Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

segunda-feira, 14 de junho de 2010

“O ministro desconhece...” – Por: José Nilton Mariano Saraiva

Ter o bom senso e a ponderabilidade de “filtrar” determinado tipo de informação, antes de absorvê-la, é o mínimo (recomendável) que podemos exercitar em tempos de Internet. Dias atrás, por exemplo, enfocando o malcheiroso ambiente político, e sem apresentar as respectivas tabulações dos dados, a empresa de propriedade particular PPE (Publicidade, Promoções e Eventos) sediada em Fortaleza-CE divulgou - e a mídia cearense tratou de repercutir com certo exagero – os números de uma eleição por ela patrocinada, que resultou na escolha dos “30 melhores prefeitos do Ceará, em 2010”.
Ali, ocupando todo um longo parágrafo, no item relativo a “quem votou”, dentre colunistas sociais, locutores de rádio e outros, constam os nomes de algumas autoridades, pontuando e sobressaindo-se o do cearense Ubiratan Aguiar, atual Ministro-Presidente do Tribunal de Contas da União – TCU.
Valendo-se da transparência dos órgãos do atual governo federal, entramos em contato direto com a Ouvidoria do TCU, em Brasília (em cujo protocolo ficou registrada a “manifestação n° 29627”), à busca da confirmação se o presidente daquele Corte teria realmente participado da citada votação e quais os critérios recomendados e levados em conta para a escolha dos “30 melhores prefeitos do Ceará, em 2010”.
E, aí, o balde de água fria, a desagradável surpresa: segundo a Chefia de Gabinete do Ministro e a Secretaria Geral da Presidência (vide abaixo), sua excelência, o Ministro Ubiratan Aguiar, consultado, peremptoriamente teria afirmado que “desconhece do que se trata” (a tal promoção da PPE) e, por conseguinte, não teria votado e nem delegado poderes para ninguém representá-lo na citada votação.
Perguntas (sérias) que se impõem: a) e as demais autoridades (não os colunistas sociais e locutores de rádio) constantes da relação dos jurados da empresa privada PPE (Publicidade, Promoções e Eventos), será que votaram realmente para a escolha dos “30 melhores prefeitos do Ceará, em 2010”, ou também (tal qual o presidente do TCU), desconhecem do que se trata ??? b) será que é justificável e valerá mesmo a pena 30 (trinta) das nossas “falidas” prefeituras interioranas arcarem com os vultosos custos de transporte, traslado e hospedagem para uma numerosa comitiva acompanhar os respectivos chefes da municipalidade à capital, a fim de receberem tal “premiação” ??? c) afinal, em termos práticos, os 30 (trinta) municípios “distinguidos” com tal “premiação” (de uma empresa particular, não nos esqueçamos), lucrarão mesmo o quê, com isso???
Abaixo (ipsis litteris), para que dúvidas não pairem, a comunicação que nos foi encaminhada, em 09.06.10, pelo Tribunal de Contas da União-TCU, via Ouvidoria, Chefia de Gabinete do Ministro e Secretaria Geral da Presidência, respectivamente, para onde deverão ser encaminhados possíveis questionamentos:
**************************

----- Original Message -----
From: Ouvidoria 15
Sent: Wednesday, June 09, 2010 5:07 PM
Subject: Manifestação n. 29627 - Ouvidoria

Prezado Senhor José Nilton Mariano Saraiva,

Comunicamos que tomamos conhecimento do teor de sua Manifestação, registrada sob o n. 29627 nesta Ouvidoria, e providenciamos a sua remessa para a Chefia de Gabinete do Ministro Ubiratan Aguiar e para a Secretaria Geral da Presidência desta Corte no intuito de seu atendimento.
Em resposta, nos foi encaminhado o seguinte:

"De: Maria Virginia de Faria Franco Turbay
Enviada em: terça-feira, 8 de junho de 2010 18:29
Para: Ouvidoria 15
Assunto: Manifestação n. 29627 - Ouvidoria

Informo que o Ministro Ubiratan Aguiar desconhece do que se trata.

Maria Virginia de Faria Franco Turbay
Chefe de Gabinete do Presidente"

Atenciosamente,
Ouvidoria do TCU



3 comentários:

Claude Bloc disse...

Argumentações muito bem postas, J. Nilton.

Abraço,

Claude

Carlos Eduardo Esmeraldo disse...

Caro Mariano

Sempre tive sérias desconfianças dessas promoções sobre melhores prefeitos. Deveria ser "os trimta prefeitos que melhor pargaram" a empresa publicitária em questão.

Dihelson Mendonça disse...

É sabido que todo ano, o autor deste artigo critica o prefeito Samuel Araripe por pura inveja e desinformação, duas qualidades que alidas, podem causar grandes estragos, porque a bem da verdade, Samuel tem ganho por 3 anos seguidos lugares próximos do topo.

Em 2008 e 2009, segundo lugar. É bom que se diga que a premiação se faz por votação e não por escolha de alguma empresa particular.

Quando se expõe em público dados dessa gravidade como o fêz o Sr. Nilton Mariano, é necessário que a verdade seja restabelecida, pois está duvidando da idoneidade da empresa, e do caráter dos votantes.

Entrei em contato com a PPE, empresa que organiza esse evento há 23 anos. Eles não seriam malucos de jogar uma coisa dessas para o Brasil inteiro sem o próprio ministro tomar coinhecimento, além do que a escolha foi feita por pessoas muito ilustres, presidentes dos tribunais de contas e outros através de votação. Aproveitei e mandei um Fac-Símile para a empresa PPE, que deverá contactar o autor deste artigo, e para o gabinete do Prefeito Samuel Araripe, a fim que os questionamentos sejam devidamente apurados e respondidos.

Acusações são coisas sérias!

De qualquer forma, quer a inveja e a maldade queiram tomar conta, não conseguirão, como há 3 anos, nós estaremos em Fortaleza no Dia 21 de Junho, para receber essa honrosa premiação dentre dezenas de outras autoridades, e isso muito se justifica, em face dos levantamentos dos benefícios aplicados no Crato nas Áreas de Educação, Saúde, Cultura e outras.

Dihelson Mendonça