Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Lupicínio Rodrigues - Por Norma Hauer


Foi a 16 de setembro de 1914 que nasceu, em Porto Alegre, um compositor que, sem deixar sua cidade natal fez sucesso em todo o Brasil principalmente aqui no Rio. Seu nome: LUPICÍNIO RODRIGUES.
Seu nascimento foi bastante tumultuado, segundo consta da coleção lançada pela Abril Cultural, no volume sobre Lupicínio.
Ali ,com bastantes pormenores, é narrado que quando a mãe dele entrou em trabalho de parto, estava chovendo demais e o pai não encontrava a parteira. E foi um reboliço... Naquela época as crianças nasciam em casa, com parteiras.

É importante lembrar a figura ímpar de Lupicínio, um dos poucos artistas, dentre cantores e compositores que não saíram da sua terra natal para vir tentar a vida aqui na antiga Capital, para onde vinham principalmente os nordestinos.

Lupicínio, em seus sambas, inspirava-se em suas próprias desavenças e foi ele quem criou as canções de "dor de cotovelo".

Seu primeiro sucesso foi também o primeiro de Ciro Monteiro como cantor: "Se Acaso Você Chegasse", feita em parceria com Felisberto Martins. Este foi parceiro de Lupicínio em diversas composições.

Francisco Alves, sentindo a importância de Lupicínio, gravou "Cadeira Vazia", "Quem Há de Dizer", "Esses Moços (Pobres Moços"), "Maria Rosa", "Nervos de Aço" (primeiramente gravada por Déo, mas foi na voz de Chico Alves que "estourou")
Na época, eram as músicas mais executadas no rádio.

Na voz de Orlando Silva foi gravado o samba "Brasa". O interessante é que na primeira gravação apareceram alguns erros crassos de português, como:"desculpe e minha pergunta, mas QUEM tanta asneira junta ENSINARAM a falar..."ou "se às vezes eu me demoro, é diminuindo a hora, para CONSIGO eu estar..."
Pouco tempo depois, Orlando regravou, transformando o "ENSINARAM" (plural) em ENSINOU-LHE (singular) e o "CONSIGO" (pronome reflexivo) para COM VOCÊ.

Ainda assim, no final, foi mantido um erro de concordância. Ao dizer " se acabasse essa brasa, eu não sairia de casa, dia e noite a LHE ADORAR". O verbo adorar pede objeto indireto, assim seria "Dia e noite a A adorar", mas em poesia tudo é admissível e a letra ficaria com um final confuso, se fosse corrigida.
Um dos grandes intérpretes de Lupicínio foi Jamelão, a quem coube gravar muitas músicas “dor de cotovelo” como “Foi Assim”; “Se é Verdade”; Volta”;”Torre de Babel” e “Ela Disse-me Assim”,,.
Outros grandes sucessos de Lupicínio foram o samba “Vingança”, na voz de Linda Batista e “Nunca”, gravado por Dircinha Batista.

VINGANÇA
Eu gostei tanto,tanto quando me contaram
Que lhe encontraram bebendo e chorando
Na mesa de um bar
E que quando os amigos do peito por mim perguntaram
Um soluço cortou sua voz não lhe deixou falar
Mas eu gostei tanto, tanto quando me contaram
Que tive mesmo que fazer esforço pra ninguém notar

O remorso talvez seja a causa do seu desespero
Você deve estar bem consciente do que praticou
Me fazer passar tanta vergonha com um companheiro
E a vergonha é a herança maior que meu pai me deixou
Mas enquanto houver força em meu peito eu não quero mais nada
Só vingança, vingança, vingança aos santos clamar
Você há de rolar como as pedras que rolam na estrada,
Sem ter mesmo um cantinho de seu p’ra poder descansar..
LUPICÍNIO RODRIGUES faleceu em 27 de agosto de 1974, em seu “inferno zodiacal”, na cidade de Porto Alegre, onde sempre viveu, sem completar 64 anos.


Norma

Nenhum comentário: