Ele nasceu em junho e faleceu a 11 de janeiro de 1947. Seu nome JOÃO PETRA DE BARROS.
. Começou sua carreira de cantor ainda no início dos anos 30, tendo sido amigo de Noel Rosa, sendo o primeiro a gravar,de Noel, "Até Amanhã".
Foi, também o primeiro a gravar "As Pastorinhas", ainda com Noel vivo e que não fez sucesso. Naquela ocasião a música chamava-se "Linda Pequena" e alguns versos foram, posteriormente, modificados por Braguinha, que mudou o título de "Linda Pequena" para "As Pastorinhas", deu a Sílvio Caldas para gravar e é sucesso até hoje;sucesso que Noel não conheceu.
Petra também foi o primeiro a gravar "Última Inspiração", de Peterpan, que vinha a ser cunhado de Emilinha Borba.
De seu repertório constam, ainda: "Santo Antônio Amigo";"Bonequinha de Veludo";"Teatro de Revista";"Flor do Lodo";"Rosa de Veludo" e muitas outras.
Nos tempos dos bondes (dos quais temos saudades, mas que devemos recordar que não eram tão bons assim) acontecia que quando não havia lugares em seus bancos,a "moçada" viajava nos estribos, expondo suas vidas.
João Petra de Barros, viajando no estribo de um bonde Tijuca (66) que transitava pela Rua da Carioca, teve uma de suas pernas esmagadas entre o bonde e um caminhão estacionado naquela rua.
Rsultado: teve de amputá-la.
Nunca mais foi o mesmo. Caiu em depressão e, em 10 de janeiro de 1947, com apenas 32 anos,amargurado, pôs fim à sua vida terrena.
Relembrá-lo hoje, é uma grande saudade.
norma hauer
Nenhum comentário:
Postar um comentário