Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Comunicado Vila das Artes




2009/10/27


CURSOS LIVRES
Vila das Artes abre inscrição para vários cursos gratuitos na área do audiovisual. (Foto: Curta de animação de Fábio Yamaji).

O Núcleo de Produção Digital Vila das Artes, programa Olhar Brasil, mantido em parceria com a Prefeitura e o Ministério da Cultura, está com inscrições abertas para vários cursos livres na área do audiovisual. As inscrições devem ser feitas na secretaria da Vila das Artes, rua 24 de Maio, 1221, das 9h às 20h, de segunda a sexta-feira. È necessário preencher uma ficha de inscrição, apresentar uma cópia do currículo e foto 3x4. Os cursos são gratuitos, tem duração de uma semana e visam o aperfeiçoamento do profissional em audiovisual. Confira: Finalização e pós-produção em Cinema e Vídeo com o editor João Maria nos dias 30 e 31 de outubro e 1º de novembro. Inscrições até terça –feira, dia 29 de outubro. O curso é para editores e produtores de cinema e vídeo. Composição e efeitos visuais para Cinema e vídeo recebe o professor J. Cambé. As aulas acontecem de 9 a 13 e de 16 e 17 de novembro, das 9h às 13h e das 15h às 17h. Podem participar pessoas com experiências em edição de vídeo e com o programa photoshop. As inscrições vão até dia 3 de novembro. Oficina de Documentário com Karla Holanda acontece de 16 a 21 de novembro, das13h30 às 18h30. O público alvo: alunos com experiência em documentário. Inscrições até dia 9 de novembro. Oficina de Interpretação para Cinema com o produtor de elenco Francisco Accioly, nos dias 18, 19 e 20 de novembro, das 19h às 21h45, recebe inscrições até dia 9 de novembro. A oficina é voltada para atores e diretores interessados em interpretação para cinema e vídeo. Animação em Stop Motion recebe o professor Fábio Yamaji, as inscrições estão prorrogadas até o dia 9 de novembro. As aulas acontecem de 19 a 22 de novembro, das 14h às 21h. Podem participar pessoas com idade a partir de 15 anos e que tenham noções de desenho, modelagem e animação. Junto com a ficha de inscrição, é necessário entregar um portfólio em DVD. O curso tem a parceria do Núcleo de Animação da Casa Amarela. Inscrições também na Casa Amarela (avenida da Universidade 2591).

III CONFERÊNCIA DE CULTURA
A III Conferência Municipal de Cultura de Fortaleza, começa nesta terça-feira, dia 27 e vai até dia 29 de outubro no Teatro São José (rua Rufino de Alencar, 362 – Centro – Praça do Cristo Redentor) e no Seminário da Prainha (cruzamento das avenidas Dom Manoel e Monsenhor Tabosa). Com o tema “Cultura, Diversidade, Cidadania e Desenvolvimento” a Conferência abre espaço para a consulta pública sobre as diretrizes que vão orientar a elaboração das políticas culturais para o município nos próximos anos. Para tanto, é importante a participação da sociedade civil, dos poderes legislativos e dos governos municipal, estadual e federal. Os grupos de trabalhos estarão divididos em eixos temáticos (cultura, comunicação e política, produção simbólica e diversidade cultural, cultura, cidade e cidadania, cultura e desenvolvimento sustentável, cultura e economia criativa, gestão e institucionalidade da cultura) para o debate e formulação das diretrizes gerais da Conferência. Confira a programação, escolha o seu grupo e participe:
DIA 27 - Teatro São José
18h30min - Credenciamento
19h - Instalação da Plenária da Conferência/ leitura e aprovação do Regimento Geral
19h30min - Debate de abertura - SECULTFOR / SECULT / MINC
DIA 28 - Seminário da Prainha
8h30min às 12h - Grupos de Trabalho por eixos temáticos para o debate e formulação das diretrizes gerais da Conferência
12h às 14h - Almoço
14h às 17h - Grupos de Trabalho por eixos temáticos para o debate e formulação das diretrizes gerais da Conferência

DIA 29 - Teatro São José
8h30min às 13h - Plenária Final - apresentação das diretrizes elaboradas nos GT´s para o debate e votação do documento final e eleição dos/as delegados/as municipais para a Conferência Estadual.
20h - Show de encerramento da III Conferência Municipal de Cultura com José Miguel Wisnik e Arthur Nestrovski, no Anfiteatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (rua Dragão do Mar, 81 - Praia de Iracema).

SEMANA DA ANIMAÇÃO
Amanhã tem mostra oficial do Dia Internacional da Animação. Foto do curta Linhas e Espirais de Diego Akel, selecionado para a mostra.

Amanhã, dia 28 de outubro é o Dia Internacional da Animação (DIA), que pelo sexto ano consecutivo realiza mostras gratuitas de curtas-metragens nacionais e internacionais pelo mundo. Este ano, a Mostra do DIA faz parte da primeira Semana da Animação, promovida pela Associação Cearense de Cinema de Animação (ACCA). Com uma programação diversificada e voltada para exibições de filmes e debates com profissionais da área, a Semana foi realizada em vários espaços da cidade, como na Vila das Artes, Casa Amarela, Gibiteca Municipal e Saraiva MegaStore. Nesta quarta, das 15h às 18h tem Bate-papo Animado na Vila das Artes (rua 24 de Maio, 1221, Centro) e a partir das 19h Mostra Oficial Dia Internacional Da Animação 2009 na Casa Amarela Eusélio Oliveira ( Avenida da Universidade 2591, Benfica). As atividades são gratuitas. Mais informações no animacaonuca.blogspot.com

DIVERSIDADE
Mídia, Gênero e Sexualidade é curso gratuito que recebe inscrições até 30 de outubro.

A Vila das Artes recebe até dia 30 de outubro inscrições para o curso “Mídia, Gênero e Sexualidade”, promovido pela Prefeitura de Fortaleza, através da Coordenadoria de Políticas Públicas para Diversidade Sexual da Secretaria de Direitos Humanos. O curso será ministrado pelo jornalista e pesquisador Júnior Ratts. A iniciativa visa refletir sobre como são construídas as imagens de identidade de gênero e de sexualidade na mídia atual, em especial a mídia publicitária. As aulas acontecem entre os dias 3 e 13 de novembro, das 14h às 17h, na Vila das Artes (Rua 24 de Maio, 1221, centro). Serão disponibilizadas 30 vagas e as inscrições, destinadas para maiores de 18 anos, podem ser feitas na secretaria da Vila, das 9h às 20h. Mais informações pelos telefones 3252-1444 (Vila das Artes), 3452.2349 (Coordenadoria da Diversidade) ou 8747-4650 (Júnior Ratts).

NÓIA


Seminário “Cinema de Ponto a Ponto" amplia a discussão sobre o cineclubismo. Grátis.

A Vila das Artes sedia o Seminário “Cinema de Ponto a Ponto” nos dias 29 e 30 de outubro, das 14h às 18h. A iniciativa é da Associação de Ciências e Artes – ACARTES, em parceria com o Festival NÓIA e tem como objetivo principal ampliar a discussão sobre os processos envolvidos na produção cinematográfica cearense e sobre a criação de uma rede capaz de fortalecer os cineclubes do Estado. Participarão do encontro representantes de cineclubes cearenses, de pontos de cultura que lidam com audiovisual, coletivos do Pontos de Corte (curso de formação da Vila das Artes) além de vários agentes culturais que lidam com exibição no Ceará. A entrada é gratuita. No dia 29 o tema em discussão Construindo uma ação audiovisual para TEIA 2010, recebe Gerardo Damasceno – Coordenador do Pontão de Cultura ARCARTES e Representante do Ministério da Cultura no setor de audiovisual dos Pontos de Cultura brasileiros; Lenildo Gomes - Representante da Vila das Artes; Micheline Helena - Coordenadora do Núcleo de Produção Digital Vila das Artes e Platini Fernandes - Representante do Fórum do Audiovisual do Ceará. No dia 30, o debate prossegue com Anseios do Cineclubismo Cearense e a presença de Bianca Felippsen Coordenadora de Comunicação da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará; Carolinne Vieira - Diretora-adjunta do Conselho Nacional de Cineclubes - NE3 (CE, MA, PI e RN); Duarte Dias - Representante do Audiovisual no Conselho Estadual de Cultura e Presidente da ACCV-ABD/CE - Associação Cearense de Audiovisual e Representantes do movimento "Artivismo em Rede". Toda a programação do Nóia, festival do Audiovisual Universitário no site http://www.festivalnoia.com/

CINECLUBES
Cine Alumbramento comunica: Caros cinéfilos, por motivos de força maior o Cine Alumbramento do mês de Novembro não acontecerá. Todos os seus realizadores estarão fora da cidade. Pedimos desculpas pelo inconveniente e seguiremos mantendo a programação normal com exibições e debates, na primeira segunda –feira do mês de Dezembro. Um forte abraço. Equipe Cine Alumbramento.

ENCONTRO DAS ARTES
Equipamento da Prefeitura Municipal de Fortaleza, vinculado à Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), a Vila das Artes é espaço voltado para a formação, pesquisa, produção e difusão em arte. Situado no centro de Fortaleza, reúne em seu espaço as Escolas Públicas de Dança e Audiovisual, o Núcleo de Produção Digital, Biblioteca e Videoteca. Tem como parceiros a Universidade Federal do Ceará, a Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura, FCPC, e a Rede Olhar Brasil. Apoio da Kodak, Quanta e Prodança. Apoio cultural do Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria Estadual da Cultura (Lei nº 13.811) e patrocínio do Banco do Nordeste, Fundo Nacional de Cultura e Lei de Incentivo a Cultural do Ministério da Cultura e Governo Federal. Todas as atividades são gratuitas.

Vila das Artes - Rua 24 de Maio, 1221, Centro. Fortaleza. Ceará. Brasil
Telefone (55+85) 3252-1444 comunicacaoviladasartes@gmail.com, viladasartesfortaleza@gmail.com

Nenhum comentário: