osvaldo Alves de Sousa quando publicou a primeira revista Região na qual fui capa.
É isso aí amigas.
Esse blog tem esta intenção de recontrar pessoas e momentos únicos.Mostra nossos corações, desejos, histórias de gente do Crato unidos por sentimentos sem prêço.E mais o tempero das duas inigualáveis, Socorro e Claude com a colaboração dos amigos do peito em assuntos ligados a nossa magia de viver que é a música, a pintura, poesia e literatura, sem esquecer os conhecimentos gerais.
O resultado está nos comentários que sempre chegam cheios de alegria e redescobertas.

Claude estou indo hoje para o Crato, nos falamos...

Beijos !

Maria Amélia Castro disse...

Parabens Edilma!
Ai de nós se não fosse o nosso passado.
Imagino a alegria de Claude e Dominique, essas coisas calam fundo na alma.
abraços
Maria Amélia