Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Lembranças da velha Ponta da Serra

Noite de trovões e relâmpagos
e chuva farta.
Manhã inundada de luz
e cheia no rio Carás
terreiros inundados com poças d’ água
ou então, nas margens dos caminhos,
riachinhos que corriam entre pedras
e iam do terreiro da nossa casa ao terreiro da casa de vovô Valdevino
Eram nossos pequenos rios pessoais.

O dia ficava tão mais bonito depois que a chuva lavava tudo:
as flores, as pedras, o telhado, a calçado, o terreiro.
Existia outra luminosidade no ar
refletindo no chão, no espaço, nas árvores, nas almas das pessoas.

O cheiro da chuva quando já se foi
é diferente do cheiro que traz na chegada
que é um cheiro arrebatador:
a alegria, a festa, o alvoroço e, tantas vezes,
a impetuosidade com que chega tem cheiro
de que veio para um grande encontro de amor com a terra.
Desaguar nela, molhar, fertilizar, acordar seus minérios
aguando seus vulcões.

Ficávamos no alpendre da casa
olhando a chuva cair
olhando a chuva abençoar a terra
na sua partida
deixando os terreiros os caminhos as plantações
os rios as árvores os tabuleiros os animais lavados
e nossas almas também lavadas.

O caminho para os banhos no rio
por entre os arrozais
caminhos de poços d’ água
caminhos de lama
lagartas grudavam nas nossas roupas
minha irmã gritava apavorada
as outras riam e corriam
para o banho de rio.
Desnudas, despidas
de medo e pudor
mergulhadas nos rio
pura festa. Entrega.
Os muricis
os oitizeiros
os maris
as unhas de gato cobriam o leito do rio.
Do alto o sol se infiltrava por entre os galhos
curioso
espiando nossa nudez menina.
(StelaSiebraBrito)

6 comentários:

socorro moreira disse...

Arrepiante !


Sou orgulhosa de ti !


Abraçossssss

Edilma disse...

Stela,

Arrasou !
Voce é boa nisso, menina flor!

Beijo!

Íris Pereira de Souza disse...

Stela, dizer o que senti à toda essa magia, não tenho como faze-lo, só direi que senti-me um próprio grão da areia que desceu com a terra junto com a chuva até o rio carás, vindo depois de muito correr, vencendo obstáculos e corredeiras até o mar do sudeste onde ora faço morada, mas que nunca esqueci de minha doce paixão que é Ponta da Serra, você me fez retornar aos meus inocentes tempos passados neste cantinho que guardo bem aqui no coração.
Minhas energias mais puras pra você menina.
Maria Írismar Pereira ( Íris Reflete)

Íris Pereira de Souza disse...

Por favor permita-me pedir-lhe enviar pra para eu postá-lo em meu blog.

Claude Bloc disse...

Lindíssimo, com cheirinho mesmo do nosso mundo, do nosso tempo, de nossa terra.

Me senti em casa nas tuas palavras.

Abraço,

Claude

Stela disse...

Meninas,
tô feliz por vocês terem gostado. A Ponta da Serra é minha rede, foi lá que nasci, e não tinha berço, era rede mesmo.
Iris, vou te mandar um e-mail com o texto e outras conversas.
Xêros pra vocês.