Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Gadé - Por Norma Hauer


Ele está sendo lembrado aqui hoje porque faleceu no dia 27 de outubro de 1969, há exatamente 40 anos!

GADÉ é um nome estranho para quem nasceu em 23/07/1904,sendo batizado como Oswaldo Chaves Ribeiro. Mas foi como GADÉ que ficou conhecido em nossa música popular,como pianista e compositor.
Nasceu em Niterói, onde se apresentava como pianista, vindo mais tarde para o Rio de Janeiro para exercer um cargo no extinto Lóide Brasileiro, de saudosa memória.
Como compositor, teve suas músicas gravadas pelos grandes vultos de sua época, como Carmen Miranda, Joel e Gaúcho, Almirante...
Com Herivelto Martins e Dalva de Oliveira, esteve na inauguração da Rádio Inconfidência de Belo Horizonte e aqui no Rio foi pianista nas Rádios Clube, Mayrink Veiga, Tupi e Nacional.

Suas músicas mais famosas eram todas de um humorismo sutil.
Assim, com Joel e Gaúcho, gravou "Estão Batendo"(estão batendo, se for comigo diga que não estou,é a mulata que há muito tempo você abandonou. Está zangada, de cara feia trás um vassourão na mão...") ou, ainda com Joel e Gaúcho,"Que Barulho é Esse"? oh Juracy, aí no corredor...meu chatô não é pomar de amor". Com Odete Amaral gravou "Quem é que Paga a Gasolina"("pelas ruas da cidade a bancar o lorde, bancando Pintacuda, a 120 a hora").
Pintacuda era um corredor italiano que fez parte do "Circuito da Gávea", vencendo-o duas vezes.
Imaginar o que foi aquele Circuito nos anos 30 e compará-lo com as atuais corridas de Fórmula 1 é o mesmo que comparar água com vinho.
Em compensação, nenhum carro com a velocidade dos atuais poderia correr no Circuito da Gávea, cheio de curvas perigosas.

Voltando a GADÉ, lembremos que Almirante foi quem gravou as mais bem humoradas de suas composições, como "Faustina"("corre aqui depressa,vai ver quem está no portão.É minha sogra com as malas, ela vem resolvida a morar no porão. Vai ser o "diabo", vamos ter sururu com o vizinho"...)
Voltando a GADÉ, lembremos que Almirante foi quem gravou as mais bem humoradas de suas composições, como "Faustina"("corre aqui depressa,vai ver quem está no portão.É minha sogra com as malas, ela vem resolvida a morar no porão. Vai ser o "diabo", vamos ter sururu com o vizinho"...).

Almirante gravou também "Vou-me Casar no Uruguai", naquele tempo em que não havia divórcio no Brasil e era comum os "desquitados" irem "casar no Uruguai", para dar satisfação à sociedade hipócrita da época.

VOU-ME CASAR NO URUGUAI

Autores: Gadé e Walfrido Silva
Gravação de Almirante e Carmen Miranda

Se eu fico em casa, você está falando
Se eu vou pra rua, você quer brigar
O nosso gênio não está combinando
Isso não é vida, eu vou me separar!
Se você teima, eu também sou teimoso
O nosso tempo vai em discussão
Se você acha que não sou bondoso
Arranje um palacete e saia do meu barracão!


Vou lhe dizer que já gastei muitos mil réis
Que estou tratando dos papéis
Para me separar
Estou arranjando um divórcio camarada
Porque nossa amizade, hoje em dia, não é nada
Nossa união vai ter o fim que eu queria
Que é sem ter tiro e correria
Vai ser bem melhor
Você se vista e vai pra casa de seu pai
Que vou comprar minha passagem
E vou casar lá no Uruguai .

Essa música teve uma "resposta" do próprio Gadé, gravada por Carmen Miranda, que terminava assim:

"Você querendo case então onde quiser
Que eu fico mesmo no Brasil
Honrando o nome de mulher."

Esse era o humorismo sadio de GADÉ.
Norma Hauer

Nenhum comentário: